Início do conteúdo
Como fazer BI nas Planilhas do Google

Tão importante quanto os gráficos para a tomada de decisão são os dados em si que estes representam, o conjunto de dados gerados ou transformado em sub-tabelas e que usamos para a construção de gráficos são os mesmos que utilizaremos no BI.

O gráfico deve sempre ser um subproduto do BI e não a essência, devemos construir bons dados antes de bons gráficos por isso estou ressaltando aqui e no vídeo abaixo observaremos em detalhes como construir informações para a tomada de decisão. Os dados apresentados são os que estão disponíveis no site da prefeitura de Pelotas e no site da secretaria estadual de saúde do RS.

Como a velocidade da ocupação dos leitos pelo COVID muda muito constantemente no intervalo de duas semanas, este foi o recorte que fizemos, o nosso objetivo é estimar dados para o dia de amanhã para legitimar comportamentos mais restritivos como o lockdown, para isso vamos usar lógicas simples e matemática simples como progressão aritmética.

O objetivo no vídeo abaixo é tornar os dados o mais claro possível e com o máximo de recursos possíveis, para isso, obtivemos os dados de bandeiras e de ocupação de leitos disponíveis no site da prefeitura, note que os dados de óbito em si não quer dizer nada, o que importa para a tomada de decisão quase sempre é a diferença de um dia para o outro, ou seja, da evolução de casos, da evolução de óbitos, pois isso impacta diretamente nas políticas a serem adotadas, tais como o aluguel de leitos, deslocamento de profissionais, medidas de redução ou abertura de circulação da população e etc.

 

Então a primeira coisa que fazemos com os dados é destacar os principais pontos, outra questão que podemos fazer é criar colunas auxiliares e que nos forneçam os mesmos dados mas de uma maneira mais clara do que teríamos com Totais por exemplo.

 

Lembrando que estas previsões são progressões aritméticas para Y 16 entre os dados em Y (1..15) com o X (valores pra cada Y). Então dependendo dos valores obtidos e das médias observadas até então, estamos fazendo uma previsão destes dados. Para termos a previsão de leitos ocupados que é o que nos interessa devemos fazer a mesma coisa, fazemos uma diferença entre a porcentagem do dia anterior e a do novo e depois usamos a fórmula de previsão vista anteriormente.

 

Por fim, é muito comum fazermos quadros resumos, que são tabelas ou itens muito simplificados dos resultados obtidos, são os pontos cruciais para as tomadas de decisões, no nosso caso, vamos colocar os dados de projeções para o próximo dia, segue abaixo um vídeo de como ficou.

 

 

Mais adiante no curso veremos um pouco sobre Ciência de Dados, que abordará um pouco mais sobre a questão da Inteligência de Negócios, o motivo de explorarmos um pouco essa questão teórica no curso de Planilhas do Google é porquê saber o que é Inteligência de Negócios e aplicá-lo corretamente no planejamento das funções públicas, concede aos gestores recursos necessários para subsidiar as tomadas de decisões, levando a mais transparência nos processos e reduzindo o desperdícios em verbas públicas, espaços ou pessoal, melhorando o serviço para a população por um custo menor.