Gráficos de Área
Esse tipo de gráfico possui diversos formatos, dentre os mais comuns temos os de área quadrada e de radar, trata-se de um recurso que devemos utilizar quando queremos demonstrar o quanto um determinado dado é maior do que outro, usamos estes gráficos quando queremos explorar o senso analítico de quem está observando o gráfico de forma que a própria sensação de volume já é o efeito que queremos demonstrar.
No vídeo abaixo exemplificaremos o gráfico de Radar, nele é possível comparar de forma contínua o quanto um determinado dado tem mais influência sobre uma ou outra categoria, no exemplo à seguir ressaltamos o quanto as variáveis de sintomas de Febre, Tosse, Garganta e Dispneia estão dispostos nas cidades estudadas, claro que em um gráfico para demonstrar isso o ideal seria realizar a proporção pela população de cada cidade e ainda analisar de acordo com a quantidade de Casos detectados de Covid 19 em cada município, mas como estamos apenas querendo demonstrar os dados técnicos dos gráficos, vamos utilizar estes dados para ter uma ideia de como construir e visualizar esse gráfico.
Primeiro definimos o Eixo X, que no nosso caso será as cidades (Categoria que queremos destacar nesse gráfico) e em seguida adicionamos as séries de dados, que são os dados em si que queremos analisar. Adicionamos os diferentes sintomas para termos uma possibilidade de comparação entre as variáveis.
Gráficos de Pizza
Se a sua ideia é mostrar algum dado onde o que importa é analisar a proporção em relação as outras variáveis esse tipo de gráfico é o ideal, nenhum outro gráfico representa tanto a ideia de 100% do que o gráfico de Pizza. O ideal é utilizá-lo quando temos poucas variáveis, senão, corremos o risco de fragmentar tanto os pedaços que fica difícil absorver sua informação.
No exemplo observado no vídeo abaixo, temos a construção de um gráfico apenas com os dados totais das cidades em relação apenas a um sintoma, que no caso foi o de febre. Notem que dados cujo valor seja 0 como temos no caso da cidade do Chuí, não são exibidos neste tipo de gráfico, pois seria necessário compor ao menos um pedaço, por menor que fosse da fatia total para serem exibidos, é possível adicionar esse tipo de informação no rodapé para que as pessoas não pensem que algum dado foi perdido.
No final do vídeo abaixo exemplificamos algumas alterações nas aparências dos gráficos através do meno Personalizar disponível no editor de gráficos.