Tabela Dinâmica
Digamos que você tem uma tabela como a observada nos dados brutos que foram retirados da página da secretaria de saúde do Rio Grande do Sul e que temos utilizado ao longo do curso, para transformar estes dados em algo mais palpável, precisamos inicialmente trabalhar com as informações que estão contidas nesta. Para isso, um valioso recurso é o uso da Tabela Dinâmica, que basicamente cria uma tela de visualização trabalhada em relação a outra planilha de dados, normalmente em cima dos dados brutos.
Na seção do curso que lidamos como Validação de Dados, trabalhamos em cima do item de menu Validação de Dados, acabamos por reservar este item para outro tópico pois estava ficando sobrecarregado já que se tratava de um tópico extenso. A Tabela Dinâmica te permite construir de forma intuitiva e prática visualizações que se fôssemos utilizar os filtros para criar, provavelmente levaríamos tempos e bastaria a alteração de um item para perder todo o trabalho.
O vídeo abaixo exemplifica o básico da criação de uma tabela dinâmica, basicamente, se seleciona a pasta/tabela que se deseja trabalhar, no nosso caso, trata-se da pasta DADOS BRUTOS, posteriormente, se clica no item de menu Dados e sub item de menu Tabela Dinâmica.
O Editor da tabela dinâmica te permite estruturar teus dados, informar quais são os campos que você deseja exibir ao cruzar e especificar Linhas e Colunas que desejas exibir, é possível nesse ponto também atribuir ordenação para estes dados. Outro recurso extremamente útil vemos no botão Valores que te permitem inserir resultados a tua tabela, te permitem filtrar e só exibir dados únicos entre outros. Além disso, temos o recurso de Filtros que é um dos mais importantes, pois te permitem de fato criar visualizações e variações da tua tabela.
Na Opção Sugerida o Google te passa algumas sugestões para esta nova tabela, tais como o controle de cidades por faixa etária, faixa etária por região, tipo de teste por região. Estas gerações automática de dados normalmente não são muito úteis quando estamos trabalhando com um conteúdo que o google ainda não trabalhou, normalmente, depois de alguns testes o Google entende que tipo de tabela dinâmica você pretende criar e te passa sugestões mais interessantes. No vídeo abaixo eu cliquei no sinal de MAIS presente no topo direito das sugestões, pois eu não pretendia criar estas tabelas, apenas visualizar as informações, mas caso você goste de alguma das opções sugeridas você poderá clicar sobre a sugestão em si para criar.
Na opção Linha x Coluna, se você está treinando talvez deva estar pensando, porquê só aparecem colunas, tanto no item Linhas quanto Colunas? isso acontece porquê normalmente desejamos cruzar informações, por exemplo, se quisermos separar por sexo quantas pessoas estão em acompanhamento, quantas foram curadas e quantas foram à óbito. Estaremos cruzando as informações presentes na tabela Sexo pela Evolução. Mesmo ao criar a tabela, Linha x Coluna ainda é preciso adicionar os valores que desejamos calcular, nesse caso, vamos adicionar o campo Evolução como valor. O vídeo abaixo exemplifica este uso.
Notem que no vídeo acima temos alguns dados que precisaremos remover com a limpeza de dados, por exemplo, temos um Feminino escrito Femininio, assim como dados em brancos tanto na tabela Evolução quanto de Sexo. Normalmente, nesses casos, se o nosso N, ou seja, se nossa amostra é grande o suficiente para podermos remover estas informações o fazemos, caso contrário precisamos descobrir a resposta para estes dados.
Adicionar linhas e colunas em tabelas dinâmicas torna-se um desafio simples quando entendemos o que o sistema está fazendo, no caso, se quisermos adicionar a informação da faixa etária dentro desta tabela, pelo fato de nossos valores estar associado a Evolução que está nas colunas, devemos inserir no item Linhas, notem no vídeo abaixo como fica simples e interessante fazer uso deste recurso.
Por enquanto, os dados estão vindo da tabela completa, mas muitas vezes precisamos fazer um recorte das informações, digamos que estamos analisando os dados apenas da cidade de Pelotas, podemos fazer um filtro de duas maneiras, ou selecionamos na linha de filtros a questão do município e usamos a opção de Filtrar por condição, ou podemos selecionar a opção Filtrar por valores, no caso de textos fixos recomendamos a segunda opção para prevenir erros de digitação. Para dados numéricos você pode inclusive comparar com dados em uma determinada tabela. O vídeo abaixo exemplifica este uso.
Como último recurso de tabela dinâmica temos a criação de tabelas automáticas à partir de determinados dados, por exemplo, temos 5 mulheres em acompanhamento na cidade com idades entre 20 e 29 anos e gostaríamos de saber mais detalhes sobre isto, basta clicarmos duas vezes sobre o número 5 para que seja montada uma nova tabela com todas as informações que geraram estes dados, além de todos os outros dados da tabela bruta, este recurso é muito bom quando desejamos analisar apenas um pequeno dado na tabela já criada, poderíamos usar para verificar a existência ou não de comorbidades ou outro detalhe que fosse relevante para a nossa pesquisa.