Início do conteúdo
Validação de Dados

Validação de dados

Dentre os itens mais importantes desta aula ressaltamos e colocamos como título a de validação de dados, pois o conhecimento desta ferramenta é um facilitador para diversos desenvolvimentos de planilhas, possui muitos recurso interessantes tanto em relação a exibição dos dados quanto de preenchimento de informações (que é o objetivo principal deste recurso).

O primeiro recurso que veremos então é a Lista de um Intervalo, é uma forma rápida e fácil de se criar uma validação à partir de dados pré existentes. É um recurso muito útil para quando precisamos criar tabelas ou formulários onde o usuário é obrigado a preencher um determinado dado, como por exemplo a seleção de uma categoria específica.

Para fazer isso você precisa de uma lista específica, no nosso caso é o nome de Cidades que inserimos em uma segunda pasta, mas que poderia estar na mesma, selecionamos a célula em que queríamos exibir a lista, clicamos em Dados, depois em Validação de Dados e por fim, selecionamos as células correspondentes ao intervalo que queríamos atribuir como possibilidade para o campo. Este procedimento pode ser observado no vídeo abaixo.

Outra forma de se criar esta lista é utilizando o recurso de Intervalos visto na sessão anterior, ao invés de selecionarmos as células desejadas escrevemos o nome do campo criado no Intervalo Nomeado. Segue um vídeo abaixo exemplificando este uso.

 

Às vezes não é interessante ter uma pasta guardando determinados dados, mas também queremos criar uma lista específica de dados para selecionar. Os motivos podem ser diversos, mas normalmente está associado ao fato de não poluir as planilhas com dados desnecessários, tais como se quiséssemos jogar uma posição geográfica em nossa tabela, poderíamos fazer da forma como exemplificada no vídeo abaixo.

Outro recurso interessante é a validação de números, que permite de forma fácil que determinados campos só possam ser números e definidos dentro de um intervalo. Isso possibilita e facilita campos como CPF que contém no máximo 11 números, ou seja, removendo a sequência inicial de zeros, possibilita que o número seja no máximo 99999999999, claro que para esse caso específico o ideal é utilizar uma fórmula específica que veremos mais adiante. O vídeo abaixo exemplifica o uso deste recurso.

Além disso, você pode configurar itens como Data, configurando uma data inicial mínima, uma data inicial máxima, você pode também estabelecer que campos específicos sejam as datas iniciais e finais, isso facilita montar formulários onde uma data dependa da outra, a validação destes campos normalmente são de extrema necessidade pois é muito fácil digitar errado uma data, o vídeo abaixo exemplifica um uso.

Outro recurso disponível é a validação de textos, dentre os principais usos desta função está a validação de emails e sites (url). Vejamos no vídeo abaixo um exemplo deste uso.