Sobre o Programa

O programa de Fortalecimento da cadeia da piscicultura nos Municípios do entorno da Lagoa Mirim (região Sul do RS) visa desenvolver atividades de capacitação, treinamento e auxílio de técnicos extensionistas municipais, estaduais e federais, na elaboração e implantação de projetos em piscicultura na região. Também objetiva acompanhar com consultoria os projetos em andamento a partir dos cursos ministrados durante o programa. Os cursos terão duração de 100 h (40 h presenciais e 100 h à distância).

Para qualquer dúvida relacionada à piscicultura
CLIQUE AQUI

A meta do programa é a capacitação dos extensionistas indicados pelos órgãos públicos em uma primeira etapa de levantamento e avaliação da atividade na região em um máximo de 80 servidores, atendendo cerca de 40 prefeituras. O programa tem como objetivo fortalecer e fomentar a cadeia da piscicultura na região da bacia da Lagoa Mirim, na forma de distribuição de alevinos, assistência técnica e treinamento de técnicos municipais, estaduais, produtores e pescadores, desenvolvidos através do Laboratório de Piscicultura do Chasqueiro/ALM/UFPEL, e busca promover ações de detalhamento das condições atuais da atividade local, levantamento das demandas, curso de aperfeiçoamento de extensionistas, além da continuidade da produção e repasse dos alevinos, objetivando contribuir de forma significativa em praticamente todas as etapas desta importante atividade que mesmo tendo destaque a nível nacional ainda pode ser considerada como iniciante em nosso estado e país.

Os principais pontos de atuação do projeto visam:
– Identificar as principais entidades envolvidas na cadeia produtiva da piscicultura nos municípios;
– Mapear os principais piscicultores dos municípios envolvidos;
– Capacitar técnicos municipais e estaduais sobre técnicas de produção na piscicultura;
– Capacitar produtores sobre técnicas de produção na piscicultura;
– Promover o fomento da piscicultura no entorno da Lagoa Mirim, através da produção e distribuição de alevinos;
– Identificar os principais problemas para o desenvolvimento da piscicultura na região;
– Constituir um núcleo para assessoria na elaboração e desenvolvimento das soluções relacionados aos problemas da piscicultura na região.