Conteúdos úteis

ALGUMAS DICAS DE CONTEÚDOS
Segue um exemplo de estrutura que pose ser usada.
Ao lado do título de cada seção indico a data em que cada lista foi atualizada.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
1. Livros úteis (última atualização desta seção: 17.fev.2025)

1. ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo, Boitempo, 1.ed., 2018.

Meio de leitura: Livro digital

Descrição do Livro (conteúdo extraído de divulgações em livrarias virtuais)
O novo livro do sociólogo e professor da Unicamp Ricardo Antunes apresenta um retrato detalhado da classe trabalhadora hoje, em suas principais tendências. O estudo apresenta uma análise detalhada das mudanças trabalhistas que ocorreram na história recente do país, desde a redemocratização até o impeachment de Dilma Rousseff, e seu eixo está em compreender a explosão do novo proletariado de serviços, que se desenvolve com o trabalho digital, on-line e intermitente. Antunes demonstra como estão se manifestando essas tendências tanto nos países da Europa quanto no Brasil, apresentando elementos presentes na nova morfologia do trabalho. Os adoecimentos, padecimentos, precarizações, terceirizações, desregulamentações e assédios parecem tornar-se mais a regra do que a exceção. Um dos principais estudiosos da sociologia do trabalho no Brasil, Antunes combina a pesquisa sociológica concreta, rigorosa e empiricamente fundamentada com um compromisso social intransigente, a saber, a tomada de partido pelos explorados e oprimidos. ‘Se o mundo atual nos oferece como horizonte imediato o privilégio da servidão, seu combate e seu impedimento efetivos, então, só serão possíveis se a humanidade conseguir recuperar o desafio da emancipação’, afirma o autor.

O que foi possível extrair do livro (conteúdo desenvolvido pelo responsável por este website)
.
.

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
2. Filmes (última atualização desta seção: 05.abr.2025)

05. A Família Bélier (França / 2014 / 105min)

Título original: La Famille Bélier
Diretor: Eric Lartigau
Roteirista: .

Sinopse
Paula é uma adolescente que enfrenta todas as questões comuns de sua idade: o primeiro amor, os problemas na escola, as brigas com os pais. Mas sua família tem algo diferente: seus pais e seu irmão são surdos e é ela quem administra a fazenda e traduz a língua de sinais nas conversas com os vizinhos. Um dia, porém, ela descobre ter o talento para o canto e que pode integrar uma escola prestigiosa em Paris. Agora, Paula precisa fazer uma escolha que a distanciará da família e a forçará a crescer.

O que foi possível extrair do filme
Este é um filme especial e sensível. Um daqueles típicos filmes franceses que nos cativam com sua simplicidade na forma mas se mostram cheios de potência em suas mensagem. Também vale muito à pena assistí-lo pelo viés da acessibilidade.
.

08. Amnésia (EUA / 2001 / 113min)

Título original: Memento
Diretor: Christopher Nolan
Roteirista: Christopher Nolan

Sinopse
Leonard está caçando o homem que estuprou e matou sua esposa. Ele tem dificuldades em encontrar o assassino pois sofre de uma forma intratável de perda de memória. Mesmo que ele possa lembrar detalhes da vida antes do acidente, Leonard não consegue lembrar o que aconteceu quinze minutos atrás, onde está indo ou a razão.

O que foi possível extrair do filme
.
.

09. Amor (França / 2012 / 127min)

Título original: Amour
Diretor: Michael Haneke
Roteirista: Michael Haneke

Sinopse
Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva) são um casal de aposentados apaixonados por música. Eles têm uma filha musicista que vive em outro país. Certo dia Anne sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado. O casal de idosos passa por graves obstáculos que colocarão o seu amor em teste.

O que foi possível extrair do filme
É um filme poderoso que traz de forma desconcertante os caminhos da vida enquanto envelhecemos. Em um mundo com a pirâmide etária cada vez mais tomada pelas idades mais avançadas, este filme ganha uma força imensa, nos fazendo refletir sobre onde estaremos quando nossas vidas avançarem no caminho natural para o envelhecimento.
.

13. Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (EUA / 2004 / 108min)

Título original: Eternal Sunshine of the Spotless Mind
Diretor: Michel Gondry
Roteirista: Charlie Kaufman, Michel Gondry

Sinopse
Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) formavam um casal que durante anos tentaram fazer com que o relacionamento desse certo. Desiludida com o fracasso, Clementine decide esquecer Joel para sempre e, para tanto, aceita se submeter a um tratamento experimental, que retira de sua memória os momentos vividos com ele. Após saber de sua atitude Joel entra em depressão, frustrado por ainda estar apaixonado por alguém que quer esquecê-lo. Decidido a superar a questão, Joel também se submete ao tratamento experimental. Porém ele acaba desistindo de tentar esquecê-la e começa a encaixar Clementine em momentos de sua memória os quais ela não participa.

O que foi possível extrair do filme
.
.

14. Carne, Osso (documentário) (Brasil / 2011 / 65min)

Título original: Carne, Osso
Diretor: Caio Cavechini/Carlos Juliano Barros
Roteirista: Caio Cavechini

Sinopse
Quem trabalha em um frigorífico se depara diariamente com uma série de riscos que a maior parte das pessoas sequer imagina. Exposição constante a facas, serras e outros instrumentos cortantes; realização de movimentos repetitivos que podem gerar graves lesões e doenças; pressão psicológica para dar conta do alucinado ritmo de produção; jornadas exaustivas até mesmo aos sábados; ambiente asfixiante e, obviamente, frio – muito frio. Esse é o duro cotidiano de trabalho nos frigoríficos brasileiros de abate de aves, bovinos e suínos que o documentário Carne, Osso traz à tona. Ao longo de dois anos, a equipe da ONG Repórter Brasil percorreu diversos pontos nas regiões Sul e Centro-Oeste à procura de histórias de vida que pudessem ilustrar esses problemas. O filme alia imagens impactantes a depoimentos que caracterizam uma triste realidade que deve ser encarada com a devida seriedade pela iniciativa privada, pela sociedade civil e pelo poder público.

O que foi possível extrair do filme
.
.

26. Estou Pensando em Acabar com Tudo (EUA / 2020 / 134min)

Título original: I’m Thinking of Ending Things
Diretor: Charlie Kaufman
Roteirista: Charlie Kaufman

Sinopse
Apesar de possuir dúvidas sobre seu relacionamento, uma jovem (Jessie Buckley) faz uma viagem com seu novo namorado (Jesse Plemons) para a fazenda da família dele. Presa no local durante uma nevasca, ela começa a observar comportamentos excêntricos nos familiares de seu namorado, assim como alguns detalhes estranhos na casa, levando-a a questionar a natureza de tudo que entendia sobre os sogros, ela mesma, seu namorado e o mundo. Estou Pensando em Acabar com Tudo é uma jornada sobre arrependimento, desejo e a fragilidade do espírito humano.

O que foi possível extrair do filme
.
.

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
3. Um pouco da produção realizada por nosso PET (última atualização desta seção: 11.set.2024)

20. LASTA, L.L.; SILVA, J.C.; WITCZAK, M.V.C. (Org.). Pandemia COVID-19: saúde mental e práticas sociais. Santa Cruz do Sul, EDUNISC, 1°ed 2021. ISBN: 978-65-8856-410-3

Descrição do Livro: O Programa de Pós-graduação em Psicologia-Mestrado profissional (PPGPSI) da UNISC foi aprovado em dezembro de 2018 e iniciou sua primeira turma em maio de 2019. Passados dois anos está lançando seu primeiro livro conjunto entre professores e discentes do programa em relação às atividades desenvolvidas num período tão difícil como o que vivemos este ano. O PPGPSI nasceu com o objetivo de qualificar as ações já existentes na história da Psicologia da UNISC e, a partir de sua criação, fortalecer a relação com a comunidade regional e com seus egressos. Propõe como área de concentração “Saúde Mental e Práticas Sociais” e como linhas de pesquisa: “Práticas Clínicas Contemporâneas, Políticas Públicas e Saúde Mental” e “Práticas Sociais, Organizações e Cultura”. Essas linhas estão ancoradas nos grupos de pesquisa e nas experiências e expertise de seus docentes. Estão sustentadas pela estrutura universitária de uma universidade comunitária que busca, através da sua missão institucional, ser visto como uma instituição capaz de atender às demandas da sociedade. Tomando para si a responsabilidade da produção de conhecimentos no âmbito da saúde mental que sustentem a atenção nessa área, os professores têm somado esforços na proposição e realização de projetos de pesquisas e de extensão para intervenção e resolução de problemas atendendo à demanda da comunidade local e regional. E, dessa forma, este ano enfrentaram o contexto da pandemia do COVID-19.

Acesse o documento clicando AQUI
.

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
4. Álbuns de fotos do Pet Tele Saúde Mental (última atualização desta seção: 11.set.2024)