Projetos e ações

PET na Escola: Alfabetização em Ação

O grupo PET Pedagogia está promovendo oficinas de formação para professores voltadas à alfabetização nas escolas públicas de Pelotas.

Durante os meses de junho a novembro de 2025, nossas oficinas acontecerão diretamente nas escolas participantes (datas e horários a definir). Serão abordados temas essenciais como:

  • Jogos e recursos didáticos para desenvolver a consciência fonológica.
  • Organização do trabalho pedagógico: uso de sequência didática.
  • Instrumentos avaliativos no ciclo de alfabetização.
  • Textos de tradição oral na alfabetização.
  • A magia da literatura infantil no processo de alfabetização.

A inscrição das escolas é através do formulário.

Para mais informações sobre este e outros projetos, acompanhe o Instagram do grupo @petpedagogiaufpel.

 

Minicursos do Pet Pedagogia

Essa ação se propõe a compartilhar as aprendizagens construídas pelas bolsistas sobre suas respectivas pesquisas em formato de minicursos. É desenvolvida com a participação de estudantes do curso de Pedagogia da UFPel e professoras/es alfabetizadoras/es das redes públicas estaduais e municipais de Pelotas e região.
Os encontros são realizados de forma remota, através da plataforma Google Meet, e divulgados pelo Instagram do Pet Pedagogia.

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PET Pedagogia no 1° fórum de alfabetização, leitura e escrita de Jaguarão/RS

No dia 15 de maio de 2025, o grupo Pet Pedagogia UFPel esteve presente no 1° fórum de alfabetização, leitura e escrita, realizado na UNIPAMPA.

A tutora do grupo, a Profª Drª Gilceane Caetano Porto, abriu o evento com uma palestra sobre “Políticas de alfabetização e os sentidos da formação docente em contextos de mudança educacional”, e as bolsistas  Eduarda e Vitória ministraram duas oficinas para as professoras da rede municipal de Jaguarão.

Os temas das oficinas foram  “Jogos e recursos didáticos para desenvolver a consciência fonológica no ciclo de alfabetização” e “Construindo sequências didáticas para o ciclo de alfabetização”. Ambas oficinas contribuíram para a formação e ampliação do repertório de trabalho dos professores e docentes da cidade.

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Laboratório Palavramundo

O Laboratório Palavramundo é um projeto de extensão que articula ensino e pesquisa, reafirmando o papel científico, social e político da Universidade Pública (SEVERINO, 2013). Voltado à formação e experimentação pedagógica, promove práticas que integram teoria e prática no campo da alfabetização e do letramento.

A alfabetização é entendida como a apropriação do sistema de escrita alfabética, um processo conceitual construído pelas crianças em interação com o mundo escrito (FERREIRO e TEBEROSKY, 1999). Já o letramento é compreendido como o uso social da leitura e da escrita, essencial para o desenvolvimento da autonomia comunicativa (SOARES, 2018; 2020). Ao promover práticas alfabetizadoras contextualizadas, o Palavramundo contribui para a formação contínua de professores e a garantia dos direitos de aprendizagem das crianças.

O objetivo é proporcionar a estudantes das licenciaturas (professores em formação), professores/as das redes públicas de ensino e professores/as da universidade um espaço de estudo, reflexão pedagógica e construção de conhecimentos teóricos e práticos de alfabetização e de letramento.

O Laboratório Palavramundo organiza-se como espaço de formação, pesquisa e acervo, promovendo estudos, produção e empréstimo de materiais teóricos e didáticos voltados à alfabetização. As ações incluem oficinas práticas para criação e uso de recursos pedagógicos, além de cursos e encontros de formação continuada, com foco em planejamento e avaliação de sequências e projetos didáticos. O laboratório também favorece o diálogo entre estudantes universitários e professores da rede pública por meio de círculos de conversa, valorizando a troca de experiências e a reflexão conjunta.

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O PET tá contigo: Monitoria de estudos linguísticos

A atividade de monitoria no campo da linguagem foi proposta com o objetivo de auxiliar estudantes do curso de Pedagogia na disciplinas dessa área, consideradas fundamentais para a formação docente, mas que apresentam maior índice de reprovação e evasão. A iniciativa busca promover momentos de estudo coletivo, troca de saberes e maior interação entre estudantes e docentes, com acom a expectativa de melhorar o desempenho acadêmico e fortalecer a integração no curso.

A metodologia consiste na oferta de monitorias conduzidas por bolsistas do PET Pedagogia que possuem familiaridade com os conteúdos das disciplinas. As atividades são realizadas com base nas demandas dos estudantes, após a aprovação dos professores responsáveis. Para divulgar a ação, é utilizada a rede social Instagram, com publicações detalhadas sobre os objetivos da monitoria, os horários e os benefícios esperados. 

A experiência demonstrou a relevância de iniciativas como essa para o curso de Pedagogia. O projeto promoveu não apenas a integração entre os estudantes do curso, mas também incentivou o diálogo e a parceria entre estudantes e docentes. A ação teve impacto positivo no aprendizado dos estudantes, facilitando a compreensão dos conteúdos e promovendo a aproximação entre colegas. Os resultados indicaram que os participantes sentiram-se mais à vontade para tirar dúvidas e se aproximaram dos conteúdos de forma acessível através da monitoria.

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Viagem a Lagoa Santa: Pet Pedagogia conhece o projeto Alfaletrar

Em setembro de 2024, o grupo Pet Pedagogia e outros estudantes do PPGE (Programa de Pós-graduação) da Faculdade de Educação da UFPel realizaram uma viagem de estudos no município de Lagia Santa (MG).

A visita permitiu três atividades formativas fundamentais para a formação inicial em Pedagogia. Uma reunião com a apresentação do Projeto Alfaletrar conduzida pela coordenadora do Núcleo de Alfabetização e Letramento e a Secretária Municipal de Educação, visita a uma escola municipal e a participação na exposição Paralfaletrar.

A exposição Paralfaletrar é um espaço dedicado aos recursos metodológicos desenvolvidos pelas professoras para fomentar a leitura e a escrita. Na exposição, estavam presentes as professoras, representantes e os alunos das escolas. O evento foi cuidadosamente organizado em oito componentes metodológicos: jogos de escuta, reconhecimento das letras, consciência fonológica, consciência grafofonêmica, leitura de palavras e frases, fluência de leitura, construção de frases e escrita ortográfica.

Cada um dos jogos apresentados foi elaborado com o objetivo de desenvolver habilidades essenciais para o avanço da alfabetização e letramento das crianças, tornando o aprendizado mais lúdico, prazeroso e significativo. 

A vivência permitiu compreender os desafios e as estratégias utilizadas para garantir a qualidade na educação pública, especialmente o direito de ler e escrever de todas as crianças. Para ler o relato de experiência dessa ação clique aqui.

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PET na UFMG: Conhecendo o LAL, CEALE e Bebeteca

O PET Pedagogia realizou, em setembro de 2024, uma visita à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), conhecendo o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), o Laboratório de Alfabetização e Letramento (LAL), e a Bebeteca.

O Ceale é uma instituição de referência nacional na área da educação, vinculado à UFMG. Fundado em 1990. O Ceale tem como missão promover a pesquisa, a formação de professores e a divulgação de conhecimento sobre os processos de alfabetização e letramento. E com uma abordagem multidisciplinar, busca compreender o ensino e a aprendizagem da língua escrita como fenômenos complexos, influenciados por fatores históricos, sociais e políticos. Para isso, desenvolve projetos de pesquisa, oferece cursos de formação continuada para professores e disponibiliza um acervo documental rico e diversificado.

O LAL foi criado a partir de uma disciplina ministrada pelo departamento de Alfabetização e Letramento da Faculdade de Educação. Desenvolve ações vinculadas com as escolas de Belo Horizonte e oferece um espaço cheio de recursos didático-pedagógicos, essenciais para a prática em sala de aula. Os materiais do LAL, são adquiridos por meio de políticas públicas do Ministério da Educação e também desenvolvidos pelos próprios estudantes durante a disciplina de alfabetização do curso.

A Bebeteca é uma biblioteca dedicada à primeira infância, inaugurada em outubro de 2011, e conta com um acervo de aproximadamente 2.000 livros cuidadosamente selecionados pela equipe e catalogados no sistema Pergamum da UFMG. Seu objetivo é enriquecer a formação de docentes, outros profissionais da educação, estudantes e familiares em relação à mediação da leitura literária para crianças de zero a seis anos. Além disso, funciona como um espaço de pesquisa sobre a relação entre a pequena infância e a literatura.

Durante a visita, o grupo do PET participou da oficina “Temas sensíveis: Morte na literatura infantil”, que trouxe à tona a importância de abordar temas complexos na formação leitora das crianças. Nessa oficina, tivemos a oportunidade de analisar obras como “Ismália”, de Alphonsus de Guimaraens, que aborda a temática da morte de forma poética, e “O pato, a morte e a tulipa”, de Wolf Erlbruch, que apresenta a finitude da vida de maneira delicada e acessível para crianças. Esse encontro foi enriquecedor, pois nos permitiu refletir sobre como a literatura infantil pode abordar temas complexos de forma sensível e significativa, contribuindo para o desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças.

A experiência ressaltou como a literatura pode acolher e inspirar reflexões, permitindo que as crianças se familiarizem com temas complexos de forma simbólica e segura. Isso amplia a compreensão de mundo e contribui para a elaboração de questões emocionais, promovendo um desenvolvimento integral. Um relato detalhado pode ser lido aqui.

Visitas como essas ampliam nosso repertório pedagógico e nos trazem novas perspectivas sobre o processo de alfabetização e letramento. Mais que uma troca de conhecimentos, momentos assim nos inspiram a fortalecer uma prática educativa crítica, criativa e transformadora, comprometida com a construção de uma educação pública de qualidade.

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Conversas com quem gosta de ensinar: relatos de experiências do estágio de Docência

O projeto “Conversas com Quem Gosta de Ensinar” reúne relatos de professoras e de estudantes que concluíram seu estágio final.

Esses encontros são extremamente enriquecedores, proporcionando a troca de conhecimentos e experiências valiosas entre os participantes. Com as apresentações dos estagiários e professoras, o evento inclui debates sobre o trabalho com produção textual, a organização do trabalho pedagógico, sequências didáticas, bem como discussões sobre os desafios enfrentados no ambiente escolar. 

A iniciativa não apenas fortaleceu a comunidade acadêmica, mas também inspirou os estudantes a aprimorarem suas práticas pedagógicas, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e de contínuo desenvolvimento profissional.

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Grupo de estudos “Aprendendo com a mestra Magda Soares”

A atividade consiste em um grupo de estudos sobre a obra de Magda Soares, intitulada “Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever”. É desenvolvida com a participação de estudantes do curso de Pedagogia da UFPel e professoras/es alfabetizadoras/es das redes públicas estaduais e municipais de Pelotas e região. Ela justifica-se pela necessidade de aprofundar os conhecimentos na área da alfabetização e do letramento, principalmente sobre a obra da professora Magda Soares.

Os encontros ocorrem quinzenalmente aos sábados pela manhã e de forma remota, através da plataforma Google Meet. O grupo no Whatsapp com os participantes serve para o compartilhamento entre os membros de informações e materiais sobre as temáticas abordadas nas reuniões. Nos encontros, é estudada e discutida a obra com a participação de todas/as. As bolsistas protagonistas da ação, Eduarda Kaster e Vitória Kaster realizam a mediação apresentando o conteúdo do capítulo do livro que será trabalhado no dia, trazendo também suas experiências nas escolas com o grupo PET Pedagogia. As professoras participantes também compartilham suas experiências de práticas de alfabetização e letramento com com suas turmas, formando um ambiente dialógico e potente para a formação acadêmica e docente.

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Grupo de estudos sobre Avaliação Diagnóstica na Alfabetização

Nos dias 22 e 23 de janeiro, o grupo PET Pedagogia promoveu dois encontros para estudar e refletir sobre avaliação diagnóstica na alfabetização. A ação foi realizada em parceria com o grupo de estudos “Aprendendo com a Mestra Magda Soares”, juntamente com as professoras alfabetizadoras da rede pública estadual e municipal de Pelotas e estudantes do curso de Pedagogia da UFPel.
No primeiro dia, discutimos o artigo “Instrumentos para avaliação formativa da alfabetização: princípios conceituais e metodológicos”, escrito por Renata Sperrhake e Luciana Piccoli. Já no segundo dia, realizamos uma oficina no Canva para a construção de avaliações diagnósticas.

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Ateliê didático e criativo

O projeto é desenvolvido desde 2023 e se relaciona a diversas outras ações de ensino, pesquisa e extenção do grupo. A proposta é elaborar com os estudantes do curso de pedagogia e professoras alfabetizadoras, materiais didáticos impressos ou digitais para a realização de práticas pedagógicas em classes de alfabetização. O ateliê tem se demonstrado como um potente espaço de inovação e inclusão pedagógica, através das reflexões teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de recursos que contribuem para a aprendizagem das crianças.

Foram desenvolvidas oficinas práticas de interação entre o grupo PET Pedagogia, os estudantes da graduação e professoras alfabetizadoras, através da produção de materiais e da socialização de saberes. Inicialmente, o grupo realizou uma pesquisa bibliográfica acerca de materiais didáticos que pudessem qualificar a ação docente para o trabalho com a linguagem escrita na escola. Para a idealização do projeto em 2022, o grupo PET- Pedagogia visitou a Didacoteca da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o laboratório de alfabetização (LAPIL) da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), a fim de conhecer o trabalho de outras universidades em relação à alfabetização e ao desenvolvimento de recursos. Constituiu-se um grupo com estudantes do curso de Pedagogia e professoras da rede pública com interesse em recursos pedagógicos. Os encontros ocorreram de forma presencial e remota, via plataforma Google Meet. Além disso, utilizou-se um grupo no WhatsApp para avisos importantes, turma no Google Classroom para o registro das oficinas e uma pasta no Google Drive para armazenamento de recursos, onde há um repositório de jogos e atividades para impressão.

O grupo também ofereceu oficinas de Canva para a criação, edição e reprodução de recursos para impressão. As participantes foram desafiadas a reproduzir um jogo do livro Recursos didáticos no ciclo da alfabetização PNAIC UFRGS (ALMEIDA, 2018) e para isso, os bolsistas ofertaram monitorias individuais para o uso da plataforma. Em sequência, o PET organizou uma oficina que contou com a mediação da professora alfabetizadora Mônia Gonçalves Coelho, criadora do Bem Pensado Jogos, que apresentou seu trabalho como alfabetizadora e o processo de produção de recursos estruturados para a alfabetização. A partir disso, o grupo PET, juntamente com estudantes do curso de pedagogia, têm realizado a elaboração, impressão e plastificação de jogos e atividades estruturadas. 

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Projeto Leituras e Partilhas: Compartilhando as bases teóricas e metodológicas das ações do Pet Pedagogia

A atividade consiste na realização de leituras, fichamentos e socialização nas redes sociais – plataforma Instagram -, dos livros que foram estudados pelos bolsistas no período de recesso acadêmico e que estão vinculados às atividades de ensino, pesquisa e extensão planejadas para o ano seguinte, servindo de base teórica e metodológica para o desenvolvimento das ações do grupo. Cada bolsista organiza uma forma de apresentar e sugerir o livro ou artigo que foi lido, comentando os pontos principais da obra e suas contribuições para os estudos do campo da formação docente.

Os objetivos da ação são desenvolver o olhar investigativo através de ações de estudo e mapeamento de aspectos  teóricos e metodológicos na literatura da área da educação; desenvolver estudos relacionados às ações do PET Pedagogia planejadas para o ano; compartilhar os estudos realizados com a comunidade acadêmica e fomentar o interesse dos colegas do Curso de Pedagogia pelos livros estudados.

Desse modo, promove-se a circulação de indicação de livros que buscam ampliar as discussões promovidas a partir do projeto pedagógico do Curso de Pedagogia, estimulando que os estudantes tenham acesso à bibliografias clássicas ou recentes, possibilitando importantes diálogos qualificadores das ações de ensino, pesquisa e extensão e da formação docente.

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