Projetos e ações

Conversas com quem gosta de ensinar: relatos de experiências do estágio de Docência

O projeto “Conversas com Quem Gosta de Ensinar” reúne relatos de professoras e de estudantes que concluíram seu estágio final.

Esses encontros são extremamente enriquecedores, proporcionando a troca de conhecimentos e experiências valiosas entre os participantes. Com as apresentações dos estagiários e professoras, o evento inclui debates sobre o trabalho com produção textual, a organização do trabalho pedagógico, sequências didáticas, bem como discussões sobre os desafios enfrentados no ambiente escolar. 

A iniciativa não apenas fortaleceu a comunidade acadêmica, mas também inspirou os estudantes a aprimorarem suas práticas pedagógicas, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e de contínuo desenvolvimento profissional.

Para mais informações sobre este e outros projetos, acompanhe o Instagram do grupo @petpedagogiaufpel.

Grupo de estudos Aprendendo com a mestra Magda Soares

A atividade consiste em um grupo de estudos sobre a obra de Magda Soares, intitulada “Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever”. É desenvolvida com a participação de estudantes do curso de Pedagogia da UFPel e professoras/es alfabetizadoras/es das redes públicas estaduais e municipais de Pelotas e região. Ela justifica-se pela necessidade de aprofundar os conhecimentos na área da alfabetização e do letramento, principalmente sobre a obra da professora Magda Soares.

Os encontros ocorrem quinzenalmente aos sábados pela manhã e de forma remota, através da plataforma Google Meet. O grupo no Whatsapp com os participantes serve para o compartilhamento entre os membros de informações e materiais sobre as temáticas abordadas nas reuniões. Nos encontros, é estudada e discutida a obra com a participação de todas/as. As bolsistas protagonistas da ação, Eduarda Kaster e Vitória Kaster realizam a mediação apresentando o conteúdo do capítulo do livro que será trabalhado no dia, trazendo também suas experiências nas escolas com o grupo PET Pedagogia. As professoras participantes também compartilham suas experiências de práticas de alfabetização e letramento com com suas turmas, formando um ambiente dialógico e potente para a formação acadêmica e docentePara mais informações sobre este e outros projetos, acompanhe o Instagram do grupo @petpedagogiaufpel.

 

Ateliê didático e criativo

O projeto é desenvolvido desde 2023 e se relaciona a diversas outras ações de ensino, pesquisa e extenção do grupo. A proposta é elaborar com os estudantes do curso de pedagogia e professoras alfabetizadoras, materiais didáticos impressos ou digitais para a realização de práticas pedagógicas em classes de alfabetização. O ateliê tem se demonstrado como um potente espaço de inovação e inclusão pedagógica, através das reflexões teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de recursos que contribuem para a aprendizagem das crianças.

Foram desenvolvidas oficinas práticas de interação entre o grupo PET Pedagogia, os estudantes da graduação e professoras alfabetizadoras, através da produção de materiais e da socialização de saberes. Inicialmente, o grupo realizou uma pesquisa bibliográfica acerca de materiais didáticos que pudessem qualificar a ação docente para o trabalho com a linguagem escrita na escola. Para a idealização do projeto em 2022, o grupo PET- Pedagogia visitou a Didacoteca da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o laboratório de alfabetização (LAPIL) da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), a fim de conhecer o trabalho de outras universidades em relação à alfabetização e ao desenvolvimento de recursos. Constituiu-se um grupo com estudantes do curso de Pedagogia e professoras da rede pública com interesse em recursos pedagógicos. Os encontros ocorreram de forma presencial e remota, via plataforma Google Meet. Além disso, utilizou-se um grupo no WhatsApp para avisos importantes, turma no Google Classroom para o registro das oficinas e uma pasta no Google Drive para armazenamento de recursos, onde há um repositório de jogos e atividades para impressão.

O grupo também ofereceu oficinas de Canva para a criação, edição e reprodução de recursos para impressão. As participantes foram desafiadas a reproduzir um jogo do livro Recursos didáticos no ciclo da alfabetização PNAIC UFRGS (ALMEIDA, 2018) e para isso, os bolsistas ofertaram monitorias individuais para o uso da plataforma. Em sequência, o PET organizou uma oficina que contou com a mediação da professora alfabetizadora Mônia Gonçalves Coelho, criadora do Bem Pensado Jogos, que apresentou seu trabalho como alfabetizadora e o processo de produção de recursos estruturados para a alfabetização. A partir disso, o grupo PET, juntamente com estudantes do curso de pedagogia, têm realizado a elaboração, impressão e plastificação de jogos e atividades estruturadas. 

Para mais informações sobre este e outros projetos, acompanhe o Instagram do grupo @petpedagogiaufpel.

 

Projeto Leituras e Partilhas: Compartilhando as bases teóricas e metodológicas das ações do Pet Pedagogia

A atividade consiste na realização de leituras, fichamentos e socialização nas redes sociais – plataforma Instagram -, dos livros que foram estudados pelos bolsistas no período de recesso acadêmico e que estão vinculados às atividades de ensino, pesquisa e extensão planejadas para o ano seguinte, servindo de base teórica e metodológica para o desenvolvimento das ações do grupo. Cada bolsista organiza uma forma de apresentar e sugerir o livro ou artigo que foi lido, comentando os pontos principais da obra e suas contribuições para os estudos do campo da formação docente.

Os objetivos da ação são desenvolver o olhar investigativo através de ações de estudo e mapeamento de aspectos  teóricos e metodológicos na literatura da área da educação; desenvolver estudos relacionados às ações do PET Pedagogia planejadas para 2024; compartilhar os estudos realizados com a comunidade acadêmica e fomentar o interesse dos colegas do Curso de Pedagogia pelos livros estudados.

Desse modo, promove-se a circulação de indicação de livros que buscam ampliar as discussões promovidas a partir do projeto pedagógico do Curso de Pedagogia, estimulando que os estudantes tenham acesso à bibliografias clássicas ou recentes, possibilitando importantes diálogos qualificadores das ações de ensino, pesquisa e extensão e da formação docente.

Para mais informações sobre este e outros projetos, acompanhe o Instagram do grupo @petpedagogiaufpel.