O PET tá contigo: Monitoria de estudos linguísticos
A atividade de monitoria no campo da linguagem foi proposta com o objetivo de auxiliar estudantes do curso de Pedagogia na disciplinas dessa área, consideradas fundamentais para a formação docente, mas que apresentam maior índice de reprovação e evasão. A iniciativa busca promover momentos de estudo coletivo, troca de saberes e maior interação entre estudantes e docentes, com acom a expectativa de melhorar o desempenho acadêmico e fortalecer a integração no curso.
A metodologia consiste na oferta de monitorias conduzidas por bolsistas do PET Pedagogia que possuem familiaridade com os conteúdos das disciplinas. As atividades são realizadas com base nas demandas dos estudantes, após a aprovação dos professores responsáveis. Para divulgar a ação, é utilizada a rede social Instagram, com publicações detalhadas sobre os objetivos da monitoria, os horários e os benefícios esperados.
A experiência demonstrou a relevância de iniciativas como essa para o curso de Pedagogia. O projeto promoveu não apenas a integração entre os estudantes do curso, mas também incentivou o diálogo e a parceria entre estudantes e docentes. A ação teve impacto positivo no aprendizado dos estudantes, facilitando a compreensão dos conteúdos e promovendo a aproximação entre colegas. Os resultados indicaram que os participantes sentiram-se mais à vontade para tirar dúvidas e se aproximaram dos conteúdos de forma acessível através da monitoria.
Para mais informações sobre este e outros projetos, acompanhe o Instagram do grupo @petpedagogiaufpel.
Conversas com quem gosta de ensinar: relatos de experiências do estágio de Docência
O projeto “Conversas com Quem Gosta de Ensinar” reúne relatos de professoras e de estudantes que concluíram seu estágio final.
Esses encontros são extremamente enriquecedores, proporcionando a troca de conhecimentos e experiências valiosas entre os participantes. Com as apresentações dos estagiários e professoras, o evento inclui debates sobre o trabalho com produção textual, a organização do trabalho pedagógico, sequências didáticas, bem como discussões sobre os desafios enfrentados no ambiente escolar.
A iniciativa não apenas fortaleceu a comunidade acadêmica, mas também inspirou os estudantes a aprimorarem suas práticas pedagógicas, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e de contínuo desenvolvimento profissional.
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Grupo de estudos “Aprendendo com a mestra Magda Soares”
A atividade consiste em um grupo de estudos sobre a obra de Magda Soares, intitulada “Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever”. É desenvolvida com a participação de estudantes do curso de Pedagogia da UFPel e professoras/es alfabetizadoras/es das redes públicas estaduais e municipais de Pelotas e região. Ela justifica-se pela necessidade de aprofundar os conhecimentos na área da alfabetização e do letramento, principalmente sobre a obra da professora Magda Soares.
Os encontros ocorrem quinzenalmente aos sábados pela manhã e de forma remota, através da plataforma Google Meet. O grupo no Whatsapp com os participantes serve para o compartilhamento entre os membros de informações e materiais sobre as temáticas abordadas nas reuniões. Nos encontros, é estudada e discutida a obra com a participação de todas/as. As bolsistas protagonistas da ação, Eduarda Kaster e Vitória Kaster realizam a mediação apresentando o conteúdo do capítulo do livro que será trabalhado no dia, trazendo também suas experiências nas escolas com o grupo PET Pedagogia. As professoras participantes também compartilham suas experiências de práticas de alfabetização e letramento com com suas turmas, formando um ambiente dialógico e potente para a formação acadêmica e docentePara mais informações sobre este e outros projetos, acompanhe o Instagram do grupo @petpedagogiaufpel.
Grupo de estudos sobre Avaliação Diagnóstica na Alfabetização
Nos dias 22 e 23 de janeiro, o grupo PET Pedagogia promoveu dois encontros para estudar e refletir sobre avaliação diagnóstica na alfabetização. A ação foi realizada em parceria com o grupo de estudos “Aprendendo com a Mestra Magda Soares”, juntamente com as professoras alfabetizadoras da rede pública estadual e municipal de Pelotas e estudantes do curso de Pedagogia da UFPel.
No primeiro dia, discutimos o artigo “Instrumentos para avaliação formativa da alfabetização: princípios conceituais e metodológicos”, escrito por Renata Sperrhake e Luciana Piccoli. Já no segundo dia, realizamos uma oficina no Canva para a construção de avaliações diagnósticas. Para mais informações sobre este e outros projetos, acompanhe o Instagram do grupo @petpedagogiaufpel.
Ateliê didático e criativo
O projeto é desenvolvido desde 2023 e se relaciona a diversas outras ações de ensino, pesquisa e extenção do grupo. A proposta é elaborar com os estudantes do curso de pedagogia e professoras alfabetizadoras, materiais didáticos impressos ou digitais para a realização de práticas pedagógicas em classes de alfabetização. O ateliê tem se demonstrado como um potente espaço de inovação e inclusão pedagógica, através das reflexões teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de recursos que contribuem para a aprendizagem das crianças.
Foram desenvolvidas oficinas práticas de interação entre o grupo PET Pedagogia, os estudantes da graduação e professoras alfabetizadoras, através da produção de materiais e da socialização de saberes. Inicialmente, o grupo realizou uma pesquisa bibliográfica acerca de materiais didáticos que pudessem qualificar a ação docente para o trabalho com a linguagem escrita na escola. Para a idealização do projeto em 2022, o grupo PET- Pedagogia visitou a Didacoteca da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o laboratório de alfabetização (LAPIL) da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), a fim de conhecer o trabalho de outras universidades em relação à alfabetização e ao desenvolvimento de recursos. Constituiu-se um grupo com estudantes do curso de Pedagogia e professoras da rede pública com interesse em recursos pedagógicos. Os encontros ocorreram de forma presencial e remota, via plataforma Google Meet. Além disso, utilizou-se um grupo no WhatsApp para avisos importantes, turma no Google Classroom para o registro das oficinas e uma pasta no Google Drive para armazenamento de recursos, onde há um repositório de jogos e atividades para impressão.
O grupo também ofereceu oficinas de Canva para a criação, edição e reprodução de recursos para impressão. As participantes foram desafiadas a reproduzir um jogo do livro Recursos didáticos no ciclo da alfabetização PNAIC UFRGS (ALMEIDA, 2018) e para isso, os bolsistas ofertaram monitorias individuais para o uso da plataforma. Em sequência, o PET organizou uma oficina que contou com a mediação da professora alfabetizadora Mônia Gonçalves Coelho, criadora do Bem Pensado Jogos, que apresentou seu trabalho como alfabetizadora e o processo de produção de recursos estruturados para a alfabetização. A partir disso, o grupo PET, juntamente com estudantes do curso de pedagogia, têm realizado a elaboração, impressão e plastificação de jogos e atividades estruturadas.
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Projeto Leituras e Partilhas: Compartilhando as bases teóricas e metodológicas das ações do Pet Pedagogia
A atividade consiste na realização de leituras, fichamentos e socialização nas redes sociais – plataforma Instagram -, dos livros que foram estudados pelos bolsistas no período de recesso acadêmico e que estão vinculados às atividades de ensino, pesquisa e extensão planejadas para o ano seguinte, servindo de base teórica e metodológica para o desenvolvimento das ações do grupo. Cada bolsista organiza uma forma de apresentar e sugerir o livro ou artigo que foi lido, comentando os pontos principais da obra e suas contribuições para os estudos do campo da formação docente.
Os objetivos da ação são desenvolver o olhar investigativo através de ações de estudo e mapeamento de aspectos teóricos e metodológicos na literatura da área da educação; desenvolver estudos relacionados às ações do PET Pedagogia planejadas para o ano; compartilhar os estudos realizados com a comunidade acadêmica e fomentar o interesse dos colegas do Curso de Pedagogia pelos livros estudados.
Desse modo, promove-se a circulação de indicação de livros que buscam ampliar as discussões promovidas a partir do projeto pedagógico do Curso de Pedagogia, estimulando que os estudantes tenham acesso à bibliografias clássicas ou recentes, possibilitando importantes diálogos qualificadores das ações de ensino, pesquisa e extensão e da formação docente.
Para mais informações sobre este e outros projetos, acompanhe o Instagram do grupo @petpedagogiaufpel.