Gráficos de Crescimento OMS

graf_crescimento

As curvas de crescimento da OMS são uma ferramenta importantíssima para avaliação da saúde e desenvolvimento das crianças desde seu nascimento até a idade adulta (19 anos). As novas curvas lançadas em 2006 contam com uma maior exatidão por terem sido desenvolvidas em um estudo de quase 10 anos em diversos centros de pesquisa pelo mundo, tendo como representante nacional a cidade de Pelotas, por contar com um dos mais produtivos centros de pesquisas populacionais em saúde e por sermos conhecidos pelas famosas “coortes de Pelotas”.

Aqui: http://nutricao.saude.gov.br/sisvan.php?conteudo=curvas_cresc_oms , vocês encontrarão todas as curvas tanto para os mais pequenos, até 5 anos, quanto para os maiores, em escore-z e em percentis. Além de terem acesso ao modelo de carteirinhas das crianças, dentre outras informações, incluindo alimentação infantil.

Os pais também tem de sempre pedir o registro dos dados antropométricos (peso, altura/comprimento, IMC) de seus filhos nas curvas, para que haja um acompanhamento da criança mesmo que em locais diferentes de consulta.

Na carteirinha da criança, além dos dados médicos de seu nascimento e acompanhamento do crescimento, também podemos ver como está seu desenvolvimento cognitivo (capacidade de realizar ações independentes e raciocinar), além de haver orientações alimentares, da descrição de alguns sinais de alerta e da carteira de vacinação.

Um modelo da carteira você encontra aqui: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_saude_crianca_menino_7ed.pdf

Na dúvida, consulte um pediatra, ou o serviço de saúde mais próximo.


Conteúdo

Arquivo de notícias

Links