Alimentação Infantil

A alimentação infantil, mais especificamente o binômio aleitamento materno e introdução de alimentos, é um tema delicado e sempre abordado nas consultas de puericultura. Apesar de terem orientação na maternidade, as mães nem sempre estão com a pega adequada, motivo pelo qual reclamam que não tem leite, ou mesmo que já introduziram outro tipo de leite ou de alimento na rotina de seu recém-nascido.

O aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade é primordial para a prevenção da mortalidade infantil e de morbidades desde o resfriado comum, passando por pneumonias e demais afecções, até mesmo obesidade e suas complicações na vida adulta.

Além disso tudo, é um ato de carinho e comprovadamente cria um vínculo muito maior entre mãe e bebê.

Após os seis meses de idade, a introdução de alimentos deve ser gradativa e progressivamente estudada, com poucos alimentos por vez, para evitar alergias alimentares, bem como mais naturais possíveis. Lembrando que a recusa alimentar só pode ser considerada verdadeira após 8 a 10 exposições ao mesmo alimento, ou seja, careta nem sempre quer dizer que ele(a) não gosta de algo.

Aqui: http://dtr2001.saude.gov.br/editora/produtos/livros/pdf/02_0008_M.pdf , você irá encontrar o guia completo de alimentação infantil dos 0 aos 2 anos fornecido pelo MS.

E aqui: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/10_passos.pdf , você encontra o resumo disso tudo, que são os 10 passos para uma alimentação saudável, disponível na BVSMS.

Bom Apetite!


Conteúdo

Arquivo de notícias

Links