Alimentação Infantil
A alimentação infantil, mais especificamente o binômio aleitamento materno e introdução de alimentos, é um tema delicado e sempre abordado nas consultas de puericultura. Apesar de terem orientação na maternidade, as mães nem sempre estão com a pega adequada, motivo pelo qual reclamam que não tem leite, ou mesmo que já introduziram outro tipo de leite ou de alimento na rotina de seu recém-nascido.
O aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade é primordial para a prevenção da mortalidade infantil e de morbidades desde o resfriado comum, passando por pneumonias e demais afecções, até mesmo obesidade e suas complicações na vida adulta.
Além disso tudo, é um ato de carinho e comprovadamente cria um vínculo muito maior entre mãe e bebê.
Após os seis meses de idade, a introdução de alimentos deve ser gradativa e progressivamente estudada, com poucos alimentos por vez, para evitar alergias alimentares, bem como mais naturais possíveis. Lembrando que a recusa alimentar só pode ser considerada verdadeira após 8 a 10 exposições ao mesmo alimento, ou seja, careta nem sempre quer dizer que ele(a) não gosta de algo.
Anexos
- Guia completo de alimentação infantil dos 0 aos 2 anos fornecido pelo MS
- 10 passos para uma alimentação saudável, disponível na BVSMS.