Instituto de Higiene Borges de Medeiros

Carlos Ritter, proprietário da Cervejaria Ritter, mandou construir sua residência, um sobrado em meio ao grande jardim romântico, dando o nome de Villa Augusta, homenagem à sua esposa. A construção abrigava um jardim de inverno, uma sala de música, a biblioteca e o seu ateliê de taxiodermia. Com a morte do proprietário, em 1928, a residência foi vendida ao município e passou a abrigar o Instituto de Higiene Borges de Medeiros. Em 1958 a propriedade foi doada à futura Faculdade de Medicina de Pelotas, fundada em 1959, e instalada definitivamente em 1963.

anglofull
Denominação histórica: Instituto de Higiene Borges de Medeiros
Denominação atual:Faculdade de Medicina
Ano de Construção:1908-1913
Tipologia Patrimonial: Residencial
Ano de aquisição pela UFPel: 1969
Uso atual: Faculdade de Medicina
Uso anterior: Inicial Residência de Carlos Ritter, 1928 Instituto de Higiene
Estado de Conservação: Razoável
Nível de proteção:Inventariado nível 2
Localização: Av. Duque de Caxias, 250

Conte sua história com o Instituto de Higiene Borges de Medeiros

Caso tenha alguma história para contar sobre a Instituto de Higiene Borges de Medeiros (depoimento, imagem, vídeo, áudio, etc.) e queira compartilhar conosco, envie para qrcodepatrimonioufpel@gmail.com. Queremos contar a história deste local e você pode nos ajudar.