Inaugurado em 1943, com atividades encerradas em 1991 e venda do complexo em 1993. O prédio continha as seguintes seções: Prédio da matança, câmaras frias, estamparias, seções de conservas, retortas, seção de resfriamento, sopa para extrato, incubação, caixotaria, estrato de carne; depósito, sala das máquinas, fabricação de gás, oficina mecânica e o almoxarifado. A estrutura dos edifícios, a caldeira e a chaminé que se tornou emblema das fábricas, foram construídas sobre estacas de eucalipto.
Para construir a chaminé foram enterradas para sua sustentação, em torno de 100 estacas. Com a aquisição pela UFPel entre os anos de 2005 e 2006, o prédio dos abates foi ocupado e recebeu reformas. Após apropriação da universidade, o nome ANGLO pintado em letras vermelhas no frontão do prédio da produção de enlatados foi substituído pela sigla da universidade, também inexistente hoje devido à demolição parcial do prédio.
Imagens
Conte sua história com o Frigorífico Anglo
Caso tenha alguma história para contar sobre o Frigorífico Anglo (depoimento, imagem, vídeo, áudio, etc.) e queira compartilhar conosco, envie para qrcodepatrimonioufpel@gmail.com. Queremos contar a história deste local e você pode nos ajudar.