Protocolo de miragem, prática de atenção da Ordem do Terceiro Pássaro
Galeria A Sala/CA/UFPel – Exposição Campo Minado – 2019
TERRITÓRIO-CURRÍCULO: UMA TRAVESSIA DA DOCÊNCIA EPIDÉRMICA – Carolina Corrêa Rochefort, Maria Manuela Alves Garcia – página 1
Revista EDUCACAO UNISINOS (ONLINE)
CASA MEMBRANA: CONVERSAS REMOTAS SOBRE UMA EXPERIÊNCIA POÉTICO-EDUCATIVA – Amanda Martins de Abreu, Carolina Corrêa Rochefort, Gabriela Costa Gomes, Helena dos Santos Moschoutis, Leani Janile Ferrari, Luana Reis Silvino, Marcella Jasmim Barcellos, Marco Antonio de Oliveira, Maria Joana Mayer de Mattos, Nataly Sousa, Paula Monterrey, Rafaela Barbosa Ribeiro, Renan Soares – página 12
Revista Desvio – eBA/UFRJ – edição 10 – 2020,
EXPERIÊNCIAS EM ARTE: ARQUIVO, INFÂNCIA E NARRATIVAS – Carolina Corrêa Rochefort, Carolina Mesquita Clasen – página 40-61
TESSITURAS DE AGORA, TECITURAS DE OUTRORA: UMA CONVERSA EM PERFORMANCE – Luana Reis Silvino, Julia Petiz Porto, Carolina Corrêa Rochefort – página 68-75
O QUE É O PATAFÍSICA? O QUE É A PATAFÍSICA – Grupo Patafísica
Revista Peteleco no 2 – paginas 15-22
DOSSIÊ PATAFÍSICA: MEDIAÇÃO-ARTE-EDUCAÇÃO EM GESTOS POR UM FIO – Carolina Corrêa Rochefort, Luana Reis Silvino, Carolina Mesquita Clasen
Dossie Patafisica – Revista Paralelo 31 – página 88-101
PATAFÍSICA:MEDIAÇÃO-ARTE-EDUCAÇÃO. NARRATIVAS DE EXTENSÃO, PESQUISA E ENSINO – Carolina Corrêa Rochefort, Luana Reis Silvino, Raíssa Cardoso Leal, Luzilane Alves Bezerra, Amanda Martins de Abreu, Carolina Mesquita Clasen
A Extensão Universitária nos 50 Anos da UFPel -página 212-226
O ESPELHO DE OJESED NO MUNDO DOS TROUXAS – André Martins Ziegler – página 182-193
TRANSBORDAR O COTIDIANO DOCENTE: UMA NARRATIVA CORPORIFICADA DE LÍDIA – Carolina Corrêa Rochefort – página 114-125
FRONTEIRAS DISSOLVIDAS: A EXPERIÊNCIA ZIGOTO COMO MERGULHO NA MALEABILIDADE DE UM CORPO-COLETIVO – Stela Soares Kubiaki, Gabriela da Costa Gomes, Carolina Corrêa Rochefort – página 68-77
A RUA POR TRÁS DA AVENIDA: ANOTAÇÕES SOBRE MOBILIDADE URBANA NO COTIDIANO DA CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE RUA – Carolina Clasen – página 48-57
OS LIMITES DO ENTRE: ANÁLISE DO ESPAÇO PELA MEDIAÇÃO ARTÍSTICA – Carolina Clasen; Carolina Corrêa Rochefort; Julia Petiz Porto; Luana Reis Silvino; Liége Budziarek Eslabão – página 346
CORPO PATAFÍSICO: O ESPAÇO QUE PULSA VIDA – André Martins Ziegler; Carolina Corrêa Rochefort – página 422
GRUPO PATAFÍSICA: UMA MEDIAÇÃO QUE ACONTECE PELA METODOLOGIA DO ENCONTRO – Carolina Corrêa Rochefort e Carolina Mesquita Clasen – página 1315
MEDIAÇÃO ARTÍSTICA PATAFÍSICA – OUTRAS EXPERIÊNCIAS EM ARTE – Júlia Petiz Porto; Carolina Mesquita Clasen, Luana Reis Silvino; Carolina Corrêa Rochefort – página 125
ZIGOTO – SEMINÁRIO DE EXPERIMENTAÇÕES POETICOEDUCATIVAS : COMO PRATICAR O COTIDIANO? – Luana Reis Silvino; Júlia Petiz Porto; Carolina Corrêa Rochefort – sem página
COMO CONJUGAR O DESENHO? UMA GESTOLOGIA DO DESENHAR – Carolina Corrêa Rochefort; Carolina Mesquita Clasen; Julia Pema; Liége Budziarek Eslabão; Luana Silvino Reis – página 110
ANAIS_13 ciclo_ppgav_udesc_2018_FINAL_1562789061679_7750
OS LIMITES DO ESPAÇO EXPOSITIVO E SEUS DESBORDAMENTOS PATAFÍSICOS – Carolina Corrêa Rochefort – página 162
ANAIS_13 ciclo_ppgav_udesc_2018_FINAL_1562789061679_7750
CORPO PATAFÍSICO: O GERMINAR DE UM NOVO TEMPO – André Ziegler – página 118
ANAIS_13 ciclo_ppgav_udesc_2018_FINAL_1562789061679_7750
CIDADE EDUCADORA OU EDUCATIVA? – Carolina Clasen; Eduardo Rocha; Carolina Rochefort – página 87
COM-TATOS DE MEDIAÇÃO ATRAVÉS DO TELEFONE-SEM-FIO – Luana Silvino Reis; Carolina Clasen; Carolina Corrêa Rochefort – página 236
A MEDIAÇÃO ARTÍSTICA E A CRIAÇÃO DE OUTROS ESPAÇOS DE EXPERIENCIA NAS ESCOLAS – Júlia Petiz Porto; Carolina Corrêa Rochefort – página 245
AMAR É LINHA: UMA MEDIAÇÃO COMO PROPOSIÇÃO ARTÍSTICA E EDUCACIONAL – Julia Petiz Porto; Luana Reis; Mariana Pacheco Mazzetti; Carolina Corrêa Rochefort – sem página
A MEDIAÇÃO ARTÍSTICA COMPÕE KHÔRA: ESPAÇOS ESTRIADOS DA ARTE E DA URBANIDADE – Carolina Clasen; Carolina Rochefort – página 213
O CORPO TRIATIVO DE UM MEDIADOR EM DEVIR PONTE – Amanda Martins de Abreu; Andy Hellen Marques Real; Karina Gallo; Jacson Westphalen Piovesan; Helcio Oliveira; Carolina Corrêa Rochefort – página 33
CIENTISTAS DAS SOLUÇÕES IMAGINÁRIAS: A MEDIAÇÃO DESENVOLVIDA A PARTIR DO PROJETO PATAFÍSICA – Andy Hellen Marques Real; Karina Gallo;Amanda Martins de Abreu; Carolina Corrêa Rochefort – página 41
GALERIA A SALA DO CENTRO DE ARTES UFPEL COMO POSSIBILIDADE DE EXPERIÊNCIA – Karina Gallo; Jacson Westphalen Piovesan; Amanda Martins de Abreu; Carolina Corrêa Rochefort – sem página
PATAFÍSICA – MEDIADORES DO IMAGINÁRIO – Carolina Corrêa Rochefort – página 17
MATERIAL EDUCATIVO MUSEU DE ARTE LEOPOLDO GOTUZZO – MALG/UFPel – (criação e elaboração Grupo Patafísica)
MEDIANTE, OU DA EXPERIÊNCIA DE UM MEDIADOR NAS RELAÇÕES/CRIAÇÕES DO ESPAÇO ESTÉTICO – Pedro de Freitas Pereira Paiva; Carolina Corrêa Rochefort – pagina 142
O MEDIADOR ALQUIMISTA: A TRANSMUTAÇÃO COMO UMA POSSIBILIDADE DE TROCA NA MEDIAÇÃO ARTÍSTICA – Rodrigo M. da Silva de Matos; Graziele Mônica Cardozo; Eren Ciriano Castellano; Carolina Rochefort – página 252
FLUXO: INDÍVIDUO COMO MEDIADOR DE MUNDOS – André Martins Ziegler; Carolina Corrêa Rochefort – sem página
UM SUSPIRO E A ARTE EDUCAÇÃO: A MEDIAÇÃO ARTÍSTICA COMO INSPIRAÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO POÉTICA – Carolina Mesquita Clasen; Carolina Corrêa Rochefort – sem página
EXPERIÊNCIAS DE MEDIAÇÃO: A CRISE ENTRE A MEDIAÇÃO ARTÍSTICA EM SALA DE AULA E NO ESPAÇO EXPOSITIVO – Helena dos Santos Moschoutis; Carolina Corrêa Rochefort – sem página
O grupo Patafísica: mediação-arte-educação se constrói a partir de encontros, um grupo mutante pensado por artistas, educadoras, pesquisadoras que se interessam pelo processo de criação que esses encontros podem proporcionar.
O grupo se encontra praticando mediação e dá início as atividades patafísicas em meados de 2011 com a necessidade de receber a comunidade escolar nas exposições da Galeria A Sala/Centro de Artes/UFPel.
Para começar bem a semana, o grupo se encontra às segundas-feiras, meio entre o feriado e o resto da semana. A sala patafísica está entre os prédios de Centro de Artes/UFPel. O meio é o lugar do Patafísica, projeto unificado entre extensão, ensino e pesquisa, praticando estudos e escritas coletivas e individuais que são publicizadas nos meios acadêmicos.
A prática patafísica é um híbrido entre oficina-conversa-encontro-acolhimento, uma mediação artística em sua experiência. Entre mediadores e mediados a metodologia para experiência artística começa numa conversa-troca que articula e propõe uma ação de criação.
Um grupo De e Para criações coletivas, que se balizam na arte contemporânea, na educação e nos afetos. Atua nas galerias institucionais da UFPel, bem como em eventos acadêmicos/culturais e na formação de mediadores, visando a ampliação da mediação artística.
O nome Patafísica justifica-se no movimento cultural francês da segunda metade do século XX ligado ao surrealismo e criado pelo dramaturgo francês Alfred Jarry, dedicado “ao estudo de soluções imaginárias e as leis que regulam exceções”.
Tramar
Exagerar já é um começo de invenção – Leticia Lopes – Galeria Casa Paralela – Pelotas – 2015
Desenho em movimento
Minha tarde é minha manhã – Vivian Herzog – Galeria Casa Paralela – Pelotas – 2014
Desenhadores do ar e desenhadores da terra
Exposição de defesa de mestrado CA/UFPel – Carolina Marchese e Bethille Kupstaitis – Galeria Casa Paralela – Pelotas – 2014
Receita de casa
Você fez tudo e muito mais do que eu poderia imaginar para me fazer feliz – Galeria Casa Paralela – Pelotas – 2013
Estender para Aproximar
Oº – Claudio Maciel – Galeria Casa Paralela – Pelotas – 2013
Email patafisicaufpel@gmail.com
Facebook Patafísica – Mediação, Arte e Educação
Instagram: @patafisica_
Centro de Artes – UFPel, rua Coronel Alberto Rosa, 62 – Centro, Pelotas – RS/Brasil
sala Patafísica – 3º andar bloco 1
Seres fantásticos
Metamorfoses e Heterogonias – Walmor Corrêa – Galeria A Sala/CA/UFPel – 2012