O grupo Patafísica: mediação-arte-educação se constrói a partir de encontros, um grupo mutante pensado por artistas, educadoras, pesquisadoras que se interessam pelo processo de criação que esses encontros podem proporcionar.

O grupo se encontra praticando mediação e dá início as atividades patafísicas em meados de 2011 com a necessidade de receber a comunidade escolar nas exposições da Galeria A Sala/Centro de Artes/UFPel.

Para começar bem a semana, o grupo se encontra às segundas-feiras, meio entre o feriado e o resto da semana. A sala patafísica está entre os prédios de Centro de Artes/UFPel. O meio é o lugar do Patafísica, projeto unificado entre extensão, ensino e pesquisa, praticando estudos e escritas coletivas e individuais que são publicizadas nos meios acadêmicos.

A prática patafísica é um híbrido entre oficina-conversa-encontro-acolhimento, uma mediação artística em sua experiência. Entre mediadores e mediados a metodologia para experiência artística começa numa conversa-troca que articula e propõe uma ação de criação.

Um grupo De e Para criações coletivas, que se balizam na arte contemporânea, na educação e nos afetos. Atua nas galerias institucionais da UFPel, bem como em eventos acadêmicos/culturais e na formação de mediadores, visando a ampliação da mediação artística.

O nome Patafísica justifica-se no movimento cultural francês da segunda metade do século XX ligado ao surrealismo e criado pelo dramaturgo francês Alfred Jarry, dedicado “ao estudo de soluções imaginárias e as leis que regulam exceções”.