Palestrantes

Abaixo disponibilizamos informações sobre os palestrantes do evento!

 

PalestranteArq. Alex Kuhn – CEO da empresa Domi House Construções Inteligentes.

Informações adicioinais

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Pelotas (2001). CEO da empresa Domi House Construções Inteligentes. Atua como profissional de arquitetura responsável por projetos e execuções utilizando sistemas inovadores e sustentáveis. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Pelotas em 2001.

 

PalestranteArq. Ane Vogt – Arquiteta Arquiteta sócia proprietária da VAND Arquitectura, especializada em arquitectura bioclimática, padrão
Passive House e materiais ecológicos e Certified Passive House Consultant.

Informações adicioinais

Arquiteta sócia proprietária da VAND Arquitectura, especializada em arquitectura bioclimática, padrão Passive House e materiais ecológicos. Certificadora oficial do Passive House. Arquiteta pela University of Applied Sciences and Art Hildesheim, Alemanha. Trabalhou na Alemanha, Venezuela e México, desde 2005 vive e trabalha na Espanha.

 

PalestranteArq. Beatriz Machado – Arquiteta na empresa Bita Architecture + Design, nos Estados Unidos e Certified Passive House Designer.

Informações adicioinais

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestrado em Arquitetura em estudos sustentáveis pela Illinois Institute of Technology. Trabalhou como voluntária no programa Habitat for Humanity of Greater New Haven, em 2012, e atualmente atua como arquiteta na sua empresa Bita Architecture + Design, nos Estados Unidos. Possui certificado como CPHC (Certified Passive House Consultant) e aborda em seus projetos conceitos de sustentabilidade em eficiência energética, conforto e durabilidade. Arquiteta licenciada em New York e Massachusetts, Estados Unidos, e também no Brasil.

 

Palestrante – Prof. Dr. Eduardo Grala da Cunha – Pesquisador Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PROGRAU), Certified Passive House Designer e Certified Passive House Tradesperson.

Informações adicioinais

Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas, Ex Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, PROGRAU. Ex Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo, UPF. Ex Vice-Diretor e docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, FAURB/UFPel. Graduado em Arquitetura e Urbanismo (1994), Especialização (1995), Mestre (1999), Doutor (2005) em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Pós-Doutorado (2008) pela Universidade de Kassel, Alemanha. Consultor ad hoc do CNPq, da CAPES, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Membro de comite de assessoramento do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. É revisor dos periódicos Arquitextos, PARC, Revista Brasileira de Ciências Ambientais, Ambiente Construído, Revista Tecnologia e Sociedade, Journal of Civil Engineering and Architecture, Building Research and Information, Oculum Ensaios, Revista de Arquitetura da IMED, Energy and Buildings and Building and Environment. Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologia e Gestão do Ambiente Construído, PROGRAU/LABCEE, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho térmico e eficiência energética. Bolsista Produtividade CNPq Nível 2.

 

PalestranteArq. Greice Ramos –  Pesquisadora do Laboratório de Eficiência Energética da UFSC e consultora na empresa Ramos Arquitetura e Consultoria em Eficiência Energética.

Informações adicioinais

Formada em Arquitetura e Urbanismo na UFSC com mestrado e doutorado em Engenharia Civil na UFSC. Já teve experiências profissionais no mercado de trabalho como Arquiteta e Especialista em Eficiência Energética e entre idas e vindas, atua há mais de 10 anos como pesquisadora do Laboratório de Eficiência Energética da UFSC. Apaixonada por pesquisa e consultorias que visam melhorar o impacto das edificações no meio ambiente, sempre unindo o conforto dos usuários com estratégias de eficiência energética e sustentabilidade. Atualmente atua como consultora na empresa Ramos Arquitetura e Consultoria em Eficiência Energética.

 

PalestranteArq. Juan Manoel Vasquez – Coordenador da área de Construção no Programa de Bioeconomia Faculdade de Agronomia U.B.A., assessor do Observatório Legislativo dos ODS do Senado da Província de Buenos Aires e Presidente da Ekosystem Consultoria e Desenvolvimento de Projetos Imobiliários com Altos Padrões Ecológicos e Consumo Quase Zero de Energia Passivhaus.

Informações adicioinais

Formado como Engenheiro Agrônomo pela Faculdade de Agronomia da Universidade de Buenos Aires, desde 2000 se aventurou na construção de casas com materiais naturais, primeiramente terra crua, para depois se especializar em Fibra Agrícola Comprimida. Dedicado exclusivamente à construção com materiais Biológicos de elevada eficiência energética. Reconhecido pelo Isobioproject. Coordenador da área de Construção no Programa de Bioeconomia Faculdade de Agronomia U.B.A. e assessor do Observatório Legislativo dos ODS do Senado da província de Buenos Aires Presidente da Ekosystem Consultoria e Desenvolvimento de Projetos Imobiliários com Altos Padrões Ecológicos e Consumo Quase Zero de Energia Passivhaus.

 

PalestranteArq. Juan Manuel Castaño –  Diretor da empresa Castaño y Asociados. Certified Passive House Designer.

Informações adicioinais

Na empresa Castaño & Asociados Construcción Sostenible S.L. somos uma empresa de serviços de Arquitetura, Engenharia e Construção pioneira no projeto de Edifícios de Consumo quase Nulo de Energia, Edifícios Sustentáveis e Sistemas de alta Eficiência Energética padrão PassivHaus. Contamos com integrantes que unem uma experiência grande no campo do projeto de Edifícios de Consumo quase Nulo de Energia e de Sustentabilidade, usando as ferramentas de informática mais avançadas do mercado, criando projetos altamente eficientes e inovadores. Os Edifícios de Consumo quase Nulo de Energia são uma realidade que será obrigatória a nível Europeu em todos os edifícios que serão construídos na União Europeia a partir de 1 de janeiro de 2020. Castaño & Asociados se antecipa a esta realidade normativa, e oferece serviços de arquitetura e consultoria neste tipo de projeto padrão Passivhaus, que garante os níveis mais altos ao nível internacional de economia de energia, com um nível altíssimo de conforto interior. Juan Manuel Castaño Salvador, Arquiteto, diretor e Co-fundador de Castaño & Asociados foi eleito Especialista regional de Edifícios de Consumo quase Nulo de Energia pelo programa da Comisión Europea PASSREG. Atualmente é o único Andaluz com o título de CPHD (Certified Passive House Designer).

 

Palestrante – Arq. PhD. Marcelo Huenchuñir – Arquiteto Universidade do Chile, Dr. Eng. Universidade de Hannover, Alemanha; Passivhaus Designer PHI Alemanha. Qualificação de energia MINVU. CEO da Arquiambiente Limitada, Pdte. Instituto Latino-Americano Passivhaus ILAPH, Professor FAU Universidade do Chile. Prêmio Fermín Vivaceta Rupio 2021, Faculdade de Arquitetos do Chile AG Chile 2021.

Informações adicioinais

Participou dos estudos da Regulação Térmica MINVU e do programa CEV Housing Energy Rating do MINVU. Sócio fundador da consultoria Arquiambiente Limitada, onde realiza Projetos de Arquitetura Sustentável, consultorias de Eficiência Energética e Certificação predial com sistemas nacionais CEV, CVS e CES, além de internacionais LEED USA, Passivhaus Alemanha e MINERGIE Suíça. Prêmio Sustentabilidade 2011 concedido pela Câmara de Comércio Chileno-Alemã por sua contribuição na incorporação da norma Passivhaus no Chile, desenvolvendo o primeiro edifício certificado pela Passivhaus na América Latina. Professor de Tecnologias em Arquitetura Sustentável pela Universidade do Chile e professor convidado em diferentes programas de pós-graduação em sustentabilidade no Chile. Prêmio Latam Sustentável 2015 concedido pelo CDT para carreira acadêmica e de formação. Foi treinador da CEV e da Passivhaus, treinando profissionais de Designer e Comerciante da Passivhaus no Chile e na América Latina em geral. Prêmio Fermín Vivaceta Rupio 2021 concedido pela Faculdade de Arquitetos do Chile AG por seu excelente trabalho na área de tecnologia aplicada à arquitetura.

 

PalestranteEng. Marcelo Zaniboni de Pellegrin – Engenheiro da Claris Portas e Janelas em PVC.

Informações adicioinais

Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense e mestrado no Programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais na mesma instituição. Atua principalmente nos seguintes temas: processamento de polímeros e em assuntos relacionados à Engenharia de Materiais, como desenvolvimento e seleção de materiais, na região sul de Santa Catarina. Desenvolveu pesquisas na área de materiais poliméricos semi-condutores no Laboratório de Materiais Avançados e Processamento De Polímeros (LMPP) da Universidade do Extremo Sul Catarinense por 2 anos e 9 meses.

 

Palestrante – Arq. Micheel Wassouf – Energiehaus-Arquitectos, Certified Passive House Designer.

Informações adicioinais

Micheel Wassouf é um arquiteto pioneiro em projetar edifícios eficientes em energia no clima mediterrâneo. Micheel atua tanto em projetos reais quanto em pesquisas acadêmicas.
Em 2010, co-fundou a plataforma Spanish Passive House Platform PEP.
Ele é Certified Passive House Designer desde 2008 e o primeiro Certified Passive House Designer na Espanha desde 2015.
Micheel é CEO da Energiehaus-Arquitectos, com sede em Barcelona, na Espanha.

 

ArchLit PassivHausM.Sc Rodrigo Carlos FritschArchLit PassivHaus. Universidade de Passo Fundo (UPF).

Informações adicioinais

Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Passo Fundo onde também concluiu seu mestrado no Programa de Engenharia de Infraestrutura e Meio Ambiente com ênfase em Ruído Urbano. Atualmente, é doutorando no Programa de PhD em Sistemas Energéticos e Alterações Climáticas pela Universidade de Aveiro, Portugal. É professor dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil na Universidade de Passo Fundo, ministrando as disciplinas de Projeto Arquitetônico e de Conforto Ambiental. Também ministra disciplinas de Acústica para programas de Pós-graduação em diversas universidades no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Acústica Arquitetônica, Simulação Termoenergética, Projetos da Edificação, Tecnologia BIM, Eficiência Energética, Sustentabilidade e Retrofit.

 

Apoiador Gold: StoRodrigo Mainardes – Sistemas de revestimentos de fachadas com isolamento térmico Sto.

Informações adicioinais

Arquiteto e Urbanista pela Universidade Positivo – Curitiba Paraná e Pós Graduado em Engenharia. Consultor técnico Sto.

 

PalestranteArq. Salvador Kuri – Especialista em edifícios
sustentáveis e consultor Sênior no “Componente Construtivo” da GIZ México.

Informações adicioinais

Arquiteto, possui mestrado e doutorado em “Sustainable Energy Technologies for Buildings” pela Universidade de Nottingham, Reino Unido. Atua há 15 anos como especialista em edifícios sustentáveis, liderando diversos projetos internacionais como GIZ, Banco Mundial e União Europeia. Consultor Sênior no “Componente Construtivo” da GIZ México, no desenvolvimento da ferramenta de avaliação de desempenho energético SISEVIVE no desenvolvimento do Habitação Sustentável NAMA, bem como na formulação do Programa de Etiquetagem de Excelência em Eficiência Energética E4 para edifícios de escritórios.

 

PalestranteArq. Susanne Theumer – Passive House Consultant, Passive House Institute Alemanha. Membro do comitê científico da conferência internacional de Passivhaus e responsável pela América Latina.

 

 

APRESENTADORES

 

Translate »