Sobre

OLIMPÍADA DE FILOSOFIA DO RIO GRANDE DO SUL

DEFINIÇÃO GERAL

A Olimpíada de Filosofia do Rio Grande do Sul consiste na realização de atividades didáticas de caráter filosófico a partir de um tema geral definido a cada ano e divulgado no site oficial do evento. Destina-se a professores e estudantes do Ensino Médio e Fundamental das escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul

As atividades didáticas, desenvolvidas inicialmente nas escolas durante o ano letivo, denominadas atividades pré-olímpicas, são coordenadas, livre e criativamente, a partir do tema e dos subtemas da Olimpíada, pelos educadores inscritos. Tais atividades são preparatórias para a realização da Olimpíada de Filosofia do RS, que consiste em um evento único no qual as diversas escolas participantes poderão interagir e aprender a partir de atividades de cooperação investigativa.

A Instituição de Ensino Promotora, a cada ano, oferecerá formação pedagógica e certificação aos professores e escolas participantes, agindo em conjunto com Instituições de Ensino Associadas. Os professores de cada escola deverão acompanhar os seus estudantes durante o ano letivo, nas atividades preparatórias da Olimpíada de Filosofia do RS. As inscrições são gratuitas.

ATIVIDADES

  1. Integração entre os estudantes e professores;
  2. Reflexão sobre o tema e subtemas
  3. Apresentação de trabalhos selecionados nas escolas;
  4. Diálogo investigativo;
  5. Oficinas e palestras;
  6. Produção de textos e/ou de outros meios de expressão pelos estudantes.

Obs.: Os professores são convidados a participar ativamente do processo. 

OBJETIVOS

  1. Subsidiar uma efetiva contribuição da filosofia à formação dos professores e estudantes das escolas públicas e particulares do Estado do Rio Grande do Sul;
  2. Promover a integração entre os estudantes e professores participantes;
  3. Propiciar o intercâmbio entre as escolas, universidades e entidades apoiadoras;
  4. Fomentar o espírito crítico e dialógico no ensino de filosofia em todos os níveis;
  5. Desenvolver as habilidades de ler e escrever textos filosóficos;
  6. Realizar diálogo filosófico em solidariedade investigativa;
  7. Interpretar reflexivamente textos de distintas expressões e modalidades;
  8. Vivenciar o questionamento e a construção de conceitos;
  9. Investigar novas possibilidades de pensar pela prática coletiva do filosofar;
  10. Construir espaço favorável ao desenvolvimento de uma postura filosofante;
  11. Incentivar relações educativas entre a filosofia e outras áreas do conhecimento.

 

CARÁTER

As Olimpíadas de Filosofia nasceram da convicção de que as questões filosóficas aparecem na vida de todas as pessoas e em todas as idades. Assim, elas precisam de um cuidado e um estímulo especial para não serem erradicadas violentamente do nosso cotidiano ou tratadas superficialmente. Com um espírito de acolhimento das diferenças, as Olimpíadas pretendem convocar alunos para um exercício de investigação solidária, num clima que pretende ser não de competição, mas de cooperação e de estímulo para o pensamento. A ideia é de que a partir da proposta, processos filosóficos criativos sejam construídos através da interlocução, interação e participação autônoma dos participantes.

METODOLOGIA

De forma concisa, se pode dizer que o projeto Olimpíada de Filosofia convida estudantes e professores para um exercício de investigação solidária e de estímulo ao pensamento crítico e alternativo, em um contexto de incentivo à colaboração investigativa, com base nos trabalhos de problematização, construção de conceitos, interpretação, criação e argumentação.

Assim, as atividades a serem realizadas nas escolas poderão se orientar por princípios e procedimentos metodológicos diversos, respeitando a filosofia educacional de cada instituição de ensino.

Porém, como contribuição metodológica para a realização das atividades, sugere-se:

  1. A construção de processos pedagógicos reflexivos, interdisciplinares e criativos, compartilhados através da interlocução e interação dos participantes;
  2. O estímulo ao protagonismo dos estudantes;
  3. A construção da problematização, superando a mera exposição de conteúdos e propiciando estímulo ao pensar livre e criativo;
  4. O incentivo a aprender a aprender, e a aprender a partir da diferença;
  5. Efetivar conexões entre o autoaprender e o aprender com o coletivo;
  6. O diálogo, fundado na escuta atenciosa do outro, no respeito às posições apresentadas, no oferecer e dar razões às ideias em debate, assim como no incentivo à horizontalidade do aprender, no qual os estudantes são convidados a também aprender com os outros estudantes. Nesse sentido, sugere-se, ainda, a realização de atividades em forma de Comunidade de Investigação, dentre outras modalidades de investigação dialógica;
  7. O incentivo à criação linguística,
  8. O apoio às iniciativas interdisciplinares para o tratamento dos problemas filosóficos relacionados com o tema da Olimpíada;
  9. A criação de atividades vivenciais;
  10. O incentivo à formas diversas de expressão;
  11. A criação e a liberdade docente.

 

OBJETIVOS EDUCACIONAIS

  1. Promoção da autonomia, responsabilidade e solidariedade;
  2. Incentivo ao desenvolvimento de espírito crítico e dialógico entre os estudantes;
  3. Reconhecimento das diferenças que nos tornam efetivamente humanos;
  4. Contribuição à construção de sentido às vidas dos participantes;
  5. Vivência da investigação de ideias;
  6. Criação de novas possibilidades de pensar através da prática coletiva do filosofar;
  7. Conectar a filosofia a outros saberes e áreas do conhecimento;
  8. Promoção da integração entre estudantes, professores e instituições de ensino;
  9. Formação docente em ensino-aprendizagem de filosofia

 

CONTRIBUIÇÕES EDUCACIONAIS AOS PARTICIPANTES

A Olimpíada de Filosofia é um evento que fornece apoio e orientação pedagógica para o planejamento de atividades didáticas de caráter filosófico, a serem desenvolvidas durante o ano letivo pelos professores das escolas públicas e privadas participantes. As experiências educacionais resultantes deste acompanhamento, efetivadas livre e criativamente pelos educadores do Ensino Médio e Fundamental a partir de um tema gerador e de proposições metodológicas orientadoras, são compartilhadas antes e durante o evento final que congrega representantes de todas as instituições inscritas. A formação dos professores é realizada em atividades regulares através da interação em rede entre as escolas e as universidades, subsidiando uma efetiva contribuição teórica e prática à formação docente e discente em todos os níveis de ensino. Objetiva contribuir para a melhoria na qualidade de ensino-aprendizagem de filosofia a partir de um protagonismo coletivo no qual procedimentos pedagógico-filosóficos são criados e compartilhados, integrando docentes e discentes de Pós-Graduação, Graduação, Ensino Médio e Fundamental. A contribuição à formação docente e discente visa ao desenvolvimento de uma postura crítica, reflexiva e responsável que se distenda ao cotidiano das escolas e às vivências dos participantes, integrando-os em um exercício de investigação solidária que relaciona o filosofar à práxis cotidiana, contribuindo para o exercício consciente da cidadania. Iniciada em 2007, a Olimpíada de Filosofia do Rio Grande do Sul, que em 2018 entra em sua décima primeira edição, serviu nesse período de referência para a criação das Olimpíadas de Filosofia de São Paulo e do Rio de Janeiro, além de ter interagido com atividades realizadas no Uruguai e na Argentina. Portanto, além dos benefícios diretos, relacionados com a formação docente e discente e com a integração entre a escola e a universidade, objetiva fortalecer e ampliar o estímulo à qualificação do ensino de filosofia em outras regiões do Brasil.

  1. Das inscrições

 1.1 Poderão participar da Olimpíada de Filosofia do Rio Grande do Sul estudantes do Ensino Fundamental e Médio de Escolas Públicas e Privadas, de todo o território nacional, acompanhados pelos seus respectivos professores.

1.2 O número máximo de participantes por instituição será de 20 alunos, acompanhados por um professor.

1.3 Estudantes do ensino superior são convidados à participar da organização dos debates e da construção do evento olímpico. Estes deverão realizar inscrição individual informando a instituição de ensino e de quais momentos têm disponibilidade de participar, para que possamos estabelecer contato e alinharmos sua participação.

2. Do evento

2.1 Instituição promotora: Universidade Federal de Pelotas e Instituições associadas: Universidade Católica de Pelotas e Colégio Pelotense.

2.2 Serão emitidos certificados de participação aos estudantes e professores que participarem do evento.

2.3 Durante o evento haverão reuniões formativas e de diálogo entre os professores e os estudantes. A atividade final congregará professores e estudantes das escolas participantes, bem como da Instituição Promotora e das Instituições Associadas, na sede na Instituição Promotora.

Coordenação das OLIFIRS