Início do conteúdo
NIP

O Núcleo Integrado de Previsão (NIP/UFPel)

O Núcleo Integrado de Previsão (NIP) é um grupo de pesquisa da Universidade Federal de Pelotas, cadastrado junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, que reúne pesquisadores com expertise em meteorologia, hidrologia, modelagem matemática e mapeamento.

Criado em 2024 nesse formato integrado, durante as ações conduzidas nos Gabinetes de Crise da Prefeitura Municipal de Pelotas e da 4ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil do Estado, em resposta ao mais severo evento de inundação já registrado na região sul do Rio Grande do Sul, o NIP constitui-se como um novo grupo, resultante da integração e articulação de grupos consolidados que já atuavam de forma destacada em áreas específicas – como o Grupo de Hidrologia e Modelagem Hidrológica em Bacias Hidrográficas (desde 2014), Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas, Laboratório de Geoprocessamento Aplicado a Estudos Ambientais (desde 2014), Laboratório do Grupo de Dispersão de Poluentes e Engenharia Nuclear (desde 2011), Laboratório de Drenagem e Águas Residuárias (desde 2014), Grupo de Interação Oceano-Atmosfera e Climatologia (desde 2023), os quais permanecem ativos em suas linhas próprias de pesquisa.

Os pesquisadores envolvidos integram o corpo efetivo de cursos de graduação diversos – Engenharia Hídrica, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária, Meteorologia, Matemática, do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas e de vários Programas de Pós-Graduação – Recursos Hídricos, Ciências Ambientais, Modelagem Matemática e Meteorologia.

Com um perfil interdisciplinar e aplicado, o NIP atua em três eixos principais:

Pesquisa e Desenvolvimento

Desenvolvimento de metodologias inovadoras de previsão hidrológica e hidrometeorológica, integração de modelos do Hydrologic Engineering Center (HEC), tais como HEC-HMS e HEC-RAS em ambiente HEC-RTS, uso de inteligência artificial para previsão hidrometeorológica, calibração e validação de modelos com base em eventos reais e integração de dados meteorológicos/hidrológicos entre Brasil e Uruguai.

Monitoramento e Apoio Operacional

Realização de levantamentos topobatimétricos e planialtimétricos em bacias (Piratini, Jaguarão e Camaquã), operação de tecnologias de ponta como perfiladores acústicos para batimetria e medição de velocidade e vazão em rios (ADCP), drones embarcados com sensor LiDAR, GNSS RTK e softwares de processamento para análise integrada de dados.

Formação e Extensão

Capacitação de agentes municipais e regionais de Defesa Civil, treinamento de alunos de graduação e pós-graduação, realização de oficinas técnicas e cursos de curta duração, além de apoio direto a comunidades vulneráveis.

Impacto e Atuação Prática

Colaboração com Defesas Civis

Atuação direta como assessoria técnico-científica às Defesas Civis municipal, regional e estadual, contribuindo para decisões estratégicas em situações emergenciais.

  • Mapas de suscetibilidade
  • Prognósticos meteorológicos
  • Cenários de inundação
  • Medições e validações in loco

Articulação Institucional

Fortalecimento de parcerias com órgãos municipais, regionais, estaduais e internacionais, ampliando a relevância social e política da atuação do NIP.

Posicionamento Estratégico

Ponto focal de ciência aplicada à gestão de riscos climáticos, unindo universidade, Defesa Civil e sociedade civil na construção de soluções inovadoras.