Normas Editoriais

Sobre o Processo de Avaliação, Publicação e Outras Informações gerais

  1. Os manuscritos submetidos ao NEPFIL online são rigorosamente avaliados pelo Conselho Editorial e, uma vez aprovados para a publicação, os manuscritos seguem para o processo de diagramação. Os manuscritos poderão ser Aprovados, Aprovados com Revisões Necessárias ou Reprovados para a publicação.
  2. O NEPFIL online não se responsabiliza por realizar correções gramaticais, ortográficas ou de conteúdo. Caso o manuscrito seja Aprovado com Revisões Necessárias, o autor/organizador da obra terá um prazo de até 60 dias para realizar as correções solicitadas. Após este período, o manuscrito deverá ser submetido novamente para a apreciação de nossos pareceristas.
  3. O NEPFIL online não realiza publicações impressas, mas isso não implica que os autores não possam contratar o serviço de impressão da Editora da UFPEL ou outra editora de sua preferência para realizar a impressão de exemplares (é claro que a impressão deverá manter fielmente a estrutura do livro publicado). Neste caso, os autores/organizadores deverão solicitar ao NEPFIL online um número de ISBN para a versão impressa. 
  4. O NEPFIL online não cobra nenhum valor para a publicação de livros (todos os custos são de responsabilidade do Departamento de Filosofia da UFPEL) e nem para a realização de downloads. 

Estrutura dos Livros

  1. Capa. O layout da capa é de responsabilidade do NEPFIL online, porém é importante que o autor envie fotos ou outras ilustrações relacionadas com o conteúdo da obra. 
  2. Elementos Pré-Textuais. Antecede a folha de rosto, apresentando apenas o título e, se houver, o subtítulo da publicação. O seu verso é uma página institucional, contendo também os nomes dos membros do Conselho Editorial da Editora da UFPEL, do NEPFIL online e suas respectivas logomarcas. Também contém o selo Creative Commons e o selo da ABEC – Associação Brasileira de Editores Científicos – à qual o NEPFIL online é filiado.
  3. Folha de Rosto. Contém os elementos essenciais de identificação da obra, como autor(es), título, edição – se não for a primeira –, editora, local e ano de publicação. O seu verso é uma página de expediente, apresentando a indicação de copyright e direitos de edição, ficha catalográfica, crédito dos responsáveis pelas várias etapas da obra, endereço, site e e-mail de contato do NEPFIL online. Apresenta também o International Standard Book Number – ISBN, que é um sistema padronizado de numeração e identificação de títulos de livros, cujo número é fornecido pela Agência Brasileira do ISBN, da Biblioteca Nacional.
  4. Dedicatória (opcional). Deve vir logo após a folha de rosto, em página ímpar.
  5. Agradecimento (opcional). Pode vir no final do prefácio. Se, no entanto, este não for do próprio autor ou se for grande o número de pessoas e, ou, instituições às quais o autor agradece publicamente, deve vir na página seguinte à da dedicatória.
  6. Epígrafe (opcional). Citação, ou pensamento, que está de certo modo relacionada com a obra. Pode ser inserida, preferencialmente, na página de dedicatória ou vir separadamente na página ímpar posterior à do agradecimento.
  7. Prefácio/Apresentação. Esclarece o conteúdo do livro. Localiza-se em página ímpar, após a epígrafe, se esta vir em página isolada. Pode ser redigido pelo próprio autor ou por outra pessoa. Em caso de reedição, a obra deverá conter apenas o prefácio da nova edição. Casos especiais serão analisados pelo NEPFIL online.
  8. Introdução (opcional). Texto em que o autor expõe informações gerais, porém correlatas, sobre o tema da obra. Trata-se, muitas vezes, de um histórico. Localiza-se em página ímpar, após o prefácio. O autor não deve confundir essa introdução com a que compõe uma das subdivisões dos elementos textuais, que é obrigatória.
  9. Sumário. Indicação do conteúdo da obra, devendo conter as páginas de suas principais divisões, na ordem em que nela aparecem. Localiza-se após a introdução; entretanto, dependendo do número de páginas pré-textuais, essa posição pode ser alterada pelo NEPFIL online.
  10. Lista de Siglas e Ilustrações. Quando há grande número de siglas e ilustrações – e somente neste caso –, o autor pode listá-las separadamente. No caso das ilustrações, devem ser apresentados o seu número, o título e a respectiva página. 
  11. Elementos Textuais. Constituem os elementos textuais o texto (introdução, desenvolvimento e conclusão), os elementos de apoio, como ilustrações – tabelas e figuras –, fórmulas, citações, notas e resumo, e os elementos de localização (páginas capitulares, títulos internos e cabeçalhos).
  12. Uso do Negrito ou Itálico.  Em todo o trabalho é necessário que haja uniformização do grifo. O itálico é apropriado para destacar expressões em língua estrangeira, títulos de periódicos e livros e nomes científicos de gêneros e espécies animais e vegetais. O negrito é usado para dar ênfase a palavras ou letras do texto.
  13. Fórmulas e Equações. Entre vários aspectos a serem observados, destacam-se os seguintes: a) Quando ocorrerem no meio do texto, deve haver entrelinhamento suficiente para comportar sua presença. b) Quando isoladas, deve haver um espaço superior e outro inferior equivalentes a 1 cm, podendo ser numeradas ou não. c) Não devem ultrapassar a largura da mancha do texto. d) Se necessário, a divisão das fórmulas em duas linhas ou mais só poderá ocorrer onde houver sinais como + (mais), – (menos), = (igual), devendo o sinal ser repetido no início da linha seguinte. e) Quando digitadas no Word, as fórmulas matemáticas devem ser escritas no “Microsoft Equation”.
  14. Unidades de Medidas. Se forem utilizadas, o NEPFIL online recomenda seguir o Sistema Internacional de Medidas.
  15. Citações. Citações são textos extraídos de documentos pesquisados e necessários para fundamentar as ideias desenvolvidas pelo autor. O NEPFIL online adota as normas da ABNT (NBR 10520). Se o(s) nome(s) do(s) autor(es) fizer(em) parte do texto, apenas o ano da publicação aparece entre parênteses. No caso de transcrição do texto, além do ano, deve-se citar a página de onde foi retirado. No caso de mais de dois autores, usa-se o sobrenome do primeiro seguido da expressão et al. No caso de mais de um autor e diferentes obras, as citações bibliográficas no texto são feitas por ordem cronológica. Quando não fizer parte do texto, a citação vem entre parênteses. Quando não for possível consultar o documento original e houver necessidade de reproduzir informação já citada por outro autor (citação de citação), escrevem-se o nome do autor original e o ano de publicação da obra acompanhados da expressão “citado por”, ou “apud”, mais o nome do autor consultado e respectivo ano de edição da obra. Também nesse caso, o nome do autor pode ou não fazer parte do texto. Em caso afirmativo, apenas o nome do autor original vem fora dos parênteses. Em caso contrário, toda a citação vem entre parênteses.
  16. Notas. São observações ou aditamentos ao texto de uma obra. Podem ser apresentadas em rodapé ou no final do texto, de capítulo ou seção. As notas de rodapé prestam esclarecimentos e tecem considerações que não devem ser incluídas no texto, não interrompendo, assim, a sequência da leitura. Devem ser em número bastante reduzido, feitas sequencialmente em algarismos arábicos dentro de cada capítulo e vir na mesma página em que foram chamadas, com corpo menor que o utilizado no texto. Para a sua chamada no texto, utiliza-se algarismo arábico, em corpo menor, na entrelinha superior, sem parênteses, e nunca antes do sinal de pontuação.
  17. Elementos Pós-Textuais (Posfácio). É utilizado apenas diante da necessidade de inserir à última hora um esclarecimento que, de alguma forma, modifique ou corrobore as informações contidas no corpo do texto. 
  18. Referências. Conjunto de elementos, em lista própria, que permite a identificação de publicações, no todo ou em parte, como autor, título, edição, local, editora, data de publicação, número de páginas, etc. Esta lista deve obedecer à ordem alfabética única de sobrenome do autor. Não se deve confundir Referências com Bibliografia. A primeira compreende as fontes bibliográficas utilizadas pelo autor e, a segunda, uma lista de obras por ele recomendadas.
  19. Glossário. Relação de termos e expressões técnicas, acompanhados de definições ou traduções. Dispõe-se, na página, em linhas compridas ou em colunas (duas), devendo o tamanho da fonte ser menor que o do texto.
  20. Apêndice e Anexo. Matéria complementar e, ou, comprobatória, trazendo informações esclarecedoras que não se incluem no texto, a fim de não prejudicar a sequência lógica da leitura. Sua paginação, no entanto, dá continuidade à numeração do texto. O apêndice deve ser elaborado pelo autor da obra; o anexo constitui documentos de outros autores.
  21. Índice. Lista detalhada de assuntos, nomes de pessoas e nomes geográficos e outros, com a indicação de sua localização no texto.

Textos Originados de Dissertações e Teses

NEPFIL online não publica teses e dissertações e, portanto, antes de submeter o texto para publicação, o autor deverá reformulá-lo para atender às seguintes recomendações:

  1. O texto deve visar a um público leitor amplo.
  2. Devem ser eliminados os excessos de aparato teórico e crítico, próprios de um trabalho de tese ou dissertação.
  3. Devem ser eliminados, ainda, o abstract, o excesso de citações, a biografia e outros itens específicos desses trabalhos.
  4. Devem ser evitados anexos e apêndices excessivamente extensos.

Reedição

  1. Entende-se por reedição a nova publicação de um livro já editado com alterações de conteúdo ou atualizações.
  2.  Quando o autor apresentar proposta de reedição de livro ao NEPFIL online, cuja edição anterior seja da responsabilidade de outra editora, é necessário que ele encaminhe o texto revisado e atualizado, com as mudanças devidamente destacadas, e envie um exemplar em formato aberto da edição anterior.
  3. Os aspectos observados para a apresentação de propostas de publicação ao NEPFIL online devem ser também respeitados nas reedições.
  4. Cabe ainda ao proponente apresentar cópia do contrato de Edição de Obra Bibliográfica com a Editora de origem e, no ofício de encaminhamento ao Conselho Editorial, mencionar a tiragem da edição anterior e se a obra se encontra esgotada.
  5. A avaliação das alterações do livro por um ou mais especialistas será deliberada pelo Conselho Editorial.

Direitos Autorais

  1. Por se tratar de uma iniciativa sem fins lucrativos, os direitos autorais são imediatamente transferidos para o NEPFIL online na medida em que o autor autoriza a publicação do livro. Nenhum autor será remunerado, já que os livros publicados no NEPFIL online não são comercializados e não geram nenhum lucro. A partir do mês de outubro de 2018, serão firmados termos de compromisso de Edição de Obra Bibliográfica entre as partes. 
  2. No caso de obras editadas (coletâneas), a cessão de direitos de edição será realizada através da apresentação do termo de autorização dos autores para a publicação.

Órgãos de Fomento

  1. Poderão ser incluídos Órgãos de Fomento (empresas públicas, empresas privadas, institutos de pesquisa, instituições culturais e associações) nos créditos da publicação.
  2. A logomarca dos Órgãos de Fomento será apresentada na parte interna do livro.

Submissão de Manuscritos

Os manuscritos poderão ser submetidos através do e-mail juliano.ufpel@gmail.com.