Sobre o NEPFIL online

NEPFIL online completa 10 anos!

O NEPFIL online foi criado em 11 de setembro de 2013, em Pelotas, região sul do Estado do Rio Grande do Sul, junto ao Núcleo de Ensino e Pesquisa em Filosofia do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pelotas. O NEPFIL online iniciou sua trajetória produzindo livros didáticos para atender às necessidades dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia e com o compromisso de garantir acesso irrestrito aos materiais para todos os acadêmicos de forma gratuita. O trabalho era realizado com o apoio de bolsistas e professores voluntários do Departamento de Filosofia da UFPel.

Com seu próprio prefixo editorial junto à Agência Brasileira do ISBN (até então sob a responsabilidade da Fundação Biblioteca Nacional), foram publicados os primeiros volumes em janeiro de 2014. Naquela época, o Departamento de Filosofia já possuía uma prestigiada coleção de livros impressos (publicados pela Editora da UFPel), cujo título era “Coleção Dissertatio Filosofia”. Com o tempo, passamos a compreender que os livros digitais ampliaram a visibilidade e o acesso dos materiais publicados, motivo pelo qual a Coleção Dissertatio Filosofia foi incorporada ao NEPFIL online (que traz até hoje nas capas de seus livros a logomarca “Dissertatio Filosofia”). Logo após suas primeiras publicações, o NEPFIL online, rapidamente, ganhou notoriedade e as obras passaram a ser incorporadas nos projetos pedagógicos de diversos cursos de instituições públicas e privadas (viabilizado através da Licença Creative Commons em três camadas: uso com atribuição de autoria, sem fins comerciais e compartilhamento igual).

Em 2017, o NEPFIL online firmou parceria com a Editora da UFPel para publicações em duplo selo (Dissertatio Filosofia e Editora da UFPel) e também com o Grupo de Pesquisa Investigação Filosófica (CNPq) para um grande projeto de traduções de verbetes da renomada Stanford Encyclopedia of Philosophy para a língua portuguesa. Da parceria com o Grupo de Pesquisa Investigação Filosófica surgiu a “Série Investigação Filosófica” que hoje já conta com 34 volumes publicados. A “Série Dissertatio Filosofia” na versão online possui 76 volumes publicados.

Em 2024, o NEPFIL online completou 10 anos com um expressivo catálogo de 110 volumes de obras autorais, coletâneas e traduções voltadas para as mais diversas áreas de interesse filosófico. Nossa missão é promover a Filosofia em Língua Portuguesa para universalizar o acesso aos estudantes de todos os níveis de ensino no Brasil e de forma completamente gratuita. Todos os livros podem ser acessados e baixados no site wp.ufpel.edu.br/nepfil. Além disso, todas as publicações são rigorosamente selecionadas, diagramadas e revisadas para oferecer materiais de alta qualidade, de forma sustentável e com credibilidade.

O NEPFIL online é hoje uma das iniciativas mais importantes do país na área de Filosofia e que conta com um excelente tráfego de downloads (foram registrados 62.493 downloads desde 2020 quando as estatísticas do Jetpack passaram a ser coletadas no site e com um pico de 1.053 downloads em um único dia no mês de agosto de 2023). O grande interesse por nossos livros é motivo de grande alegria por parte de toda a equipe, uma vez que atesta a importância de nosso projeto editorial.

Em nome de toda a Equipe Editorial do NEPFIL online e do Departamento de Filosofia da UFPel, agradecemos a todos os colaboradores que nos prestigiaram com suas obras ao longo destes 10 anos e ficamos à disposição para novas submissões de manuscritos!

Se você ainda não conhece o NEPFIL online, acesse o site wp.ufpel.edu.br/nepfil