A Casa do Conselheiro Maciel: visita animada pela sede do Museu do Doce da UFPel (2020).
A forma didática e a didática da forma: um exercício geométrico e arquitetônico sobre o caso da fachada do Museu Militar de Dresden (2020).
Gamificação na educação patrimonial: Um caso aplicado à plataforma opensimulator (2020).
Reflexões sobre (des)locamentos da produção acadêmica: dos modelos (táteis) que representam um patrimônio arquitetônico aos modelos (EPIs) que representam um cenário de pandemia (2020).
Análises de geometria gráfica e a construção de conhecimento sob uma abordagem didática/ Analysis of graphic geometry and the construction of knowledge in architecture under a didactic approach (2020). Representação, fabricação digital e modelos táteis: aplicação em mobiliário do acervo de um museu (2019) Produção e disponibilização de modelos táteis da arquitetura pelotense: uma ação extensionista (2018) Descrição da forma do mobiliário de interesse patrimonial: desde o textual ao modelo digital (2009)
Representação de patrimônio a partir do desenho paramétrico como processo formativo para o projeto (2016)
A representação do espaço de arquitetura por meio de dispositivos táteis: uma revisão conceitual e tecnológica (2016)Pontos (de vista) sobre o patrimônio: entre o escaneamento e a fotogrametria (2016)A extensão da percepção: uma experiência com a produção de modelos táteis para descrever a ambiência gerada pela clarabóia do Casarão 8, Pelotas, RS (2016) A tradução de uma narrativa oral para a tátil, no contexto de uma casa museu do século XIX: sobre a representação do mobiliário (2016)
TactilemodelsofelementsofarchitectualheritageFromthebuildingscaletothedetail (2015)Entre recursos táteis e audiodescritivos: a construção de um discurso para atribuir acessibilidade à fotografia (2015)Geometrias e representações de um patrimônio arquitetônico: as charqueadas pelotenses (2015) A representação de gradis metálicos como atividade didática: uma conexão entre patrimônio, geometria e tecnologias de fabricação digital. (2015)Projeto e execução de modelagem para fabricação digital: aplicação em representação de patrimônio arquitetônico (2015)Tecnologias avançadas de representação aplicadas ao patrimônio arquitetônico: relato de experiências de apropriação e investigação(2014)Representações de patrimônio arquitetônico: para documentar, difundir e tocar (2014)PATRIMONIO, GEOMETRIA E REPRESENTAÇÃO: SOB UMA ABORDAGEM DIDÁTICA E TECNOLÓGICA (2014)A lógica compositiva dos artefatos metálicos da arquitetura eclética de Pelotas (2013)Padrões de simetrias e recursão em ladrilhos hidráulicos e bandeiras: exercícios didáticos e construção de conhecimento sobre patrimônio histórico (2013)Atribuição de Acessibilidade à Fotografia através da Restituição e Desconstrução da TridimensionalidadeRealidade aumentada e turismo ubíquo: aplicação no caso das Charqueadas Pelotenses (2013)A Lógica Compositiva dos Ladrilhos Hidraúlicos nos Casarões de Pelotas (2012)
Sistematização e disponibilização da produção de modelos tridimensionais digitais de patrimônio arquitetônico (2012) Otimização de Modelos digitais para Visualização de Patrimônio Histórico-Arquitetônico em Realidade Aumentada Desenvolvimento de Aplicativo para Visualização de Patrimônio Histórico-Arquitetônico em Realidade Aumentada
DESCRIÇÃO DE FOTOGRAFIAS A PARTIR DE MODELOS TÁTEIS: ENSAIOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS (2012)
Anamorfose na praça: um encontro do real e do virtual. (2011)
Representação de Patrimônio Arquitetônico como Trajetória de Aprendizagem em Gráfica Digital (2010)
MODELAGEM GEOMÉTRICA COMO FERRAMENTA PARA AMPLIAR INFORMAÇÃO SOBRE O MOBILIÁRIO (2009)
SIMULAÇÃO DE ILUMINAÇÃO NATURAL POR MEIOS DIGITAIS: uma abordagem didática (2007)
MODELA PELOTAS: um estudo sobre os processos relacionados à modelagem tridimensional (2007)
MODELAGEM GEOMÉTRICA COMO INSTRUMENTO DE ANÁLISE E REPRESENTAÇÃO DE MOBILIÁRIO (2004)
Quando a pesquisa universitária torna a cultura viva e tátil: uma reflexão sobre a atuação do Projeto MODELA no Museu do Doce de Pelotas (2019) O uso de interfaces tangíveis no ambiente museal (2019) A representação da forma de um bem cultural por meio de desenho paramétrico, da escola ao arquitetônico ao detalhe: o caso da Caixa D’água de Pelotas Ludificação na educação patrimonial: um caso aplicado à plataforma Opensimulator Produção e experimentação de um mapa tátil portátil: Caso aplicado junto à visita à Casa do Conselheiro
Processo de representação de arquitetura por impressão 3d para a experiência tátil (2018)
Fotogrametria e museus: geração de modelos tridimensionais para a promoção de acessibilidade (2017)
Patrimônio vai a escola: o caso de representações da charqueada Santa Rita, Pelotas, RS (2017)
Um toque em um suporte de memória da extinta fábrica pelotense Laneira Brasileira (2017)
Desenvolvimento tecnológico para sonorização de um mapa tátil: circuito e programa (2016)