As mulheres e os cargos de liderança na comunicação corporativa

-Texto Eduarda Saraiva

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2019 as mulheres representavam cerca de 54,5% da força de trabalho no Brasil e apenas 37,4% dos cargos gerenciais. Apesar de terem mais anos de estudo e uma maior frequência escolar, as mulheres ainda recebiam 77,7% dos rendimentos dos homens.

De acordo com o analista André Simões em declaração ao G1, “São muitas as barreiras. Na esfera cultural a mulher ainda é vista como a pessoa que deve assumir a função reprodutiva e de cuidados domésticos, enquanto os homens ainda são encarados como provedores do lar.”.

A falta de representatividade toma conta também das propagandas. Enquanto o movimento feminista tem buscado quebrar os estereótipos de genêro enraizados nas práticas culturais, sociais e psicológicas, a publicidade tende a naturalizar as divisões de papéis entre mulheres e homens, reproduzindo uma visão conservadora em seus anúncios.

E é pensando neste cenário que traremos 4 exemplos de mulheres que fazem a diferença no mercado da Comunicação e em cargos de liderança, gerenciando a comunicação de grandes marcas, empresas e carreira, tanto de outros como as suas:

1. Itala Herta

Itala mora em Salvador na Bahia e é fundadora da Diver.SSA, uma iniciativa que busca fortalecer o empreendedorismo de impacto social no Norte e Nordeste do País. Além de atuar há 10 anos com projetos interculturais de inovação, responsabilidade social e sustentabilidade, também é comunicadora formada em Relações Públicas e  consultora em Diversidade Racial na AMBEV.

Junto a sua empresa, Itala promove acolhimento para lideranças femininas em contexto de vulnerabilidade social e econômica. Em entrevista à ECOA, Itala afirma que “Tenho o foco nas mulheres empreendedoras, principalmente as negras, porque elas precisam sair das narrativas da precariedade e serem valorizadas. Isso é uma coisa que pode regenerar a economia deste país. E ainda ajudar a promover uma maior equidade de gênero.”.

1. Suzel Figueiredo

Especializada em  Pesquisa de Mercado, Opinião e Mídia,  Suzel Figueiredo é fundadora e presidente da Ideafix, sua organização é especializada em pesquisas corporativas e consultoria, com foco em comunicação e relacionamento. Há mais de 30 anos ela se dedica a um olhar mais analítico para garantir a competitividade entre as marcas na era digital.

Para Suzel as ações de comunicação são orientadas por dados e não pelo feeling profissional. Além das três décadas de atuação corporativa também atua como  Professora do MBA e dos cursos de pesquisa e mensuração da Aberje, bem como é Conselheira da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa e da Associação Brasileira de Pesquisadores de Mercado, Opinião e Mídia.

1. Isabela Pimentel

Isabela Pimentel é fundadora da Comunicação Integrada, empresa de cursos para assessoria de imprensa . Também atua como professora na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Sua missão e da sua empresa são compartilhar o conhecimento, sempre praticando empatia e compromisso.

A mestre em Criação e Produção de Conteúdos Digitais atua com consultorias para empresas buscando auxiliar a consolidação de uma imagem e marca sólida no competitivo mercado digital.

1. Luana Génot

É publicitária e fundadora do Instituto Identidade do Brasil, no qual hoje atua como Diretora Executiva, possibilitando a expansão e desenvolvimento da organização. Na área da comunicação se dedicou à pesquisa e fomento do debate sobre questões étnico raciais na mídia e por isso seu trabalho com o Instituto é referência na promoção e identificação de debates e ações em prol da igualdade para homens e, especificamente, mulheres negras.

Publicado em Notícias.

Marte Agência de Conteúdo

Ver posts deMarte Agência de Conteúdo

A Marte Agência de Conteúdo é uma agência experimental vinculada ao curso de Jornalismo da UFPel.