UKIYO-E: Gravura Japonesa na Coleção L. C. Vinholes

31/out _ 17/nov/2019

A expressão nipônica Ukiyo-e, presente na historiografia artística internacional desde o ápice de sua difusão, no século XIX, traduz-se por Imagens do Mundo Flutuante. Apressadamente reduzida à gravura japonesa, especificamente àquela produzida no último século do Período Edo (1603-1868), tais imagens correspondem ao gosto urbano da sede do shogunato Tokugawa, desenvolvido na área que se tornaria a megalópole de Tóquio. A Era Meiji (1868-1912) – marcada pela ocidentalização – testemunha, a um só tempo, o declínio do gênero no Japão e a febre do colecionismo japonista na Europa, onde as estampas multicoloridas produzidas em grandes tiragens operam como álibi estético para os artistas da vanguarda parisiense.

Da Coleção L. C. Vinholes, formada por mais de 300 gravuras, para não mencionar os demais objetos artísticos e etnográficos de origem asiática doados ao MALG, selecionamos, para a presente exposição, exemplos que ilustram tal Mundo Flutuante, associados à geografia das áreas de diversão, prazeres, escapismo. Dividida em quatro eixos temáticos, a curadoria apresenta um panorama da gravura Ukiyo-e, a partir de quatro dos seus principais gêneros: Meshio-e, caracterizadas por cenas de locais famosos, ou cartões postais; Yakusha-e, que são gravuras de atores do teatro Kabuki, na pele de personagens famosos, com colorido particularmente marcante; Bijin-ga, que são imagens de mulheres bonitas ou jovens; e Shunga, imagens eróticas marcadas pela hipertrofia dos órgãos genitais.

curadoria _ Rosana Pereira de Freitas
Escola de Belas Artes | Universidade Federal do Rio de Janeiro