MATOADENTRO
Convite padrão | Convite completo | Folder
21/nov _ 15/dez/2019
O olhar póstumo para a obra de Cláudio Martins Costa, mais do que render uma espécie de tributo, propõe colocar as suas produções e inquietações em diálogo com o trabalho de artistas contemporâneos. Artistas professores do Curso de Artes Visuais da UFPEL que o conheceram pessoalmente, foram seus alunos, ou que recentemente fizeram contato com o seu trabalho. Aborda-se aqui, partindo de sua relação com a natureza, o universo de seres, forças e mistérios que abarcam nossas florestas existenciais.
Portanto, dá-se a ver o caráter aberto de sua poética, um passeio pelo mato onde o escultor/professor/etnógrafo alimentava seu processo de criação. Todavia, o diálogo entre as produções aqui expostas atravessa o campo da política, no que toca a relação que estabelecemos com este corpo-lugar além da nossa exaurida noção de humanidade, e com o outro, seja este a floresta, o tamanduá, a concha, a noite ou pedra.
Linguagens diversas (desenho, cerâmica, fotografia, serigrafia, vídeo e objeto), confluem para a reflexão acerca da natureza enquanto espaço de criação, lugar possível para a convergência de subjetividades distintas, olhares diferentes, abordagens estranhas sobre o emaranhado de percepções e afetos no qual se inventa o corpo do fora, matoadentro.
curador _ Clóvis Vergara de Almeida Martins Costa
Você precisa fazer login para comentar.