Convite para defesa de qualificação

Prezados membros da comunidade acadêmica,

É com grande satisfação que convidamos todos vocês para a qualificação de mestrado do nosso aluno Frantchescole Cardoso, que será realizada nesta semana conforme data e local a seguir:

Data e hora: 24/04 às 14h

Local: Rua Gomes Carneiro, 01 – UFPel, Campus Anglo, sala 254

Título: Avaliação do comportamento mecânico estático e dinâmico de CNTY em diferentes temperaturas e sua influência na resposta elétrica dos filamentos

Orientação: Profª. Alice Osorio 

Convite para defesa de qualificação

O laboratório LPM tem o prazer de convidar cordialmente a comunidade acadêmica para prestigiar a Defesa de Qualificação do estudante Nicholas Fernandes de Souza, a ser realizada nas seguintes data e local:

Título: Síntese e caracterização de pontos quânticos de grafeno decorados com complexos lantanídeos para aplicações em UpConversion

Data e hora: 28/02 às 9h através da sala virtual: https://webconf.ufpel.edu.br/b/fer-l4u-emb-mgc 

Orientação: Prof. Dr. Fernando Machado Machado

Banca: Profª. Dra. Annelise Kopp Alves (UFRGS) e Dr. Murilo Henrique Moreira Facure (UFSCar)

 

Convite para defesa de qualificação

Gostaríamos de convidar a comunidade acadêmica para prestigiar a Defesa de qualificação da aluna Anna Luiza Lopes da Silva, conforme data e local a seguir:

Título: Produção de Yarns de nanotubo de carbono para aplicação em mechanical energy harvesters

Data e hora: 06/09 às 9h no auditório académico (Anglo)

Orientação: Profª Dr. Alice Osorio
Banca: Profª Dr. Fernanda Clain (FURG) e Prof. Dr. Fernando Machado (UFPEL)

 

 

Convite para defesa de TCC

O laboratório LPM, mais uma vez, convida comunidade acadêmica para prestigiar a Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso do aluno Leandro Lemos Silveira conforme a data a seguir:

Título: Avaliação da Proteção a Corrosão de Revestimentos Comerciais

Data e hora: 06/09 às 14h no auditório académico (Anglo)

Orientação: Profª Dr. Alice Osorio
Banca: Dra. Camila Scholant e Ms Gian Paganotto

Convite para defesa de TCC

O laboratório LPM tem a honra de convidar a comunidade acadêmica para prestigiar a Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso do nosso aluno de iniciação científica Nicholas Souza conforme a data a seguir:

Título: Síntese, caracterização e aplicação de carvão ativado de caroço de pêssego com o foco na remoção de fármacos e corantes sintéticos de meio aquoso

Data e hora: 01/08/2023 às 14h no auditório da reitoria

Composição da banca: Prof. Dr. Fernando Machado Machado (orientador), Dra. Cristiane Ferraz de Azevedo (coorientadora) , Dra. Eduarda Medran Rangel, Prof. Dr. Tiago Moreno Volkmer.

 

 

Seleção para mestrado e doutorado

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia de Materiais.

As inscrições encerram no dia 13 de julho.

Confira o edital completo pelo link: https://wp.ufpel.edu.br/ppgcem/pt/2023/06/28/lancados-os-editais-de-selecao-de-aluno-regular-para-2023-2-do-ppgcem/

 

 

Publicação de artigo

Espumas vítreas são materiais sólidos e porosos que possuem estrutura semelhante a de uma “esponja de limpeza”, mas são compostos principalmente por vidro. Esses materiais possuem várias propriedades interessantes: são leves (baixa densidade) e têm uma porosidade significativa, o que lhes confere boas propriedades de isolamento térmico e acústico. Nesse trabalho demonstramos como produzir espumas vítreas com elevada resistência mecânica e baixa condutividade térmica (propriedades geralmente conflitantes) utilizando resíduo de vidro de placa fotovoltáica e argila.

Ficou interessando? Você pode acessar o artigo completo pelo link: https://doi.org/10.1111/ijac.14458

 

Convite para defesa de TCC

O laboratório LPM tem a honra de convidar a comunidade acadêmica para prestigiar a Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso dos alunos de IC Frantchescole e Felipe conforme as datas a seguir:

Aluno: Frantchescole Borges Cardoso

Título: Eletrodeposição de filmes à base de lignina para potencial uso como inibidor de corrosão

Data e hora: 12/05/2023 às 9h30

Local: Campus anglo – sala 217

Composição da banca: Prof.ª Dr. Alice Gonçalves Osório (orientadora), Prof. Dr. Rubens Camaratta e Prof.ª Dr. Aline Tabarelli 

 

Aluno: Felipe Rodrigues Cassoni

Título: Caracterização química da fibra de rami e sua utilização como reforço em compósitos 

Data e hora: 17/05/2023 às 9h

Local: Campus anglo – sala 340

Composição da banca: Prof.ª Dr. Alice Gonçalves Osório (orientadora), Prof.ª Dr. Fabiula de Souza e Prof. Dr. Mateus Ferrer

 

Convite para Defesa de Doutorado

No dia 27 de março do 2023 acontecerá a defesa de doutorado da candidata Marília Brykalski (aluna do PPGCEM).

A defesa de Tese, que possui como título “Produção de espumas vítreas utilizando resíduo vidro de placas fotovoltaicas”, acontecerá às 8:30 h no Auditório Acadêmico do Campus do Porto – UFPEL.

O trabalho tem como orientadores os professores Fernando Machado e Rubens Camaratta e contará com a participação, na banca de avaliação, dos do professes(as): Alice G. Osório, Rubia Flores Romani, Tiago M. Volkmer, Alexandre Swarowsky e Rafael Beltrame.

Premiação

Professor Fernando M. Machado foi premiado no XXI Concurso MetMat de Fotomicrografia do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da USP, patrocinado pela Gerdau. A imagem “Mola de Nanotubos de Carbono Preenchida com Óxido de Grafeno Reduzido” ficou em 3° na categoria “microscopia eletrônica”. (Maiores informações sobre o concurso em: https://www.metmat.org/).

A imagem foi obtida em um microscópio ZEIIS Supra 40, em uma parceria dos pesquisadores do LPM e pesquisadores do Alan G. MacDiarmid NanoTech Institute da Universidade do Texas em Dallas e do Departamento de Engenharia Biomédica da Universidade de Hanyang (Coréia do Sul).

O material da imagem faz parte dos resultados do artigo “More Powerful Twistron Carbon Nanotube Yarn Mechanical Energy Harvesters” publicado recentemente na revista Advanced Materials (maiores informações em: DOI:10.1002/adma.202201826).”