Projetos

À beira da extinção: memórias de trabalhadores cujos ofícios estão em vias de desaparecer: Em nossa sociedade, com as rápidas transformações industriais e a revolução da informática, cada vez mais profissões e, principalmente ofícios manuais vão se tornando obsoletos neste inicio do século XIX, sendo extintos ou estando em vias de desaparecer. Por outro lado, os trabalhadores que os exerceram têm um rico manancial de vivências, experiências e trajetórias ligadas a estes ofícios, que vão se perder paulatinamente com o desaparecimento destes. A maioria desses trabalhadores já se encontra retirada do mercado de trabalho, pelos motivos do esgotamento de suas forças de trabalho, com o declínio natural da idade e também pelo avassalador efeito das novas tecnologias, que tornaram alguns dos ofícios mais tradicionais até então, completamente ultrapassados, como é o caso das parteiras, e lavadeiras, ocupações existentes desde o Brasil colônia, mas que hoje encontram pouca razão de ser. A questão mais relevante será justamente analisar aquelas profissões à beira da extinção, como estivadores, tecelãs, sapateiros, alfaiates, afiadores de faca, fotógrafos de rua, bem como benzedeiras, parteiras, curandeiras, ofícios que insistem em se manter em um mundo que parece não querer mais lhes dar qualquer tipo de espaço, já que, muitas vezes, aquilo que oferecem se tornou descartável. [Coordenadora: Lorena Almeida Gill]

Afrodescendentes na região Sul: biografias, trajetórias associativas e familiares: O trabalho de pesquisa aqui proposto objetiva constituir biografias individuais de personagens afro-brasileiros que, na Primeira República, engajaram-se em espaços de sociabilidades e militância da região meridional do Brasil, especificamente nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Agregando pesquisadores de universidades federais dos três estados (UFPR, UFSC e UFPEL), realizará também estudos de trajetórias familiares de alguns dos personagens estudados. Por meio de publicação de livros, artigos e materiais para a Educação Básica, bem como de ações para formação de jovens pesquisadores, para capacitação de recém-doutores e sensibilização de professores da Educação Básica em relação ao tema, visa contribuir para a ampliação dos conhecimentos sobre a temática e para o adensamento da compreensão da construção da cidadania no contexto republicano, abarcando, entre outros aspectos, a importância das distinções sociais existentes no período. [Coordenadora Geral:  Joseli Maria Nunes Mendonça, da UFPR; Coordenadora Local: Lorena Almeida Gill]