FAMED – 60 ANOS

Cartas à LEIGA!

Na década de 1950, em Pelotas-RS, um grupo de médicos idealizou a criação de uma Faculdade de Medicina Leiga. Com o apoio da sociedade e um trabalho persistente, em 1963 houve o ingresso da primeira turma de acadêmicos (as) na então formada FAMED.

Ao longo dessas seis décadas, a Leiga (como é carinhosamente chamada pelos seus) formou médicas e médicos que alcançaram destaque em suas áreas em nível regional, nacional e, mesmo, internacional.

Agora o momento é de comemoração e reencontro com histórias e memórias de todos (as) profissionais que atuaram e/ou se formaram numa das mais reconhecidas escolas de medicina do país.

Para tanto a Direção da FAMED, o Núcleo de Documentação Histórica da UFPel – Profa. Beatriz Loner e o Laboratório de História Oral da UFPel estão preparando a escrita de um livro que registre a trajetória histórica da Faculdade.

Uma das ações propostas consiste em construir narrativas de docentes, técnicos e egressos (as) da Leiga.

Assim, propomos a todas e todos que quiserem compartilhar suas vivências e experiências na Medicina que enviem uma “carta à Leiga”, dizendo àquela Faculdade o quanto ela foi (é) importante na sua trajetória de vida. A carta possui um conteúdo livre, mas pode abordar, por exemplo, a trajetória do formado, uma lembrança importante que queira compartilhar, ou ainda, pode ser uma carta para o futuro, na qual se pensa a saúde como um todo.

Esse é o convite que fazemos e caso você tenha interesse em compartilhar conosco suas histórias e memórias pedimos que atente para a padronização necessária ao texto, conforme orientações abaixo:

1. Como uma carta, pedimos que não ultrapasse duas laudas (em documento word);
2. A fonte a ser usada é Times New Roman, 12, espaço 1,5;
3. Margens: superior e inferior: 2,5; esquerda e direita: 3,0;
4. Pode ser anexada à carta uma imagem, de livre escolha do interessado. A imagem precisa ter, no mínimo 300 dpi e vir em formato “jpeg” ou “png”. A imagem é opcional, mas caso exista deve ser enviada junto ao e-mail de envio da carta e com referências (ano, atividade registrada, identificação de pessoas e lugares que apareçam na imagem, etc.).

ATENÇÃO: Caso você resolva compartilhar suas lembranças, fique ciente que o envio da carta e possíveis imagens constitui em autorização de uso acadêmico/científico por parte da FAMED, NDH-UFPel e LHO-UFPel. De acordo com critérios editoriais sua narrativa (e possíveis imagens) poderá compor o livro dos 60 anos da FAMED; bem como ser disponibilizado no site do Laboratório de História Oral da UFPel e em outros espaços institucionais existentes ou que venham a ser criados com o intuito de divulgação científica ou comemoração do aniversário da Faculdade.

O prazo final para envio das cartas e imagens é 18 de dezembro de 2022 e as mesmas deverão ser encaminhadas ao e-mail ndh.ufpel@gmail.com, com o título do e-mail “Carta à Leiga – ‘nome completo do (a) autor (a)'”.
No corpo do e-mail favor colocar informações básicas sobre você: Nome completo, titulação (inclusive com a área de especialização), ano de ingresso e saída (se for o caso) da FAMED, ATM a qual fez parte e telefone de contato (opcional).

Aguardamos sua contribuição!