Projeto interdisciplinar para recolhimento, catalogação, disponibilização e análise de registros pessoais sobre o cotidiano e a experiência subjetiva e profissional no contexto da pandemia da COVID-19 no Rio Grande do Sul.
A iniciativa faz parte da avaliação da Disciplina de História Oral, oferecida aos cursos de História da UFPel. Todas as entrevistas foram realizadas por acadêmicos sob a orientação da Profa. Lorena Almeida Gill. As transcrições foram doadas pelos estudantes e seu uso autorizado, conforme consta em cada uma delas.
As entrevistas foram realizadas em meados de 2021 (meses de maio e junho). Na cidade de Pelotas-RS esse foi um período particularmente difícil no combate à pandemia. Em termos exemplificativos, no dia 30 de maio de 2021 a cidade registrava 718 óbitos por conta da doença. Após três meses, no dia 31 de julho, os registros alcançaram um total de 1087 vidas perdidas para a COVID-19. O aumento registrado é significativo por vários motivos: primeiro porque entre 21/06/2020 (data do registro do primeiro óbito relacionado à pandemia) e 30 de maio de 2021, os registros totais eram aqueles 718 mortes – isso significa que os 369 óbitos registrados nos três meses seguintes representam um aumento de 51% das fatalidades, num prazo bastante exíguo; em termos de casos confirmados por testes, o mês de junho de 2021 representa uma terceira onda de contaminações excessivas (as outras tinham ocorrido em dezembro de 2020 e março de 2021 – conforme mostra o gráfico); consequentemente, o aumento de casos impactou no aumento da ocupação de leitos clínicos e de UTI, o que impactou no aumento do número de óbitos, saturação do sistema de saúde e filas de espera para leitos de terapia intensiva.
Assim, as entrevistas a seguir devem ser analisadas a partir desse quadro pandêmico no município que, de resto, não era muito diferente de várias outras regiões e municípios brasileiros.
Fonte: Dados e gráfico obtidos junto à Prefeitura Municipal de Pelotas, no site http://painel-covid.pelotas.com.br/, acessado em 27/10/2021. Para pesquisas sobre a evolução da pandemia de COVID-19 em Pelotas, os dados consolidados pela PMP fornecem informações significativas.
Entrevistado(a): Alexandre Bernera da Silva
Projeto: Disciplina Laboratório de História Oral – Curso de História (UFPel).
Entrevistadores (as): Larissa Ceroni de Morais
Doação: Larissa Ceroni de Morais
Data: 06/05/2022
Resumo: O estudante de Arquitetura e Urbanismo da UFPel fala das dificuldades impostas pelo isolamento em home-office, da necessidade de ajuda profissional e de como tem sido difícil a readaptação às rotinas pós-covid. Discorre sobre as rotinas de aulas on-line e avalia as práticas dos professores. Por fim avalia o momento de retorno à normalidade e a atuação do governo federal frente aos desafios impostos pela pandemia.
Palavras-Chave: COVID-19 – Isolamento Social – Aulas on-line
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Entrevistado(a): Bárbara Arroio Castelhano
Projeto: Disciplina Laboratório de História Oral – Curso de História (UFPel).
Entrevistadores (as): Julia Westphal Gomes
Doação: Julia Westphal Gomes
Data: 13/05/2021
Resumo: A psicóloga Bárbara relata sua condição de pertencer ao grupo de risco da pandemia (bronquite e problema cardíaco), falando das sequelas advindas da doença que a acometeu. Traça algumas considerações sobre o trabalho remoto, pontos positivos e negativos de fazer atendimentos online e da possibilidade de que um modelo híbrido de atendimento psicológico seja o futuro de sua profissão. Avalia o momento da pandemia e discute a luta antimanicomial e a percepção da sociedade quanto a importância do cuidado em relação à saúde mental. Fala também das dificuldades enfrentadas em relação à fake news. Quanto ao isolamento social, lembra que “nem sempre a sua casa é o melhor lugar pra ficar, porque nem todo mundo tem uma família estável ou uma família que você consiga ter um bom relacionamento“. Outro aspecto levantado na entrevista é a forma como as pessoas lidam com o momento pandêmico: “varias pessoas estão morrendo todo dia, muitas pessoas acabam anestesiando isso porque, não que elas não se importem mais, mas elas acabam anestesiando isso para que elas possam conseguir viver a rotina delas“.
Palavras-Chave: COVID-19 – Luta Antimanicomial – Fake News – Isolamento Social – Trabalho Remoto
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Entrevistado(a): Camila Meneguel Arenhardt
Projeto: Disciplina Laboratório de História Oral – Curso de História (UFPel).
Entrevistadores (as): Kauane dos Santos Brisolara
Doação: Kauane dos Santos Brisolara
Data: 14/05/2021
Resumo: A professora de história fala das dificuldades de adaptação e aprendizado quanto ao ensino remoto, da sobrecarga produzida pelas mídias sociais (meio de contato com pais e alunos), dos dilemas em conciliar trabalho remoto e rotinas da casa e das dificuldades financeiras dos professores em bancar a “estrutura” de aula em casa (internet, computador, espaço etc.). Na perspectiva da entrevistada a casa, o celular, o notebook, tudo isso passou a constituir-se como “a escola”. Ainda, tece percepções sobre a pandemia, a sociedade, a atuação dos governantes e sua postura frente a doença (medo, angústia, preocupações etc.). Por fim, ressalta a importância do ensino presencial, pois em sua visão ele “tem que voltar porque o lugar de ensinar crianças e adolescentes é olho no olho, pegando na mão, sentando do lado, abraçando, escutando, porque a escola não é só conteúdo, escola é vivência, então tem que ser lá“.
Palavras-Chave: COVID-19 – Educação na pandemia – Saúde
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Entrevistado(a): Carla Beatariz Jahnecke
Projeto: Disciplina Laboratório de História Oral – Curso de História (UFPel).
Entrevistadores (as): Caroline Melo Armesto
Doação: Caroline Melo Armesto
Data: 16/05/2021
Resumo: A técnica em enfermagem, que atua no Hospital Escola da UFPel – EBSERH, fala de suas rotinas de trabalho em um hospital referência para tratamento de COVID-19, adaptação às novas necessidades trazidas pela pandemia, tece considerações sobre atitudes da sociedade frente à doença e ações dos entes governamentais. Além disso, cita o fato de alguns colegas de trabalho recusarem a vacina e cita uma percepção de preconceito em relação às pessoas que a conhecem e dividem o transporte coletivo com ela – essa questão atrelada, na visão da entrevistada, a um medo de contaminação por estar dividindo espaço com uma profissional de saúde que atua em ambiente hospitalar.
Palavras-Chave: COVID-19 – Hospital Escola da UFPel – EBSERH – Pandemia – Profissionais de Saúde
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Entrevistado(a): Carolina de Castro Schimit
Projeto: Disciplina Laboratório de História Oral – Curso de História (UFPel).
Entrevistadores (as): João Gomes Braatz
Doação: João Gomes Braatz
Data: 15/05/2021
Resumo: A técnica de enfermagem trabalha na UTI-COVID [não fica claro em qual hospital] e relata suas rotinas hospitalares e aquelas relacionadas ao convívio familiar, incluindo o medo de contaminar-se e contaminar seus pais. Fala ainda de suas percepções quanto à solidariedade da sociedade em relação a população carente, incluindo suas ações solidárias. A profissional não identifica tratamento diferente dispensado à profissionais no âmbito hospitalar e cita a valorização que sente por parte da sociedade a estes profissionais. Relata o apoio do hospital em relação a saúde mental dos profissionais e considera alguns acertos dos governantes no trato da pandemia. “É diferente de trabalhar num setor como se fosse na maternidade, que tu realmente vê vidas. E ali [UTI-COVID] a grande maioria tu vê, por períodos, a morte. E é pesado mas tem seus lados bons e ruins. Então, a gente tem que demonstrar mais ainda né, um amor e um cuidado com o paciente… porque o psicológico da pessoa que pega COVID, né, que testa positivo, a cabeça vai a milhão“.
Palavras-Chave: COVID-19 – UTI – Protocolos Sanitários – Cuidado Hospitalar
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Entrevistado(a): Gabrielly Oliveira Nunes
Projeto: Disciplina Laboratório de História Oral – Curso de História (UFPel).
Entrevistadores (as): Nathalia Lima Estevam
Doação: Nathalia Lima Estevam
Data: 25/04/2021
Resumo: A técnica de enfermagem conta de seu contato com a doença numa clínica geriátrica onde 90% dos residentes foram contaminados. Também relata suas experiências em hospital (em Barueri – SP) com a maioria de leitos destinados ao tratamento da COVID: “Eu vi muita gente morrer e isso mexeu muito com meu psicológico, muito com meu emocional, só de lembrar meu olhos enchem de lágrima […] Eu entrei em fevereiro, vai fazer uns três meses que eu estou lá agora em abril. E em três meses foi uma situação tão pesada que eu tive que começar a fazer o controle da minha ansiedade […] Por exemplo, pacientes que estavam com a gente no quinto andar eram pacientes que estavam há mais de 15 dias né?! Antes da onda do COVID. E aí com a onda do COVID morreram 24 pacientes do meu setor. Os 24 que estavam internados foram morrendo consecutivamente … e morrendo… Eles simplesmente foram morrendo“. Fala, ainda, da falta de treinamento e de equipamentos adequados para proteção contra o vírus em ambiente hospitalar, da atuação do governo federal frente à doença e das ações municipais (Itapevi – SP) e do Estado (São Paulo).
Palavras-Chave: COVID-19
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Entrevistado(a): Gisele Neujarhr
Projeto: Disciplina Laboratório de História Oral – Curso de História (UFPel).
Entrevistadores (as): Halana Zschornack
Doação: Halana Zschornack
Data: 08/06/2021
Resumo: A Psicóloga Gisele fala sobre os desafios e dificuldades enfrentados em virtude da pandemia, tais como a sensação de medo, de insegurança, ambiguidade nas orientações das autoridades, incertezas sobre como agir, individualmente, percepções de culpa e solidão. Também traça considerações sobre as novas relações entre profissional e paciente, mediadas pela tecnologia, bem como suas percepções sobre o futuro pós-pandêmico. “E aí vocês imaginam o tamanho do drama que as pessoas estão vivendo, né? Vem o medo, vem a culpa, vem essa ambivalência que ora eu vou, ora não sei se posso ir, e junto com isso também vem a questão de não ter lazer, de não poder sair, de não poder fazer as coisas que fazia antes, de não ter a vida que tinha antes“.
Palavras-Chave: COVID-19 – Psicologia – Psicoterapia – Saúde mental.
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Entrevistado(a): Greice Meri Rupira Barbosa
Projeto: Disciplina Laboratório de História Oral – Curso de História (UFPel).
Entrevistadores (as): Fábio Lauz
Doação: Fábio Lauz
Data: 01/06/2021
Resumo: A técnica de enfermagem Greice atua na área de segurança do trabalho e, na sua entrevista, traça algumas considerações sobre as dificuldades trazidas pela pandemia.
Palavras-Chave: COVID-19 – Enfermagem – Cuidados de saúde.
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Entrevistado(a): José Patrik Felipe Teixeira
Projeto: Disciplina Laboratório de História Oral – Curso de História (UFPel).
Entrevistadores (as): Maria Ida Hellebrandt da Silva
Doação: Maria Ida Hellebrandt da Silva
Data: 28/05/2021
Resumo: O profissional de educação física e gestor de uma academia tece considerações sobre os impactos da pandemia e das determinações governamentais nas atividades profissionais e na academia. Também fala de suas percepções pessoais sobre a pandemia, valorização da vacinação e posturas da sociedade frente à doença. Por fim, ressalta a importância de atividades físicas para a melhoria da qualidade de vida e, mesmo, para mitigar complicações da doença.
Palavras-Chave:COVID-19 – Saúde – Atividade Física.
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Entrevistado(a): Juliana Ferrari Allend
Projeto: Disciplina Laboratório de História Oral – Curso de História (UFPel).
Entrevistadores (as): Rainara Prestes Gomes
Doação: Rainara Prestes Gomes
Data: 30/05/2021
Resumo: A enfermeira Juliana atua no Hospital Escola da UFPel – EBSERH e na Vigilância Epidemiológica do Município de Pelotas. Em sua fala são ressaltadas percepções sobre a pandemia e o sofrimento mental dos profissionais de saúde e demais trabalhadores da linha de frente. Relata cansaço, estresse, depressão, casos de COVID entre colegas, morte de colegas e familiares, excesso de trabalho e de pacientes. Em que pese considerar que o HE fornece condições satisfatórias de proteção, ofereça capacitação e tenha sido eficiente em realizar contratações emergenciais de pessoal qualificado, relata ter aventado pedir demissão diversas vezes. Fala também sobre a atuação governamental, sobre suas percepções quanto a tratamento precoce, isolamento social, protocolos hospitalares e relata ter sofrido constrangimentos e preconceito por atuar em UTI-COVID.
Palavras-Chave: COVID-19 – Hospital Escola da UFPel – EBSERH – UTI – Saúde Mental
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Entrevistado(a): Maria Eduarda Borda da Silva
Projeto: Disciplina Laboratório de História Oral – Curso de História (UFPel).
Entrevistadores (as): Estêfani Parlow Deves
Doação: Estêfani Parlow Deves
Data: 26/04/2021
Resumo: A estilista, idealizadora e proprietária da marca “Madubô” (https://www.madubo.com.br/sobre-nos/), começa a entrevista falando sobre o processo de criação e o conceito por trás de seu empreendimento do ramo vestuário. Discorre sobre questões relacionadas à vendas, produção, burocracias legais e como decidiu empreender. Fala um pouco sobre os desafios da pandemia e percepções em ralação ao entes governamentais, como a doença afetou seu trabalho, quais as expectativas em ralação ao futuro, bem como sua formação acadêmica no curso de Moda.
Palavras-Chave: COVID-19 – Empreendedorismo – Moda – E-commerce – Redes Sociais.
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Entrevistado(a): Marleci Rodrigues dos Santos
Projeto: Disciplina Laboratório de História Oral – Curso de História (UFPel).
Entrevistadores (as): Rodrigo dos Santos Viera
Doação: Rodrigo dos Santos Viera
Data: 14/06/2021
Resumo: Marleci é secretária de escola e contadora em Jaguarão/RS. Sua entrevista versa sobre percepções acerca da pandemia, como uso (ou não) de máscaras, dificuldade em conciliar as atividades em home office com as tarefas da casa (ela é mora com seus três filhos), alternância entre trabalho presencial e em casa e sobre as práticas de educação adotadas no município: “Agora alguns alunos estão tendo aula através da internet, mas como a escola é em um bairro bem pobre grande parte das crianças nem tem computador pra fazer as atividades. Acontece que nem todas vão conseguir passar de ano e os pais acabam não ligando pra situação dos filhos, não tem muito que se possa fazer“.
Palavras-Chave: COVID-19 – Jaguarão – Educação na pandemia.
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Entrevistado(a): Miguel Caldas
Projeto: Disciplina Laboratório de História Oral – Curso de História (UFPel).
Entrevistadores (as): Anita Novo Garcez
Doação: Anita Novo Garcez
Data: 30/06/2021
Resumo: O agente de cartões (Hipercard), que atua em um supermercado em Pelotas, tece considerações sobre a dicotomia entre isolamento social e necessidade de trabalhar diretamente com o público. Avalia a atuação do agentes públicos municipais, estaduais e nacionais, as consequências do lockdown, a atuação do Governador Flávio Dino, do Maranhão, e traça considerações gerais sobre suas percepções quanto ao momento pandêmico: “me lembro que eu costumava falar que ‘nossa como história é maneiro, imagina como é viver o processo histórico, um acontecimento histórico sendo construído!’ É um inferno cara, é uma coisa horrível! […] Sabe, faz falta da vida como ela era, não é tipo o novo normal, é anormal, é bizarro, é tudo ao contrário“.
Palavras-Chave: COVID-19 – Enfrentamento à pandemia – Políticas públicas
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Entrevistado(a): Pedro Henrique Caetano Santos da Silva
Projeto: Disciplina Laboratório de História Oral – Curso de História (UFPel).
Entrevistadores (as): Luís Fernando Oliveira Campos
Doação: Luís Fernando Oliveira Campos
Data: 04/06/2021
Resumo: O estudante de medicina da UFPel relata suas experiências de atendimento em UBS’s, primeira cadeira prática do curso, no primeiro semestre de 2021, após ser vacinado. Trata também das dificuldades impostas pelo EaD, da angústia que sente em relação à doença, da alegria com a vacinação e da frustração com o ritmo em que ela está ocorrendo. Para ele, “o que vai resolver, o que vai fazer a gente voltar ao que era, é a vacinação…”. Tece comentários sobre a atuação governamental nos três níveis de governo, a saúde mental de seus colegas em relação ao momento pandêmico, o preconceito para com profissionais da saúde e a valorização da atuação desses profissionais por parte da sociedade.
Palavras-Chave: COVID-19 – Curso de Medicina – Vacinação.
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Entrevistado(a): Simone Martha do Espírito Santo
Projeto: Disciplina Laboratório de História Oral – Curso de História (UFPel).
Entrevistadores (as): Jessica Espírito Santo da Silveira
Doação: Jessica Espírito Santo da Silveira
Data: 05/05/2021
Resumo: A estudante do curso técnico em enfermagem trabalha no setor de higienização do Hospital Escola da UFPel – EBSERH. Seu relato trata das novas rotinas impostas pela pandemia, tanto no campo profissional, quanto nas relações familiares. Lembra das situações de preconceito enfrentadas por conta de ser uma profissional que trabalha na área hospitalar e da necessidade que teve de buscar apoio psicológico. Cita sua preocupação com as atitudes da população, em termos de relaxamento dos protocolos de cuidados, bem como, identifica uma diferença de tratamento dispensado à médicos e equipe de enfermagem, em relação a atuação dos profissionais de limpeza. Por fim, relata sequelas advindas da contaminação por COVID-19. “Eu acho que a doença está bem mais forte agora. Não sei se foi pela falta de cuidado, que muitas vezes nós deixamos de ter, porque nós somos seres humanos, ser humano é falho. Alguma coisa nós estamos falhando e agora eu acho que a situação está bem pior do que quando começou e eu espero que isso tudo termine logo, porque quantas pessoas nós já perdemos para a doença“.
Palavras-Chave: COVID-19 – Higienização Hospitalar – Profissionais de Saúde – Pandemia.
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Entrevistado(a): Verônica Correa
Projeto: Disciplina Laboratório de História Oral – Curso de História (UFPel).
Entrevistadores (as): Daniel Soares Reyes
Doação: Daniel Soares Reyes
Data: 14/06/2021
Resumo: A professora de educação física reflete que, no Brasil, “todo mundo é grupo de risco… ser brasileiro já é grupo de risco“. Com essa percepção, ela discorre sobre as adaptações necessárias ao trabalho online e presencial, sobre as dificuldades de se trabalhar em casa e sobre as falhas na atuação dos governantes, nas três esferas. Fala também de sua atividade na academia de ginástica e sobre o quanto tem visto pessoas exercitarem-se ao ar livre. Para ela, “as academias são consideradas áreas de promoção da saúde, pois as pessoas confundem saúde com doença. Hospital cuida da doença, o professor de educação física promove a saúde“.
Palavras-Chave: COVID-19 – Arroio Grande (RS) – Educação Física – Academia de Ginástica
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