Antropologia da UFPel contra a mineração de chumbo

Os professores e as professoras e os estudantes e as estudantes do Bacharelado em Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) marcaram presença no ato em defesa do Alto Camaquã, no dia 7 de abril, na região de Palmas, interior de Bagé (RS). O local é uma das regiões de bioma pampa mais preservadas no Rio Grande do Sul.

A ação reforça a luta contra o projeto de mineração de chumbo, cobre, zinco e outros metais pesados, liderado pelas empresas transnacionais Votorantim Metais e Iamgold Brasil. As empresas buscam a liberação de uma mina na cidade de Caçapava do Sul (RS), que põe em risco o desenvolvimento sustentável da região, a permanência dos moradores e das moradores e a Bacia do Rio Camaquã.

A visita da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul reuniu mais de 600 pessoas de diversas instituições, como UFPel, FURG, IDEAU, URCAMP, moradores da região, agricultores, pecuaristas, apicultores, sindicatos, artesãs, políticos, lideranças religiosas, ecologistas, artistas, secundaristas, remadores, montanhistas, entre outros.

Informações sobre o impacto ambiental na região podem ser conferidos aqui:

Jornal Folha do Sul e aqui Sul21