Pesquisa

Uma Liga Acadêmica é um grupo formado por estudantes da área da saúde, professores e profissionais interessados no desenvolvimento das áreas de Pesquisa, Extensão e Ensino de um determinado tema. O grande diferencial e princípio norteador desse sistema é partir do interesse dos acadêmicos, o que o torna um espaço de liberdade para a construção do conhecimento.

Contudo, toda a liberdade é acompanhada de responsabilidades que nós, da LAO-UFPel, buscamos cumprir com todo o afinco. Dentre elas está o desenvolvimento da pesquisa em oncologia. A diretoria de pesquisa busca incentivar e auxiliar em todo o possível o desenvolvimento de projetos e publicações por parte dos membros associados. Para tal, juntos, damos continuidade aos projetos de extensão da comunidade, organizando os questionários de aplicação durante os projetos, analisando os dados coletados e proporcionando aos membros a oportunidade de publicar artigos sobre o assunto a partir de experiências próprias de pesquisa. Dois monitores de epidemiologia, Jefferson Silva Krug e Daiane Dal Pai, ambos doutorandos pela UFRGS, prestam consultoria aos alunos, auxiliando na qualidade e na universalidade dos projetos, tendo em vista sua experiência em outros meios acadêmicos como a própria UFPel, a UFRG, a FACCAT, a UFSM e a PUCRS. Os membros da LAO-UFPel também contam com a valiosa contribuição do Dr. Marcelo Capilheira – professor do departamento de saúde da comunidade da UFPel.

Como iniciantes nesse mundo de conhecimentos e estudos de grande qualidade, tentamos alcançar nosso melhor e, principalmente, criar para os associados a oportunidade de colocar uma pedrinha a mais nessa grande construção que é a Medicina.