NOTA DE REPÚDIO

A junta da consulta informal para a escolha do(a) próximo(a) reitor(a) da Universidade Federal de Pelotas e a COE manifestam o seu repúdio ao ataque racista realizado ontem, dia 20 de agosto de 2020, no lançamento da Campanha da Chapa UFPel Raiz, e a defesa intransigente da ética, da democracia e do respeito às diversas posições políticas que se expressam, também, na universidade. É a partir da compreensão da necessidade em garantir um processo em que a transparência, a lisura e o compromisso ético com os valores democráticos que apelamos para que todos(as) os(as) agentes envolvidos(as) nesta missão, que é coletiva, se comprometam com os mesmos. Esta tarefa em garantir que as diferentes vozes sejam legitimados(as) ao fim deste processo é um compromisso de todos(as) nós. Em tempos em que a democracia e a civilidade são colocadas em xeque, facilitados pelo anonimato covarde e costumeiro de determinados grupos políticos para propagar o medo e o terrorismo, é fundamental o posicionamento coletivo em relação a afirmação da dignidade e do respeito às diferentes vozes, atores, corpos que co-constroem esta universidade. Não são tempos de retrocesso! Não são tempos de omissão e de silêncio! São tempos de esperança, de liberdade e de luta em defesa da ampliação e garantia dos valores democráticos!
Publicado em 24/08/2020, na categoria Notícias.