POR KETLEN GUIMARÃES
A Semana Acadêmica da Universidade Federal de Pelotas foi marcada por uma programação intensa e diversa, reunindo atividades que ampliaram o olhar dos estudantes sobre comunicação, pesquisa e prática profissional. Ao longo dos dias, foram oferecidas oficinas que exploraram diferentes áreas, como oratória, fotografia e audiovisual, edição de foto, edição de áudio, rádio, elaboração de currículo Lattes e escrita acadêmica em ABNT.
Entre os grandes momentos da programação, destacaram-se a palestra do escritor Fernando Morais, mediada pelo professor Felipe Adam, e a oficina conduzida por Carlos Queiroz, além da participação especial do grupo GZH, que trouxe importantes reflexões sobre o fazer jornalístico.
As atividades também incluíram palestras sobre política, jornalismo independente, jornalismo esportivo, desinformação, jornalismo e gênero, além de um painel com o grupo GZH, que ampliou o debate sobre os desafios e transformações da área. A Mostra Acadêmica foi outro ponto alto da semana, com estudantes apresentando seus trabalhos e compartilhando pesquisas e experiências.
Para acolher e integrar os participantes, todos os dias houve Coffee Break, criando um espaço de troca e convivência. A Semana Acadêmica contou com o apoio de professores do curso e o patrocínio da padaria artesanal Josefina e da Casa Pimenteira do Brasil, pimentaria tradicional de Pelotas.
Um encontro que uniu aprendizado, diálogo e vivência fortalecendo ainda mais a formação dos estudantes e a identidade do curso.
Arthur Schwab, presidente do Centro Acadêmico, afirma que:
“É muito importante que o curso promova atividades como a Semana Acadêmica. Infelizmente, ficamos 6 anos sem que eventos desse tipo acontecessem. Agora, esperamos com que criemos uma cultura de promover atividades que qualifiquem o curso dentro da UFPel, destacando que a retomada do evento simboliza um novo ciclo para o curso, marcado pelo fortalecimento da formação, pela integração dos estudantes e pela valorização das práticas acadêmicas.”


