O curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebeu, no dia 31 de julho, às 19h, no Auditório Acadêmico do Campus Anglo, mais uma edição do projeto Primeira Pauta RBS. A iniciativa tem como objetivo aproximar estudantes de jornalismo do Estado ao mercado profissional, proporcionando contato direto com referências da área.
Lançado em 2009, o Primeira Pauta RBS começou no jornal Zero Hora, mas, desde 2021, foi ampliado para todos os veículos do Grupo RBS, reforçando a aposta em um jornalismo integrado, multiplataforma e próximo das pessoas. Para dar visibilidade ao projeto nas universidades e cursos de Jornalismo do Rio Grande do Sul, profissionais da RBS têm percorrido o Estado realizando palestras sobre a profissão e seus desafios atuais e Pelotas foi uma das cidades a receber o evento.
Nesta edição, os convidados foram Luiza La Rocca, editora-chefe da RBS TV em Pelotas, e Bruno Marsilli, repórter da emissora. Durante sua apresentação, ambos compartilharam suas trajetórias, experiências e desafios da profissão, oferecendo aos acadêmicos uma visão prática sobre o fazer jornalístico.
Como participar do projeto
Para participar do Primeira Pauta RBS é simples, basta ser estudante matriculado em uma universidade de jornalismo do Rio Grande do Sul, possuir mais de 18 anos e se inscrever até o dia 8 de setembro seguindo os requisitos do formulário de inscrição: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=Q7jPniFJ_kikwZptT-udzkKqB3wUmARHmcneSc0ugtVURUE1Sk1YVzBJRDRLU0VCR08wRUVDR1JRRy4u.
Na etapa inicial do concurso, os inscritos precisam produzir um vídeo respondendo à pergunta: “Por que quero participar do projeto jornalístico Primeira Pauta RBS?”. Esse material deve ser publicado em uma plataforma online, como YouTube ou Vimeo, e enviado junto à inscrição.
Os autores dos 15 vídeos mais bem avaliados seguem para a segunda fase. Nessa etapa, é necessário encaminhar, até o dia 8 de outubro, um texto em formato de reportagem, com tema livre, ouvindo pelo menos três fontes e respeitando o limite de 2.700 caracteres. Os trabalhos irão ser analisados por uma comissão formada por profissionais de diferentes veículos da RBS, que irão selecionar cinco participantes com base em critérios como clareza, objetividade, criatividade, qualidade jornalística, pertinência do tema, correção e ética.
Na terceira fase, que ocorre entre 27 e 31 de outubro, os cinco melhores classificados receberão orientação e acompanhamento remoto de dois jornalistas do Grupo RBS. Para finalizar, entre 3 e 7 de novembro, os selecionados participarão da Semana Primeira Pauta, um período de imersão presencial no qual cada estudante irá produzir uma reportagem em texto, vídeo e áudio, com publicação no GZH e exibição na rádio Gaúcha.
O Primeira Pauta já proporcionou mudanças significativas nas vidas de dezenas de profissionais da comunicação, como repórteres, editores, apresentadores e comunicadores, e, inclusive para alunos da UFPel. Vários jornalistas que hoje integram o time da RBS começaram sua jornada participando do concurso. Mais do que proporcionar um mergulho nos bastidores de uma grande redação, a iniciativa funciona como uma porta de entrada para um jornalismo alinhado às novas gerações, aos desafios digitais e aos formatos multiplataforma.
Com atuação na Universidade Federal de Pelotas, a Agência Marte está disponível para atender demandas de comunicação como assessoria de imprensa, marketing digital, desenvolvimento de conteúdo escrito e audiovisual para diferentes áreas, sempre com foco em qualidade e inovação. O projeto funciona em Pelotas (RS) e realiza atendimentos presenciais e online. Para saber mais ou entrar em contato, acesse: wp.ufpel.edu.br/marteagencia/contato.