- Rematrícula semestral: A matrícula é obrigatória em cada período letivo previsto para o funcionamento do curso, de acordo com o calendário acadêmico; no caso do Jornalismo, por semestre. Muita atenção aos prazos, pois a ausência de matrícula em um período letivo poderá implicar o desligamento do curso por abandono.
Etapas da matrícula:
1º) O discente faz uma solicitação de matrícula online pelo sistema COBALTO.
2º) O sistema processa as solicitações, conforme estabelecido no Regulamento de Ensino da Graduação.
3º) O discente consulta sua solicitação no sistema COBALTO, para confirmar em quais componentes curriculares foi matriculado. Se a solicitação foi contemplada, é só aguardar o início das aulas. Caso seja necessária alguma alteração, esta deverá ser realizada na correção de matrícula.
Por isso, fique atento ao calendário acadêmico, pois os prazos são de extrema importância para a sua permanência no curso.
- Horários de aula: Confira aqui os horários e locais das aulas das disciplinas para este semestre: Horários 2019/2 Jornalismo UFPEL
- Calendário acadêmico: Confira aqui o calendário acadêmico na íntegra e fique por dentro de tudo que acontece na UFPel durante o ano letivo.
- Formação complementar: A formação complementar do Jornalismo integra a carga horária total e corresponde a 220 horas a serem cumpridas ao longo dos oito semestres de duração do curso. As atividades Complementares são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente de ensino. O conjunto dessas atividades tem o objetivo de dar flexibilidade ao currículo e deve ser selecionado e realizado pelo aluno ao longo de seu curso de graduação, de acordo com seu interesse e com a aprovação da coordenação do curso. Elas não se confundem com estágio supervisionado, práticas laboratoriais e trabalho de conclusão de curso. Para saber quais atividades são consideradas complementares, acesse o Projeto Pedagógico – Jornalismo UFPEL (2017) na íntegra.
- Formação livre: A formação livre do Jornalismo é considerada toda e qualquer atividade curricular cursada pelo discente, no seu percurso acadêmico individualizado, que seja ofertada pela própria instituição ou por outra Instituição de Ensino Superior (IES), até o limite de 20% da carga horária total do curso. A carga horária destinada a este tipo de formação no curso de Jornalismo corresponde a 240 horas/aula ou 200 horas, o que equivale a 6,7% da carga horária total do curso. E, dentro do espírito do regulamento da graduação, compreende a matrícula e aprovação em disciplinas ofertadas em outros cursos da UFPel ou em outras instituições de ensino superior, a participação em atividades de ensino, pesquisa ou extensão não consideradas na formação complementar ou demais atividades que o colegiado do curso considerar relevantes para a formação discente, desde que devidamente comprovadas. Para saber quais atividades são consideradas livres, acesse o Projeto Pedagógico – Jornalismo UFPEL (2017) do curso na íntegra.
- Estágio: O Estágio Curricular Supervisionado é um componente do currículo, tendo como objetivo consolidar práticas de desempenho profissional inerente ao perfil do formando em suas diferentes modalidades de operacionalização. O estágio obrigatório do Curso de Jornalismo ocorre no oitavo semestre do curso, contabilizando 200 horas no total de horas do curso. De acordo com a proposta de diretrizes curriculares do curso de jornalismo, o estágio poderá ser realizado em instituições públicas, privadas ou do terceiro setor, na própria instituição de ensino, em veículos autônomos ou em assessorias profissionais. As atividades realizadas durante o estágio devem possibilitar aos futuros graduados em jornalismo testar os conhecimentos assimilados em aulas e laboratórios, cabendo aos responsáveis pelo acompanhamento, supervisão e avaliação do estágio curricular – incluindo sempre jornalistas profissionais e docentes do curso – avaliar e aprovar o relatório final, resguardando o padrão de qualidade nos domínios indispensáveis ao exercício da profissão.
- Trabalho de Conclusão de Curso: Nos dois últimos semestres do curso de Jornalismo, o estudante terá a oportunidade de elaborar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como um componente curricular obrigatório, a ser desenvolvido individualmente, realizado sob a supervisão docente e avaliado por uma banca examinadora formada por docentes e/ou também por jornalistas profissionais convidados. O TCC poderá ser desenvolvido como uma monografia ou como um Projeto Experimental que envolva atividades de concepção, planejamento e execução de trabalho prático de cunho jornalístico, acompanhado necessariamente por relatório, memorial ou monografia que realize uma reflexão crítica sobre sua execução, de forma a reunir e consolidar a experiência do estudante com os diversos conteúdos estudados durante o curso.
- Centro Acadêmico: Clique aqui e saiba mais sobre tudo que acontece no Centro Acadêmico Patrícia Galvão.
- Coletivo Negro Tim Lopes: Clique aqui e saiba mais sobre tudo que acontece no Coletivo Negro Tim Lopes.
- Laboratórios: A faculdade dispõe de espaços físicos que auxiliam na prática e nos processos de aprendizagem dos alunos. No Jornalismo, temos laboratórios de webjornalismo, edição audiovisual, estúdios de TV e de rádio. Clique aqui e conheça mais sobre cada um.
- Projetos de pesquisa: Clique aqui e conheça todos os projetos de pesquisa e os respectivos coordenadores que temos atualmente, além de maiores informações sobre cada um.
- Projetos de extensão: Clique aqui e conheça todos os projetos de extensão e os respectivos coordenadores que temos atualmente, além de maiores informações sobre cada um.
- Grupos de pesquisa: Clique aqui e conheça todos os grupos de pesquisa e os respectivos coordenadores que temos atualmente, além de maiores informações sobre cada um.
- Documentos: Acesse abaixo os modelos de documentos.
Orientações sobre Estágio Obrigatório
Plano de Trabalho para Estágio Obrigatório e Não-Obrigatório