POR KAILAINE QUEVEDO
O primeiro dia da Semana Acadêmica do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) reuniu estudantes, docentes e pesquisadores para discutir dois dos temas mais urgentes da atualidade: desinformação e política. Organizado pelo Centro Acadêmico (CA Pagu), o encontro marcou o início oficial da programação e destacou debates essenciais para a formação dos futuros jornalistas.
Sobre a Semana Acadêmica:
A Semana Acadêmica do Curso de Jornalismo tem como foco debater as transformações que vem acontecendo nos diferentes meios de comunicação e no uso de novas tecnologias. O evento busca ampliar o olhar para além do ambiente universitário, aproximando estudantes de profissionais que lidam, na prática, com as inovações do jornalismo contemporâneo. A proposta é fortalecer o diálogo entre teoria e prática e acompanhar as mudanças do mercado.
As atividades tiveram início com uma série de palestras que destacaram temas centrais para o debate contemporâneo. A desinformação foi abordada pelos pesquisadores Raquel Recuero e Sérgio Ludtke, editor-chefe do Projeto Comprova. Já a pauta da política ficou a cargo do jornalista Vinicius Peraça, que aprofundou as discussões sobre o cenário atual.
A convidada da noite, Raquel Recuero, apresentou uma análise sobre formas de combater a desinformação nas plataformas digitais e destacou a importância de a sociedade desenvolver percepção crítica para não se tornar vítima desse tipo de prática.
A pesquisadora comentou:
“O tema da desinformação trata do caos informativo em que a gente vive, com problemas em relação à integridade da informação, do acesso, da filtragem e o problema da cidadania, pois só conseguimos ser cidadãos se estivermos informados”.
O jornalista Sérgio Ludtke, editor-chefe do Projeto Comprova, participou por videoconferência e destacou como os veículos de comunicação têm enfrentado a desinformação em um cenário cada vez mais difícil de checagem. Ele abordou as novas estratégias que o Projeto Comprova tem trabalhado para identificar e combater conteúdos falsos.
As falas abriram a noite de atividades trazendo reflexões centrais para compreender os desafios atuais do jornalismo.
Semana Acadêmica da nova gestão do CA Pagu:
Em sua primeira Semana Acadêmica desde o início da nova gestão, o CA Pagu foi responsável por toda a produção e logística do evento desde a montagem, comunicação, busca por patrocínio até a recepção do público. A equipe destacou o compromisso com o protagonismo estudantil e com a aproximação do curso em eventos que geram criticidade aos futuros jornalistas.
A vice-diretora do Centro Acadêmico, Isadora Alcântara, ressaltou a importância da Semana Acadêmica e a boa recepção entre os estudantes:
“Nossas expectativas foram ultrapassadas. Os alunos que estão chegando na universidade estão tendo a experiência de se conectar, os professores estão engajados com oficinas e palestras. A gente sente que atingiu a todos de alguma forma”.
A abertura contou com a participação do corpo discente e reforçou a importância de espaços de formação complementar dentro da universidade. A Semana Acadêmica do Jornalismo segue ao longo dos próximos dias, com três dias de atividades previstas entre 24 e 27 de novembro, no Campus Anglo da UFPel.
A cobertura completa da Semana Acadêmica e outras iniciativas do Curso do Jornalismo podem ser acompanhadas pelas redes sociais do Centro Acadêmico Pagu. Para mais informações, siga @capagujornalismoufpel no Instagram.



