"/>

Quem somos

O Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão “Inventar: arte e construção do conhecimento jurídico” está vinculado à Faculdade de Direito e ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pelotas, sendo coordenado pela Professora Dra. Ana Clara Correa Henning. Seu objetivo é o de dialogar sobre estratégias de construção de saberes sobre o direito a partir da arte.
O Inventar insere-se no campo teórico do Direito & Arte, entendendo-o como espaço potente para a democratização do conhecimento jurídico.
O termo “inventar” vem da percepção dos estudos foucaultianos de que o conhecimento é uma invenção, uma construção humana, não havendo nele nenhuma essência pré-existente. Ele pode ser, portanto, cotidianamente reinventado.

Amanda D’Andrea Löwenhaupt

Gamer desde o Sonic no Master System e treinadora pokémon desde o Silver. Minha trilha sonora vai de Pearl Jam até Steven Universe, além do “tempo” em Night Vale. Leitora de Diana Wynne Jones, Tolkien e Saramago. Fã de séries desde Arquivo X, adoro de Star Trek até Cardcaptor Sakura, e minha Doutora é a 13. Curto pintar e adoro meus gatos. No tempo livre, sou advogada, formada em Direito (UFPel), e atualmente mestranda em Direito (UFPel), pesquisando sobre mulheres presas.

Contato: amandalowenhaupt@yahoo.com.br

Ana Carolina Cavalcante Ferreira Julio

Nasci em São José dos Campos/SP e vim pra Pelotas/RS em 2013, quando optei por fazer minha graduação em Direito na UFPel. Hoje sou mestranda no Programa de Pós Graduação em Direito desta mesma instituição, pesquisando sobre Direito e Literatura. Sou vegana e amo me embalar na rede de casa. Não gosto de barulhos altos. Adoro comer fruta do pé.

Contato: acarolinajulio@gmail.com

Ana Clara Corrêa Henning

A mistura entre arte e direito é uma das coisas que mais gosto de fazer nesta vida. Também adoro viajar, talvez porque tenha tido a sorte de morar em diversas cidades e conhecido gentes e lugares diferentes. Sou gamer, amo Led Zeppelin, Bizet e a Mafalda. Minha graduação foi aqui na nossa faculdade e, hoje, posso afirmar que integrar o CAFV foi essencial para minha formação jurídica. Sou doutora (UFSC) e mestra em Direito (PUCRS), mestra em Educação (UFPel) e professora na Faculdade de Direito/UFPel e no nosso PPGD. Vocês podem me encontrar em sala de aula ou em alguma atividade de pesquisa de campo ou de extensão: é isso o que me faz acreditar, todos os dias, na invenção de novas maneiras de ser e estar neste mundo.

Contato: anaclaracorreahenning@gmail.com

Carmen Antonieta Corrêa Fromming Fernandes

Graduada em Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis (UFPEL), pós graduanda em Educação (IFSUL), artista plástica. Amo arte, museus e ler. Tenho três filhos e duas netas maravilhosas. Desenvolvo pesquisas sobre arte cemiterial e imagens da justiça e sobre educação patrimonial.

Contato: carmen.antonieta2013@gmail.com

Carolina Höhn Falcão

Me formei em Direito na UFPEL em 2018 e agora sou mestranda nessa casa. Também sou graduanda em Letras – Português/Literatura, na UFPEL. Os livros são minha paixão desde sempre e a literatura é onde encontro personagens apaixonantes, histórias de mundo diversos e a possibilidade de viver várias vidas em uma só. Assim, busco sempre integrar o estudo do Direito ao estudo da Literatura.

Contato: carol.h.falcao@gmail.com

Ciran Kaled Gonçalves Carvalho

Nasci em Pelotas/RS e estou cursando o bacharelado em direito na UFPEL. Curto Games, curtas e longas metragens, HQ’s e Mangas, pintura em tela e cozinhar, sem falar de música, passando por diversos estilos. Minha pesquisa em andamento interliga direito, HQs e discussões sobre papeis de gênero em nossa sociedade.

Contato: cirankaled@hotmail.com

Clarissa Corrêa Henning

Sou jornalista, com mestrado em Comunicação e Cultura (UFRJ) e doutorado em Ciências da Comunicação (Unisinos). Curto filosofia, história das ciências, bike e yoga. Arraso no Uno e faço a alegria dos outros jogadores no War. Por sorte ou destino, também sou mãe de um ser fantástico que diariamente restitui minha fé nas pessoas – inclusive em mim mesma.

Contato: clarissa.henning@gmail.com

Gabriel Gaia Duarte

Natural de Pelotas, apaixonado por animais e fotografia, sem dúvidas sou uma hipérbole ambulante. A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas é a minha casa, sou extremamente apaixonado pelo Direito e suas relações interdisciplinares, com ênfase em Direito e Arte e Direito e Sociologia. Sabe aquela pessoa que está em todo lugar e que você sempre pode contar? Prazer, sou eu!

Contato: ggaiaduarte@hotmail.com

Jéssica de Jesus Mota

25 anos, formada pela faculdade de Direito da UFPel, mestranda na UFRGS, uma eterna sonhadora que acredita que a arte é sim revolução.

Contato: jeje.mota@hotmail.com

Lucas Braunstein da Cunha

Formado em Direito na FURG (Universidade Federal do Rio Grande), atravessei a ponte para continuar meus estudos – dessa vez mais diversificados – em Direito e Antropologia nos respectivos Programas de Pós-Graduação da UFPel. Sou fã de misturar Direito e Literatura e isso vale para desde obras consideradas mais “tradicionais” à ficção científica e fantasia!

Contato: bc_lucas@live.com

Victoria Bortolotti Lemos

Comecei minha graduação na Faculdade de Direito da UFPel em 2017, mesmo ano em que tive o primeiro contato com a pesquisa em direito. Desde então, venho desenvolvendo projetos de extensão e de pesquisa sobre democratização da educação e do ensino jurídico. Adoro ler e assistir series, assim como estudar ouvindo Beatles.

Contato: victoriabortolottil@gmail.com