"/>

Direito, Arte e Cidadania

O Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão “Inventar: arte e construção do conhecimento jurídico” está vinculado à Faculdade de Direito e ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pelotas, sendo coordenado por Ana Clara Correa Henning. Seu objetivo é o de dialogar a respeito de estratégias de construção de saberes sobre o direito a partir da arte.

O Inventar insere-se no campo teórico do Direito & Arte, entendendo-o como espaço potente para a democratização do conhecimento jurídico.
O termo “inventar” vem da percepção dos estudos foucaultianos de que o conhecimento é uma invenção, uma construção humana, não havendo nele nenhuma essência pré-existente. Ele pode ser, portanto, cotidianamente reinventado.

Nascemos na Faculdade de Direito da UFPel, mas hoje agregamos pessoas de várias outras tribos. Tem gente da Letras, das Artes, da Conservação e Restauro, da Arquitetura, da Engenharia, da Educação, do Teatro, da Comunicação… Nos reunimos porque gostamos de misturar o direito, a arte e outras áreas do conhecimento. Enfim, acreditamos na co-criação entre Universidade e Comunidade por meio de ações de pesquisa, ensino e extensão.

Saiba+