Trabalhos aprovados e Ensalamentos

Olá a todos/as, o nosso servidor interno da UFPEL passou por alguma instabilidade e ficou fora do ar. Geramos novos links. Pedimos a gentileza de acessarem novamente a sala.

____________________________________________________________________________________________________

Trabalhos aprovados (formato remoto e presencial)

Dinâmica das salas:

  • Nesta lista de homologação dos trabalhos consta apenas o nome de 1 autor/a. Porém no caderno de resumos constarão todos/as os/as autores/as (à exceção de orientadores/as).
  • Cada apresentador/a terá impreterivelmente 10 minutos para fazer a sua exposição. O mediador da sala poderá intervir caso o tempo seja extrapolado;
  • A utilização de slides/power point é opcional;
  • Ao final de cinco apresentações é possível fazer uma pausa e/ou dar sequencia às demais apresentações;
  • O debate poderá será realizado ao final de todas as apresentações ou ao final da 5ª apresentação. Tudo isso será combinado com o/a mediador/a da sala no início das atividades.

____________________________________________________________________________________________________

Terça-feira – 15/08/2023 – 08:00 às 11:00 horas.

Sala 1 – Relatos de pesquisa em ensino de História (remoto)

Link de acesso à sala: https://webconf.ufpel.edu.br/b/wil-o9u-sys-e1a

Mediador: Prof. Dr. Wilian Bonete (ICH/UFPEL)

O desenhar como ferramenta de aprendizagem no ensino de história: uma experiência a partir da produção de releituras do renascimento – (Amanda de Oliveira Batista)

“Visitantes invisíveis”: a detração dos filhos da mãe de Deus, entre história e memórias.
Pesquisa(Mateus Pinheiro)

Aquilombar-se: os movimentos sociais negros no processo do ensino antirracista da história e cultura afro-brasileira nos livros didáticos(Mariana Prudente da Silva)

O museu e o ensino de História(Júlio César Virgínio da Costa)

O cemitério como museu: uma experiência na formação docente em História – (Andressa Alves Moreira)

O ensino de história dos governos autoritários brasileiros no século XX: livros didáticos e historiografia – (Darcylene Pereira Domingues)

A construção da consciência histórica através da História das Mulheres nos livros didáticos – (Isabella Vignoli da Silva)

Um Apelo Setecentista: a Carta da Escravizada Esperança Garcia na aula de História do Brasil no Pré-Vestibular Social ADEP – Mangueira- (Carlos Mizael dos Santos Silva)

Gritos do Campo: O Caso Nueva Chicago e o Ensino da História da Ditadura Argentina através do Futebol(João Kaio Miguel Arruda)

Oficinas de educação patrimonial: promoção de identidade, cidadania e pertencimento –  (Vania Maria Barboza)

A independência do Brasil para além de D.Pedro I – (Ana Amélia Rodrigues de Oliveira)

____________________________________________________________________________________________________

Terça-feira – 15/08/2023 – 08:00 às 11:00 horas.

Sala 2 – Relatos de experiências sobre o ensino de História (remoto)

Link de acesso à sala:https://webconf.ufpel.edu.br/b/mau-tza-lt4-hoi

Mediador: Prof. Dr. Mauro Dillmann (ICH/UFPEL)

Saberes marginais: funk e ensino de História para jovens em medida socioeducativa (Ana Beatriz Rodrigues Brollo)

Exposição temporária: a produção de conhecimento em história local através das denominações de ruas e edificações – (André Luiz Henrique Tavares de Melo Rodrigues)

Ensino de história e protagonismo discente: atuando na realidade local através da elaboração de projetos de lei – (Rosiane Ferreira da Silva)

Usuário em foco: como as redes sociais podem contribuir para o debate patrimonial? – (Davy Batista Matos)

A ancestralidade em um cenário de luta: como a sociedade roraimense enxerga a figura indígena? (Lorrene Rebeca Reis do Nascimento)

Escrita cuneiforme em argila: possibilidades de sensibilização de jovens privados de liberdade dentro do ensino de História – (Giovanna Kopp da Cruz)

Educação histórica, patrimônio histórico e estudos de gênero – (Dulceli de Lourdes Tonet Estacheski)

Abordagens metodológicas para o ensino da história ambiental: uma análise através da utilização de fontes oficiais e da imprensa em sala de aula – (Andrea Pagno Pegoraro)

O ensino de História na zona da Mata Norte pernambucana: um relato de experiência – (Ana Maria Lucia do Nascimento)

Oficina pedagógica e educação patrimonial: relatos de experiência no PIBID/história (Edivan da Silva Nascimento)

____________________________________________________________________________________________________

Quarta-feira – 16/08/2023 – 08:00 às 11:00 horas.

Sala 3 – Relatos de pesquisa em ensino de História (remoto)

Link de acesso à sala: https://webconf.ufpel.edu.br/b/ale-vu9-sdy-d1a

Mediadora: Prof. Dr.ª Alessandra Gasparotto (ICH/UFPEL)

O processo de gamificação e sua potencialidade na aula de história (Vitor Fernando Matias Melo)

Os “Espelhos de Príncipes” em Maquiavel e Voltaire e o ensino de História por meio da História em Quadrinhos (Deivid da Costa Trindade)

Oficinas de educação patrimonial: promoção de identidade, cidadania e pertencimento (Vania Maria Barboza)

Relato da experiência de atuação no Portal Clio HD (Vitória Gonçalves do Nascimento.)

O ensino de história e a formação docente na perspectiva na educação antirracista (Ana Lúcia da Silva)

Concepções sobre a formação da consciência histórica nos estudantes de Delmiro Gouveia – AL  (Tamires Vieira da Silva)

Ensinar História numa perspectiva inclusiva: discussões acerca da Educação de Surdos numa Escola Estadual de Cajazeiras/PB (Jefferson Fernandes de Aquino)

Educação inclusiva e autismo: apontamentos teóricos e empíricos sobre a escolarização de crianças com TEA (Francisca Cibele da Silva Gomes)

O ensino de história e a memória da autonomia do estado do Tocantins (1985-1989): entre mitos, sujeitos e eventos (Maicon Douglas Holanda)

____________________________________________________________________________________________________

Quarta-feira – 16/08/2023 – 08:00 às 11:00 horas.

Sala 4 – Relatos de experiências sobre o ensino de História (remoto)

Link de acesso à sala: https://webconf.ufpel.edu.br/b/lis-9f7-puh

Mediadora: Prof. Dr.ª Lisiane Sias Manke (ICH/UFPEL)

Apontamentos em didática da história acerca do projeto “a Rosário de 120 anos atrás pelo jornal “O Rosariense”(Joyce Oliveira Pereira)

Patrimônio de casa para a sala de aula: relato de experiência com pibid/história (Luiz Thiago Carneiro Fogaça)

O Programa de Residência Pedagógica como ferramenta de uma “Antipedagogia da Maçaneta” (Walter José Moreira Dias Junior)

Relato de experiência em estágio supervisionado de história nas séries finais do fundamental – EEF Doná Sinha Cruz de Vasconcelos no município de Granja-Ceará (Manoel Silvino Alves Filho)

Experiências Exitosas: O Cinema e o Teatro como recursos para o Ensino de História na Educação de Jovens e Adultos – EJA. (Igor Mário Rodrigues Benedito)

Experiência PIBID: Relato, espaço e contexto (Gean Paulo de Assis)

Fora do museu, dentro da sala de aula: uma experiência sobre educação patrimonial, ensino de história e afetos (Karen Sthefany Marcelino Richil)

O residência pedagógica e a forma como ele nos proporciona um crescimento humano e docente: retratos de uma experiência a partir do trabalho com a temática da violência contra a mulher (Ana Carolina Alves Tibúrcio)

A memória e o Diário de Anne Frank: Introdução à Segunda Guerra Mundial através da história de oprimidos – (Ytalo dos Santos Lima)

Relatos de experiências: o ensino patrimonial através da sala de aula (Jaime Rodrigues de Souza Junior)

____________________________________________________________________________________________________

Trabalhos aprovados (formato presencial)

Quarta-feira – 16/08/2023 – 19:00 às 21:30 horas.

Local: Mini-Auditório 1 (CEHUS)

Mediador: Prof. Dr. Wilian Bonete (ICH/UFPEL)

Sala 1 – Relatos de pesquisa em ensino de História

A cruz do Santo Ofício no novo mundo: um estudo acerca do pecado nefando no Brasil colônia com base na visitação à capitania da Bahia (1591-1592) pelo licenciado Heitor Furtado de Mendonça (Murilo de Lima Chaves)

As identidades docentes de professores/as de história através da cultura histórica e da cultura escolar (Rodrigo Tresoldi Giovanaz)

Articulação de material didático para o ensino de história de um dos povos tradicionais: uma narrativa acerca do povo Pomerano em São Lourenço do Sul/RS (Airton Fernando Iepsen e Rita De Cássia Grecco Dos Santos)

Correio do colegial: os heróis do Brasil nas páginas de um jornal escolar de Sergipe (1938-1959) (Mara Inês Alflen)

Historiador, podcaster, youtuber e professor: Pesquisa e divulgação científica através das mídias sociais e plataformas digitais (Arthur Garcia Betemps)

O impacto do trauma histórico transgeracional da escravidão no ensino e na aprendizagem de história (Juan Carlos Brandão)

________________________________________________________________________________________________

Quarta-feira – 16/08/2023 – 19:00 às 21:30 horas.

Local: Mini-Auditório 2 (CEHUS)

Mediadora: Prof. Dr.ª Lisiane Sias Manke (ICH/UFPEL)

Sala 2 – Relatos de pesquisa em ensino de História

Narrativas revisionistas e o negacionismo histórico no discurso de Bolsonaro: uma análise com aporte na história digital (Maria Portilho Bagesteiro)

Portal Clio HD: fontes e possibilidades de pesquisa (Cyro Leonardo da Rosa Silva)

A história dos conceitos como forma de compreensão e ferramenta na produção de conhecimentos e análise crítica de movimentos antidemocráticos difundidos nos meios digitais (Néry Jocasta Denis Asconavieta Ferrão)

A atividade da aula-passeio como proposta de aprendizagem: considerações sobre a experiência na disciplina de teoria e história da arquitetura III, na FAURB/UFPEL (Franciele Fraga Pereira)

Criação e autoria: materiais didáticos de história da democracia no Brasil (Felipe Silva de Mello)

Oficina: os vestígios da humanidade (Isadora Lebedeff Camargo; Letícia Lopes Felix; Krisley Hepp Decker)

___________________________________________________________________________________________________

Quarta-feira – 16/08/2023 – 19:00 às 21:30 horas

Local: Sala 352 (Auditório/FAE) 

Mediadora: Prof. Ms. Darlise Gonçalves de Gonçalves (Doutoranda/PPGH/UFPEL)

 

Sala 3 – Relatos de vivências na docência em ensino de História

Possibilidades para o ensino de história e cultura afro-brasileira a partir da história do rap no Brasil (Bruno Coutinho Lucas Pereira; Ryan dos Santos Cardoso)

Ler é atribuir sentido: A evolução do trabalho a longo da história (Diego Nunes Ferreira; Patrick de Oliveira Colvara)

Oficina: a tradição doceira como patrimônio cultural e elemento identitário da população pelotense (Gabriela Muller Rubira; Leticia Trampuscki)

Reflexões entre ensino de história e inclusão (Rheuren da Silva Lourenço)

Ensino de história e competência leitora: “o livro dos mortos e o mundo egípcio”. (Matheus Goulart Tanhote)

Oficina: clubes de futebol da cidade de pelotas (Victória Antunes Capella)

Desmistificando o processo de colonização da América: uma proposta recreativa a partir do jogo WAR: COLONIZATION(Rafaela May Amaral; Vitória Henzel Ferreira)

___________________________________________________________________________________________________

Quarta-feira – 16/08/2023 – 19:00 às 21:30 horas.

Local: Sala 101  Instituto de Ciências Humanas (ICH), andar térreo

Mediador: Prof. Dr. Mauro Dillman (ICH/UFPEL)

Sala 4 – Relatos de vivências na docência em ensino de História

Alternativa e práxis: a educação popular e o ensino de história nos cursos pré-enem de Santa Maria (Beatriz Barbosa Bender; Thiago Lindemaier da Rosa)

De 20 em 20 contando a nossa História: Todo dia 20 conhecendo um pouco mais desta história (Geneci Farias Avila)

História e cidadania política na câmara de vereadores de Porto Alegre (Guilherme Falcão Goulart)

Aulas 100% com livros didáticos e alunos (Silvia Letícia Porto Galho)

A elaboração e a utilização de RPG para o ensino de história: um relato de experiência (Natália Centeno Rodrigues)

Possibilidades para o ensino de história dentro do programa de residência pedagógica: o ensino de história e a literatura (Larissa Azevedo da Silva; Sofia Giglio Pires)

____________________________________________________________________________________________________