Início do conteúdo
Integrantes

Ana Clara Gama Rocha

Ana Clara Gama ingressou no curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pelotas no ano de 2022. Atualmente, é membro do Núcleo de Ilustração Científica (NIC) sob orientação do Prof. Dr. João Iganci onde realiza ilustrações digitais para a divulgação científica das plantas nativas do bioma Pampa. O NIC está vinculado ao Projeto Pampa Singular, que tem como objetivo a realização de projetos educacionais nas escolas para promover a conservação da biodiversidade associada ao bioma Pampa. Em 2023, Ana Clara realizou a produção de adesivos ilustrados com plantas nativas do Pampa para a distribuição para o público em geral e escolas.
Além disso, em parceria com o Dr. Gustavo Heiden, na Embrapa Clima Temperado, é aluna de Iniciação Científica, onde realiza saídas de campo para a coleta de espécimes da Ordem Asterales.

 

 

Daiane Rodeghiero Vahl

Daiane Rodeghiero Vahl é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal da Universidade Federal de Pelotas sob orientação do Prof. Dr. João Iganci. Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia, com área de concentração em Fitomelhoramento, da mesma instituição. É bacharel em Ciências Biológicas (UFPel), com experiência em levantamento florístico, taxonomia e assistência a curadoria de herbário. Atualmente, é membro do Laboratório de Sistemática e Evolução de Plantas do Instituto de Biologia (UFPel) e do Laboratório de Recursos Genéticos Vegetais da Embrapa Clima Temperado. Desenvolve pesquisa com parentes silvestres de plantas cultivadas nativos ou naturalizados no bioma Pampa, buscando identificar e preencher as principais lacunas de conservação e do conhecimento acerca destas espécies, bem como promover o uso destes parentes silvestres no melhoramento genético vegetal de cultivos agrícolas.

 

 

Guedet Guillaum

Como engenheiro agrônomo especializado em produção vegetal e animal, sou especialista na concepção, gestão e otimização de sistemas agrícolas. Tenho um entendimento profundo dos processos de crescimento das plantas e do comportamento animal, bem como das técnicas para maximizar seu rendimento e sua saúde. Trabalho no campo, colaborando com os agricultores para desenvolver práticas sustentáveis e eficazes, integrando tecnologias avançadas para melhorar a produtividade e reduzir o impacto ambiental. Meu papel é crucial na segurança alimentar global, garantindo que os recursos naturais sejam usados de forma responsável para alimentar uma população em crescimento. Agora estudo no programa de pós-graduação em Fisiologia Vegetal na UFPEL sobre a pesquisa: Estudo comparativo da perda máxima de déficit hídrico na fixação simbiótica de nitrogênio de quatro (4) cultivares de feijão (Phaseolus vulgaris L.) resistentes à aridez e uma cultivar comumente cultivada no departamento Nordeste do Haiti.

 

 

João Arthur da Rosa

Arthur ingressou no curso de Bacharelado em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Pelotas no primeiro semestre de 2022. É membro do Laboratório de Sistemática e Evolução de Plantas sob orientação do professor Dr. João Iganci onde, em parceria com o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia da UFPel, desenvolve pesquisa na área de Arqueobotânica dentro do projeto Arqueologia dos Cerritos em Unidades de Conservação no sul do Brasil.

 

 

 

 

João Augusto Castor Silva

João Augusto Castor Silva é aluno do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas desde 2019/01, membro do Laboratório de Sistemática e Evolução de Plantas como voluntário desde 2021/01 e membro do Núcleo de Ilustração Científica desde 2022/01. Realiza pesquisas sobre espécies de plantas introduzidas para cultivo alimentício na propriedade do Castelo de Pedras Altas, Rio Grande do Sul, integrando o projeto Pampa Singular e desenvolvendo ilustrações botânicas que contemplem as espécies estudadas.

 

 

 

Juan Marezal Henriques

Juan Marezal Henriques é aluno do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pelotas desde 2022 e membro do Laboratório de Sistemática e Evolução de Plantas desde o segundo semestre de 2022. Desenvolve pesquisas acerca da taxonomia de leguminosas (Fabaceae) sob orientação do Prof. Dr. João Iganci, tendo trabalhado com taxonomia, distribuição e conservação do gênero Vicia no bioma Pampa e atualmente desenvolve estudos com o gênero Ornithopus. Em parceria com a Embrapa Clima Temperado, é aluno de Iniciação Científica e realiza o Levantamento da Ordem Fabales nas Áreas da Embrapa Clima Temperado (Sede), sob orientação do pesquisador Dr. Gustavo Heiden.

 

 

Maysa da Silva Rosa

Maysa da Silva Rosa, ingressou na Universidade Federal de Pelotas no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no ano de 2021, e em 2024 trocou para o bacharel.
E desde de 2023 faz parte do Núcleo de Ilustração Científica (NIC), orientado pelo Prof. Dr. João Iganci, na qual desenvolve trabalhos ilustrando em grafite plantas nativas do bioma Pampa.
Atualmente está desenvolvendo ilustrações do projeto da doutoranda Daiane Vahl no laboratório de Sistemática e Evolução, plantas estas do bioma Pampa que estão em extinção e que possuem poucos ou nenhum registro.

 

 

 

 

Naiane Chaves e Chaves

Naiane Chaves e Chaves ingressou no curso de licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade federal de Pelotas no ano de 2020. Atualmente faz parte do núcleo de ilustração sob orientação do prof. Dr. João Iganci com foco em desenho tradicional científico e digital.