INTRODUÇÃO

O aprendizado da Histologia depende da análise e compreensão de lâminas histológicas, o que ocorre em aulas práticas, ministradas nos laboratórios de microscopia. Geralmente, o acesso à coleção de lâminas fica limitado aos horários das aulas práticas, devido ao grande número de alunos, de diversos cursos, que utilizam esses laboratórios.

Diante disso, surgiu a ideia de disponibilizar um material didático ilustrado, acessível aos alunos, para complementar os conteúdos ministrados nas aulas de Histologia, na forma de livros eletrônicos (e-Books). Estes livros apresentam fotomicrografias digitalizadas de lâminas histológicas, com a respectiva descrição, que fazem parte do acervo das disciplinas de Histologia, pertencente ao Departamento de Morfologia do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Ao lado das fotomicrografias, apresentam desenhos esquemáticos coloridos, para auxiliar na capacidade do aluno de abstrair, de pensar e, também, de interpretar as imagens histológicas. Possibilitam que, dentro de um intervalo de tempo, o aluno possa raciocinar, fazendo uma relação entre o que é estudado na literatura indicada e sua observação ao microscópio.

Além disso, foram editados para que o aluno possa utilizá-los no seu smartphone, durante as aulas práticas, ou no computador/notebook, em casa ou em laboratórios de informática. Na mesma página, apresentam fotomicrografias, desenhos e descrição do que está nas imagens, de modo que cada página é autoexplicativa.

Esperamos que estes livros estimulem o interesse dos alunos pelo aprendizado da Histologia e ressaltamos que as metodologias simples oferecem uma excelente oportunidade aos iniciantes no estudo dessa disciplina.

Os autores

*******************************************

eBOOKS PARA DOWNLOAD:

Abaixo das imagens, estão disponíveis os links para fazer download de dois livros (eBooks) em formato PDF. O primeiro é sobre Histologia Geral (Histologia I) e o segundo é sobre Histologia Especial (Histologia II).

 

HISTOLOGIA DOS TECIDOS (13 MB)

HISTOLOGIA DOS TECIDOS (7 MB)

 

HISTOLOGIA DOS SISTEMAS (34 MB)

HISTOLOGIA DOS SISTEMAS (15,5 MB)