Temas

Pretendemos desenvolver as áreas temáticas a partir do tema principal do congresso, no entanto em linhas gerais pretende-se manter a estrutura geral atual que subdivide-se em: Ensino, Extensão, Pesquisa e Projetos e Aplicações.

O evento está aberto a receber contribuições em diferentes tópicos sugeridos tais como:

  • Expressão Gráfica, Desenho e Croquis: analógicos e digitais;
  • Geometria Dinâmica, Geometria Descritiva;
  • Ensino em contextos híbridos;
  • Ambientes Virtuais e suas explorações: RA, VA,RV e RM;
  • Projeto paramétrico, Fabricação Digital e Cultura hacker/maker;
  • Indústria 4.0, BIM, HBIM e Gêmeos Digitais;
  • Representação do Patrimônio.
  • Ensaios e práticas artísticas, indústria criativa e DIY;
  • Processo criativos em Design: Design Gráfico, Design de produto, Design de animação e vídeo;
  • Inteligência artificial aplicada à expressão gráfica;

EIXOS DE AÇÃO:

  1. Ensino e aprendizagem: acolhe trabalhos centrados na contribuição do desenho e do projeto nos processos de ensino e aprendizagem;
  2. Pesquisa: reúne contribuições acadêmicas com enfoque direcionado às práticas de pesquisa fundamentadas nas temáticas apresentadas;
  3. Extensão: compreende iniciativas formuladas com o intuito de promover a difusão, a produção e a troca dialógica de conhecimentos sobre os tópicos apresentados entre as Instituições de Ensino e a sociedade, ou outras parcerias que configurem extensão;
  4. Projetos, aplicações e práticas profissionais: abrange a exposição e análise de projetos realizados por pessoas, grupos associativos ou equipes vinculadas a entidades ou empresas, explorando as peculiaridades das aplicações em expressão gráfica nos tópicos elencados;
  5. Trilhas abertas: Envolve artigos relacionados à temática específica do evento, que trata das Inteligências em simbiose, natural e artificial.