Pretendemos desenvolver as áreas temáticas a partir do tema principal do congresso, no entanto em linhas gerais pretende-se manter a estrutura geral atual que subdivide-se em: Ensino, Extensão, Pesquisa e Projetos e Aplicações.
O evento está aberto a receber contribuições em diferentes tópicos sugeridos tais como:
- Expressão Gráfica, Desenho e Croquis: analógicos e digitais;
- Geometria Dinâmica, Geometria Descritiva;
- Ensino em contextos híbridos;
- Ambientes Virtuais e suas explorações: RA, VA,RV e RM;
- Projeto paramétrico, Fabricação Digital e Cultura hacker/maker;
- Indústria 4.0, BIM, HBIM e Gêmeos Digitais;
- Representação do Patrimônio.
- Ensaios e práticas artísticas, indústria criativa e DIY;
- Processo criativos em Design: Design Gráfico, Design de produto, Design de animação e vídeo;
- Inteligência artificial aplicada à expressão gráfica;
EIXOS DE AÇÃO:
- Ensino e aprendizagem: acolhe trabalhos centrados na contribuição do desenho e do projeto nos processos de ensino e aprendizagem;
- Pesquisa: reúne contribuições acadêmicas com enfoque direcionado às práticas de pesquisa fundamentadas nas temáticas apresentadas;
- Extensão: compreende iniciativas formuladas com o intuito de promover a difusão, a produção e a troca dialógica de conhecimentos sobre os tópicos apresentados entre as Instituições de Ensino e a sociedade, ou outras parcerias que configurem extensão;
- Projetos, aplicações e práticas profissionais: abrange a exposição e análise de projetos realizados por pessoas, grupos associativos ou equipes vinculadas a entidades ou empresas, explorando as peculiaridades das aplicações em expressão gráfica nos tópicos elencados;
- Trilhas abertas: Envolve artigos relacionados à temática específica do evento, que trata das Inteligências em simbiose, natural e artificial.