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O GRAPHICA 2024 retoma, depois de cinco anos, os encontros presenciais, reunindo a comunidade científica e profissionais interessados em discutir e refletir a respeito dos temas já abordados ao longo deste evento.

Nesta décima quinta edição busca-se acolher comunicações com direcionamentos teóricos; históricos; multi, inter e transdisciplinares; pedagógicos; tecnológicos; e de inovação concernentes à produção na área de expressão gráfica e digital. Pretende-se, ainda, agregar a provocação sobre como a Inteligência Artificial impacta esta produção no campo das artes, arquitetura, design, engenharias e áreas afins, potencializando essas discussões e possíveis avanços na área.

O evento está aberto a receber contribuições em diferentes tópicos sugeridos tais como:

  • Expressão Gráfica, Desenho e Croquis: analógicos e Digitais;
  • Geometria Dinâmica, Geometria Descritiva;
  • Ensino em contextos híbridos;
  • Ambientes Virtuais e suas explorações: RA, VA,RV e RM;
  • Projeto paramétrico, Fabricação Digital e Cultura hacker/maker;
  • Indústria 4.0, BIM, HBIM e Gêmeos Digitais;
  • Representação do Patrimônio.
  • Ensaios e práticas artísticas, indústria criativa e DIY;
  • Processo criativos em Design: Design Gráfico, Design de produto, Design de animação e vídeo;
  • Inteligência artificial aplicada à expressão gráfica;

EIXOS DE AÇÃO:

  1. Ensino e aprendizagem: acolhe trabalhos centrados na contribuição do desenho e do projeto nos processos de ensino e aprendizagem;
  2. Pesquisa: reúne contribuições acadêmicas com enfoque direcionado às práticas de pesquisa fundamentadas nas temáticas apresentadas;
  3. Extensão: compreende iniciativas formuladas com o intuito de promover a difusão, a produção e a troca dialógica de conhecimentos sobre os tópicos apresentados entre as Instituições de Ensino e a sociedade, ou outras parcerias que configurem extensão;
  4. Projetos, aplicações e práticas profissionais: abrange a exposição e análise de projetos realizados por pessoas, grupos associativos ou equipes vinculadas a entidades ou empresas, explorando as peculiaridades das aplicações em expressão gráfica nos tópicos elencados;
  5. Trilhas abertas: Envolve artigos relacionados à temática específica do evento, que trata das Inteligências em simbiose, natural e artificial.