Pelotas

A cidade de Pelotas situa-se no Sul do Rio Grande do Sul, numa região de fronteira, disputada durante séculos pelas coroas ibérica e espanhola. A localização da área urbana de Pelotas, junto ao Canal São Gonçalo e a Lagoa dos Patos, impulsionou o crescimento da região, permitindo a ligação com o Oceano Atlântico. Ao longo desses cursos d’água, e dos arroios Pelotas e Santa Bárbara, foram implantados diversos estabelecimentos fabris destinados à salga da carne, denominados charqueadas. A manufatura do charque possibilitou o acúmulo de riquezas aos proprietários das charqueadas, que ergueram suas residências urbanas distantes do ambiente fabril. Os bens culturais representativos desse conjunto arquitetônico, testemunhos do ciclo econômico e cultural do charque, foram reconhecidos e tombados em âmbito federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2018.

Na mesma data, as Tradições Doceiras da Região de Pelotas e Antiga Pelotas (Arroio do Padre, Capão do Leão, Morro Redondo, Turuçu) também foram reconhecidas e  inscritas pelo Iphan, no Livro de Registro dos Saberes.

Nesta direção, acreditamos que a cidade de Pelotas oferece um ambiente cultural de acolhimento para a realização do evento de modo presencial e, principalmente, um ambiente aberto para o compartilhamento de experiências na ampla área de conhecimento que abriga o Graphica sob a indissociabilidade entre o ensino, pesquisa, inovação tecnológica e  extensão.

Nas programações do congresso estão previstas visitas guiadas a esse conjunto de edificações relativas ao patrimônio cultural da cidade. Alguns desses bens pertencem à Universidade Federal de Pelotas e abrigam instituições culturais e museológicas, as quais em diversos momentos sediarão o encontro, como abertura, conferências e encerramento do congresso.

Para além destas experiências, que aguçam o olhar e o paladar, ao realizar o congresso no mês de novembro de 2024, teremos a possibilidade de prestigiar a Feira do Livro, evento anual que ocorre na praça Coronel Pedro Osório, principal praça da cidade. A Feira do Livro possui uma programação diversificada, com diferentes atrações que podem oportunizar a imersão no contexto cultural da cidade de Pelotas.

Ressalta-se a potência da cidade de Pelotas, reconhecida como polo universitário, para acolher uma edição do Graphica, consagrado evento de expressão nacional e internacional.

Mais informações sobre a cidade aqui