
Na última semana, o Grupo de Restauração Ambiental em Ecossistemas Minerados (GRAEM) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizou uma reunião estratégica com o objetivo de consolidar novas parcerias científicas com pesquisadores do IFsul, para alinhar futuras ações de pesquisa voltadas ao entendimento e aprimoramento da restauração de áreas impactadas pela mineração no Estado do Rio Grande do Sul, com destaque para a região de Candiota.

O encontro reuniu os pesquisadores do GRAEM, Jakeline Rosa de Oliveira, Lizete Stumpf, Gláucia Oliveira Islabão, Juliana Brito da Silva e Marcel Thomas Job Pereira, juntamente com os docentes do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) Adenilde Souza dos Passos e Leandro dos Santos.
A professora Gláucia Oliveira Islabão, integrante do IFSul e parceira de longa data do GRAEM, foi a responsável por intermediar a aproximação com os novos pesquisadores, fortalecendo a rede colaborativa entre as instituições.
A professora Adenilde Souza dos Passos é licenciada em Química pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2009), mestre em Química Analítica (2011) e doutora em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019). Com experiência em Análise de Metais Potencialmente Tóxicos e Química Ambiental, atua principalmente na determinação de metais em amostras ambientais e de alimentos, pré-concentração e técnicas avançadas de espectrometria e espectrofotometria. Seu conhecimento será fundamental para o aprofundamento das análises químicas de solos construídos, especialmente na detecção e quantificação de elementos-traço e contaminantes.
O professor Leandro dos Santos possui graduação em Licenciatura Plena em Química (2010) e mestrado em Química Analítica (2012) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Especialista em Análise de Traços, atua com ênfase em separação e pré-concentração de metais, além de técnicas de Espectrometria de Absorção Atômica e Emissão Ótica. Sua expertise contribuirá para o desenvolvimento de métodos precisos e inovadores de caracterização química, ampliando a capacidade do grupo em avaliar a qualidade e a evolução dos solos restaurados.
Na oportunidade, foi agendada uma visita técnica à região de Candiota (objeto de estudo do grupo) para que os novos parceiros conheçam em campo as áreas de pesquisa e possam alinhar estratégias de investigação. Essa cooperação entre GRAEM e IFSul visa integrar metodologias avançadas, equipamentos de alta precisão e abordagens multidisciplinares, fortalecendo o escopo das investigações em Candiota e promovendo avanços científicos aplicáveis à realidade das áreas mineradas no Rio Grande do Sul.
Conheça nossos Parceiros: https://wp.ufpel.edu.br/graem/parceiros/





