Quem somos

O GRAEM – Grupo de Restauração Ambiental em Ecossistemas Minerados é um coletivo de pesquisadores vinculados ao departamento de Solos da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), dedicado ao estudo sobre a dinâmica de recuperação de áreas degradadas pela mineração, com foco especial em solos construídos após a extração de carvão mineral na região Sul do Brasil, sob o Bioma Pampa. Na literatura internacional, estes solos construídos são chamados de minesoils, termo atualmente utilizado pelo GRAEM.

Desde o início dos anos 2000, nosso grupo conduz pesquisas pioneiras sobre os impactos físico-químicos e biológicos da mineração de carvão, especialmente na Mina de Candiota – considerada a maior reserva de carvão mineral da América Latina. Em 2003, implementamos uma área experimental inédita dentro da própria mina, com o objetivo de acompanhar, a longo prazo, a dinâmica de recuperação dos solos minerados por meio da revegetação com gramíneas e leguminosas. Este experimento de campo possivelmente é o único no país projetado com rigor estatístico voltado para a restauração de minesoils no Bioma Pampa.

Nossas pesquisas revelaram desafios significativos, como a compactação persistente dos minesoils mesmo após quase 1 década de revegetação, exemplificada pela presença de agregados compressivos, a limitação na reestruturação biológica do minesoil e a influência negativa de elementos potencialmente tóxicos (EPTs) no processo de restauração ecológica da área. Essas descobertas nos impulsionaram a desenvolver metodologias inovadoras que hoje colocam o GRAEM na vanguarda da ciência do solo voltada para ecossistemas minerados.

Atualmente, nossos estudos integram análises físicas, químicas, biológicas e ecológicas, com foco na formação e classificação de agregados do solo por diferentes vias (compressiva, descompressiva, fisicogênica e biogênica), funcionamento da fauna (macro e mesofauna), atividade enzimática (betaglicosidase e arylsulfatase), proporção das frações granulométricas e composição molecular da matéria orgânica, e contaminação por metais pesados. Buscamos compreender como esses fatores influenciam o retorno da biodiversidade funcional do solo e a estabilidade do carbono em áreas impactadas pela mineração de carvão.

Nosso compromisso é gerar conhecimento científico de excelência que contribua para um diagnóstico mais preciso sobre o tempo de recuperação das funções ecossistêmicas de uma área minerada que adota a recomposição topográfica como o ponto de partida para a sua restauração. Acreditamos que o conhecimento gerado auxiliará para uma reintegração mais sustentável dos minesoils ao Bioma Pampa, considerando que implicações na forma de construção e revegetação destes solos fortemente antropizados podem ser propostos. O GRAEM também atua na formação cientistas do solo, mestres e doutores vinculados ao Programa de Pós Graduação em Manejo e Conservação do Solo e da Água – PPG MACSA – da UFPel, comprometidos com pesquisa científica de excelência, adotando rigor científico em seus trabalhos, gerando dados confiáveis baseado em evidências, atuando com transparência, objetividade e ética entre seus pares e a sociedade.

Seja bem-vindo ao GRAEM: ciência aplicada à restauração ambiental dos solos minerados.

Lançamento do site

É com grande satisfação que lançamos oficialmente o site do GRAEM – Grupo de Recuperação de Áreas Degradadas pela Mineração, vinculado à Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Logo oficial do grupo – Since 2025™ Nosso grupo tem como missão desenvolver, integrar e divulgar conhecimentos técnicos e científicos voltados à recuperação de áreas degradadas por atividades …

Leia mais

Language/Idioma