As redes interorganizacionais são definidas como grupos de organizações com interesses comuns, que se unem para a melhoria da competitividade a partir da prática da cooperação. Esse conceito é aplicado a diferentes configurações interorganizacionais, como joint ventures, alianças estratégicas, relações de terceirização e subcontratação, distritos industriais e redes sociais (BRAGA, 2010;CROPPER et al., 2014). Esses novos modelos organizacionais, mais horizontalizados e menos hierarquizados, em formato de redes de relacionamento, são necessários para que todos os agentes envolvidos sejam beneficiados no sentido de conquistarem maior participação no mercado que já atuam e, até mesmo, atingirem novos (FELDHAUS, PEREIRA e MORAIS, 2012). Conforme apresenta Macedo (2009), são exemplos de redes interorganizacionais no setor da produção da carne bovina: Aliança Mercadológica; Montana Premium Beef; Programa Carne Angus Certificada. Como exemplos internacionais de redes interorganizacionais entre agentes da indústria da carne citam-se: Alianza del Pastizal, programa de fomento à pecuária sustentável com atuação no Pampa Gaúcho e áreas do Uruguai, Argentina e Paraguai; Certified Angus Beef (CAB) arranjo que opera como uma divisão da Associação Americana de Angus; Rancher’s Renaissance, aliança formada por criadores de bovinos, confinadores e empresa frigorífica, abrangendo regiões dos Estados Unidos e Canadá; Decatur Beef Alliance organização que direciona sua produção aos programas de marcas existentes que operam junto ao frigorífico Excel, tais como – Angus Beef, Sterling Silver, e Rancher’s Renaissance (SCHROEDER e KOVANDA, 2003).