Redes no agronegócio: Formação, evolução, governança e configurações

As redes interorganizacionais são definidas como grupos de organizações com interesses comuns, que se unem para a melhoria da competitividade a partir da prática da cooperação. Esse conceito é aplicado a diferentes configurações interorganizacionais, como joint ventures, alianças estratégicas, relações de terceirização e subcontratação, distritos industriais e redes sociais (BRAGA, 2010; CROPPER et al., 2014). Esses novos modelos organizacionais, mais horizontalizados e menos hierarquizados, em formato de redes de relacionamento, são necessários para que todos os agentes envolvidos sejam beneficiados no sentido de conquistarem maior participação no mercado que já atuam e, até mesmo, atingirem novos (FELDHAUS, PEREIRA e MORAIS, 2012).

Conforme apresenta Macedo (2009), são exemplos de redes interorganizacionais no setor da produção da carne bovina: ?Aliança Mercadológica de Guarapuava? ? é composta e liderada por produtores de novilhos precoces no município de Guarapuava/PR, comercializa com frigoríficos e redes de varejo no estado do Paraná; ?Montana Premium Beef? ? projeto liderado pelos produtores da raça Montana e o frigorífico Marfrig, comercializa nas redes de supermercados Pão de Açúcar e Bourbon, em todo o país; ?Programa Carne Angus Certificada? ? iniciativa da Associação Brasileira de Angus, ABA, com os frigoríficos Mercosul (RS) e Marfrig (SP), comercializa com as redes de supermercados Zaffari e Pão de Açúcar.

Como exemplos internacionais de redes interorganizacionais entre agentes da indústria da carne citam-se: Alianza del Pastizal, programa de fomento à pecuária sustentável com atuação no Pampa Gaúcho e áreas do Uruguai, Argentina e Paraguai;Certified Angus Beef (CAB) ? arranjo que opera como uma divisão da Associação Americana de Angus; Rancher?s Renaissance, aliança formada por criadores de bovinos, confinadores e empresa frigorífica, abrangendo regiões dos Estados Unidos e Canadá; Decatur Beef Alliance organização que direciona sua produção aos programas de marcas existentes que operam junto ao frigorífico Excel, tais como – Angus Beef, Sterling Silver, e Rancher?s Renaissance (SCHROEDER e KOVANDA, 2003).

Apesar dos exemplos anteriormente expostos, as redes interorganizacionais relativas agronegócio enfrentam barreiras para se consolidarem. Constata-se uma fraca coordenação entre os atores, tendo como conseqüências negativas ? a dificuldade do compartilhamento de informações, resistência à formalização de compromissos, a falta de confiança entre os agentes . Nesse sentido, torna-se importante identificar como estas redes são criadas, quais as barreiras e facilitadores estão presentes na formação e evolução destas redes, quais fatores contribuem para as mudanças e quais os impactos que provocam na rede e como estas redes são governadas e quais configurações assumem, contribuindo assim com a teoria e a prática da estratégia de redes..