No setor agroindustrial a discussão sobre sustentabilidade e a necessidade de inovações acaba por tornar-se bastante evidente, pois por utilizar com muita intensidade os recursos naturais do planeta, sejam eles renováveis ou escassos, e ter um importante papel na economia mundial e na qualidade de vida das pessoas, é impossível olhar esse setor sob uma ótica estritamente econômica. Bocquet-Yven (2006) destaca as preocupações ambientais e a percepção de riscos ligadas à saúde dos consumidores, além das questões relacionadas à produção propriamente dita das cadeias produtivas do setor de alimentos (transporte e gestão de embalagens, desenvolvimento de modelos de agricultura menos poluentes), como justificativas para a preocupação crescente na atividade desse setor. Para a autora, o setor agroalimentar constitui um campo rico para observação da evolução da política ambiental, o papel do conceito de desenvolvimento sustentável e, sobretudo, a evolução disto dentro das cadeias produtivas em colaboração com outros atores.
Na perspectiva de inovação este projeto que analisar os seguintes elementos teóricos associados aos atores que participam do agronegócio:
-Desempenho: Esta categoria agrupa os estudos que se concentram nos resultados e consequências da ecoinovação, quer no desempenho financeiro, na competitividade, no valor de mercado.
-Drivers: Esta categoria abrange todos os artigos que visam encontrar os antecedentes da ecoinovação em diferentes níveis. Estes artigos centram-se principalmente nas motivações subjacentes à adoção, desenvolvimento ou implementação destas inovações.
-Processo: Esta categoria inclui artigos que se concentram no processo de desenvolvimento deste tipo de inovações. Por exemplo, em modelos que conduzem a inovação ecológica ou dos processos de marketing da ecoinovação.
-Tipos: Os artigos são incluídos nesta categoria quando o objetivo do estudo é classificar os diferentes tipos de inovações ou destacar as especificidades de um tipo de ecoinovação: serviços, design de produto, processo, ecoinovação urbana.
-Política: Esta categoria é formada por artigos que se concentram em avaliação de políticas, gestão de transição e como as políticas podem ajudar na difusão de inovações ecológicas.
-Outros: Esta categoria agrupa aqueles artigos cujo foco principal não é qualquer um dos acima mencionados. Em relação a estratégia o foco está na análise de:
– sistemas agroindustriais sustentáveis
-Cadeias de suprimentos verdes e sustentáveis;
-Simbiose agroindustrial;.