Voltar para Sobre

Metodologia

Nosso grupo adotou dois tipos de metodologia conforme a escolha do método para construção de cada diretriz: adaptação ou elaboração.

Independente de cada processo, o passo inicial consiste na definição de questões prioritárias, considerando intervenções e desfechos esperados. Após esse processo, já feita a escolha do comitê organizador (composto pelo pesquisador principal e no mínimo uma bolsista do projeto), partiu-se para a síntese das evidências disponíveis e a sumarização dos resultados, obtendo-se diretrizes disponíveis opta-se pela adaptação e assim inicia-se a avaliação de qualidade da evidência considerando cada desfecho avaliado para cada intervenção. Finalmente, é realizada a avaliação e o julgamento da qualidade da evidência para o suporte da recomendação.

Caso não se obtenham diretrizes ou as existentes não possuam qualidade metodológica satisfatória parte-se para busca de Revisões Sistemáticas as quais darão subsidio para o processo de elaboração, que passa pelo processo similar a adaptação, contudo tem a construção da evidência para embasar a recomendação. Para a elaboração da diretriz, foi utilizada a ferramenta GRADE (Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation) (https://www.gradeworkinggroup.org/). Esta ferramenta oferece a possibilidade de gerar recomendações clínicas baseadas em evidências científicas, considerando o uso de um sistema coordenado, transparente e estruturado para apresentar sumários de evidência, avaliação de qualidade da evidência, elaboração de recomendações e gradação de direção e força destas

A recomendação baseada na melhor evidência científica disponível é o objetivo a ser alcançado em cada diretriz, sendo definida para cada questão prioritária, e submetida ao escrutínio de um painel de especialistas, usando os critérios GRADE. Sendo assim, cada diretriz aborda um tipo de problema, condição frequente nas equipes de saúde bucal da APS.