Sobre

O GODeC (Global Observatory for Dental Care) é uma iniciativa de um grupo de pesquisadores latino-americanos preocupados com a síntese e disseminação do conhecimento em Odontologia. Um dos objetivos principais do GODeC é desenvolver, disseminar e proporcionar acesso gratuito a recomendações baseadas em evidência para promover as melhores decisões de tratamento aos dentistas, por meio de  diretrizes para a prática clínica Odontológica, assim como fornecer informação de qualidade aos pacientes. Nesse contexto, o grupo é constituído por metodologistas, pesquisadores com experiência em diversas áreas, pós graduando e graduandos do curso de odontologia . Uns dos principais eixos de trabalho é o desenvolvimento de diretrizes para a prática clínica odontológica no âmbito da atenção primária em saúde, projeto desenvolvido em colaboração e com financiamento do Ministério da Saúde e ser um ponto de acesso à informações rápidas e precisas sobre tratamentos e manejos odontológicos.

Desenvolvimento de diretrizes

Metodologia

Nosso grupo adotou dois tipos de metodologia conforme a escolha do método para construção de cada diretriz: adaptação ou elaboração. Independente de cada processo, o passo inicial consiste na definição de questões prioritárias, considerando intervenções e desfechos esperados. Após esse processo, já feita a escolha do comitê organizador (composto pelo pesquisador principal e no mínimo …

Equipe

Implementação

Além do desenvolvimento de diretrizes, o grupo GODeC, em parceria com grupos internacionais, como o TRiaDS (TRanslation Research in a Dental Setting, Escócia) e o Centre of Implementation Research (Canadá), está desenvolvendo estratégias para avaliação de barreiras e facilitadores para implementação de recomendações de diretrizes para prática clínica odontológicas no SUS, bem como elaboração e …

Autor Corporativo

The Global Observatory for Dental Care InitiativeFederal University of Pelotas Marina Sousa Azevedo (Researcher)Ândrea Pires Daneris (Undergraduate Student)Morgana Favetti (PhD Candidate)Marília Leão Goettems (Researcher)Yasmim Nobre Gonçalves (Undergraduate Student)Giana da Silveira Lima (Researcher)Tamires Timm Maske (Post-Doctoral Fellow)Thais Mazzetti (Graduate Student)Tatiana Pereira-Cenci (Researcher)Cínthia Studzinski (PhD Candidate)Françoise Hélène van de Sande (Researcher)Helena Silveira Schuch (Post-Doctoral Fellow)Bruna Muhlinberg Vetromilla …