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Golpe do Telemarketing

Golpes de telemarketing são táticas criminosas que visam enganar as vítimas por meio de ligações telefônicas. Esses golpes utilizam diversas estratégias, incluindo a manipulação de informações, para convencer as pessoas a transferir dinheiro ou fornecer dados pessoais. 

Como funciona o golpe

Em alguns casos o golpe começa com uma ligação telefônica que pode parecer legítima. O criminoso se apresenta como funcionário de uma instituição bancária ou empresa de tecnologia e afirma que foi detectada uma “atividade suspeita” na conta da vítima. Nesses casos, é comum inclusive que os golpistas saibam inclusive informações pessoais da vítima, como nome completo, CPF, endereço e até parte dos dados bancários, muitas vezes obtidos de vazamentos de dados anteriores.

Com isso, induzem a vítima a:

  • Informar dados bancários e senhas;
  • Fazer transferências ou Pix “de teste”;
  • Entregar cartões a supostos motoboys enviados pelo banco.

Os criminosos usam essa técnica de manipular as emoções da vítima, criando um senso de urgência e insegurança para que ela entregue seus dados ou permita o acesso ao celular.

O que está sendo feito: ações da Anatel

Diante do aumento de fraudes por telefone, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou novas medidas para impedir o uso indevido de chamadas em golpes. As operadoras de telefonia deverão implementar etapas adicionais de verificação, principalmente no que diz respeito à regularidade dos números usados e à identificação de quem origina a chamada.

Uma das principais determinações é a proibição do uso de múltiplos números aleatórios por um mesmo originador, prática comum em serviços de telemarketing e que dificulta o bloqueio de chamadas fraudulentas pelos usuários. Com isso, espera-se garantir maior transparência, rastreabilidade e segurança nas comunicações telefônicas. A atuação da Anatel é importante pois, ao estabelecer medidas mais rígidas para as operadoras de telefonia, é um passo importante para coibir o uso indevido das redes de telecomunicação. 

Como se proteger

  • Desconfie de ligações não solicitadas, mesmo que pareçam vir de empresas conhecidas;
  • Nunca forneça dados sensíveis por telefone, como número de cartão, senhas ou códigos de verificação;
  • Não instale aplicativos sugeridos por desconhecidos ao telefone;
  • Se receber uma ligação suspeita, desligue e entre em contato diretamente com seu banco pelos canais oficiais;
  • Ative a verificação em duas etapas em todas as suas contas;
  • Denuncie tentativas de golpe no site www.gov.br/seguranca ou diretamente à polícia.

Identificar sinais de tentativa de golpe, evitar o compartilhamento de informações por telefone e buscar canais oficiais das instituições são atitudes que podem ajudar a evitar prejuízos e fortalecer a cultura da segurança digital no país.

Referências:

https://www.gov.br/anatel/pt-br/assuntos/noticias/anatel-determina-medidas-para-combate-a-fraudes-e-golpes-em-ligacoes

https://portal.febraban.org.br/noticia/4137/pt-br/#:~:text=A%20Febraban%20informa%20que%20os,estornos%20de%20transa%C3%A7%C3%B5es%20nestes%20contatos.

https://www.serasa.com.br/premium/blog/golpes-telefonico-conheca-os-3-tipos-mais-comuns

Publicado por em 16/05/2025, na categoria Golpes e Fraudes online.